Semana de dérbi: Beckham, Zlatan, Hollywood, títulos. Isso, e muito mais, no El Tráfico

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Semana de dérbi: Beckham, Zlatan, Hollywood, títulos. Isso, e muito mais, no El Tráfico

Zlatan Ibrahimovic é uma das estrelas que jogou no LA Galaxy
Zlatan Ibrahimovic é uma das estrelas que jogou no LA GalaxyProfimedia
A América do Norte está a vivenciar uma febre de futebol. Lionel Messi, ou melhor, a sua chegada de verão ao Inter Miami, tem uma quota parte de responsabilidade, bem como as grandes exibições que o astro argentino tem feito no início desta primavera americana. No entanto, esta não é a primeira vaga que coloca o "soccer" na luta com outros desportos populares na América.

Por detrás de uma das ondas anteriores está David Beckham, atual proprietário do Inter Miami, que foi atraído pelo Los Angeles Galaxy, em 2007, quando saiu do Real Madrid. O futebol norte-americano da história moderna girou em torno dos Galaxy. É um dos clubes mais bem sucedidos da Major League Soccer (MLS), tanto em termos de resultados como de makerting, algo que, especialmente na América do Norte, talvez esteja ao mesmo nível de importância do que o desempenho desportivo.

No entanto, este clube tradicional - pelo menos de acordo com os padrões norte-americanos - tem subitamente um novo rival ao virar da esquina - o Los Angeles FC. A nova equipa, apesar de estar apenas pelo sexto ano na MLS, é a atual campeã.

Superclássico: o clássico original de Los Angeles

Os Los Angeles Galaxy são uma das dez equipas fundadoras da Major League Soccer (MLS), cuja primeira edição foi disputada em 1996. O nome Galaxy (que significa "Galáxia") simboliza o facto de o clube estar sediado em Los Angeles, a cidade das estrelas de Hollywood.

A MLS tem vindo a alargar gradualmente o número de participantes. A liga é agora designada por "norte-americana" - em 2007, o Toronto FC tornou-se no primeiro clube canadiano na MLS. Atualmente, a competição conta com 29 equipas. Em 2005, outra equipa sediada em Los Angeles juntou-se às fileiras da liga. Tratava-se do Club Deportivo Chivas USA, uma franquia do clube mexicano com o mesmo nome em Guadalajara. Los Angeles foi a sede do primeiro dérbi citadino dos Estados Unidos.

O nome foi inspirado no que acontecia no México, em que o clube-mãe do Chivas defronta o Club América, da capital Cidade do México, num duelo conhecido como El Clásico de Clásicos ("O Clássico dos Clássicos"), no maior jogo do futebol mexicano, curiosamente a ter lugar também este fim de semana. (veja o resto do programa semanal abaixo)

O clássico de Los Angeles (LA) recebeu um nome com um pouco de americano e um pouco de mexicano... o Superclásico. A rivalidade entre os LA Galaxy e o CD Chivas tem por base o princípio da competição local e, naturalmente, na divisão étnica entre americanos e hispânicos, que representam 47% da população de LA e são, por isso, a maior minoria da cidade.

A rivalidade do Superclássico era ainda mais ardente pelo facto de os dois clubes partilharem o mesmo estádio em Carson, um subúrbio no sul de LA (que ainda hoje é a sede do Galaxy). Em 2007, o Chivas USA venceu a Conferência Oeste (a MLS, tal como a NBA, é dividida em Conferências Oeste e Leste), mas tirando isso não obteve grandes sucessos. Mesmo no dérbi, os Galaxy sempre foram significativamente a melhor equipa. O Chivas de Los Angeles acabou por se dissolver em 2014, mas não foi preciso esperar muito tempo para surgir um novo clube.

O atual El Tráfico

Apenas três dias depois do anúncio do fim do Chivas, foi anunciada a criação de uma nova de equipa por parte de um grupo de investiadores: o Los Angeles FC. O novo clube candidatou-se de imediato à adesão à MLS e até começou a construir um novo estádio próprio. O LAFC é propriedade de um grande grupo de empresários de sucesso, executivos (com experiência noutros desportos), antigos atletas e celebridades famosas. Alguns dos nomes mais conhecidos são o do ator e comediante Will Ferrell e a antiga estrela de basquetebol Magic Johnson.

Os últimos jogos entre as equipas
Os últimos jogos entre as equipasFlashscore

O Los Angeles FC juntou-se à Liga na época de 2018, criando um novo dérbi após o Superclásico entre o Galaxy e o Chivas. O nome foi dado em consonância com a história hispânica do dérbi original, combinada com o que é típico em Los Angeles hoje em dia. A metrópole californiana é conhecida pelos terríveis engarrafamentos. Por isso, o novo duelo recebeu o nome El Tráfico (uma combinação entre o nome típico espanhol para o dérbi - El Clásico - e o termo inglês para trânsito - Traffic).

Um ambiente tenso - e ainda nem sequer tinha começado

Estávamos em 2017, o novo clube LAFC estava a construir não só um estádio, um plantel, mas também uma identidade. Uma das formas de visibilidade que o clube escolheu foi a criação de murais em bairros que eram bastiões do Chivas USA e, portanto, onde havia potencial para atrair adeptos. Logo após a arte urnana ter visto a luz do dia, com belos murais com as cores do clube, preto e dourado, e o logótipo do LAFC, houve uma reação talvez inesperadamente maldosa dos adeptos do Galaxy.

Ainda não se tinha disputado um único dérbi e já deixavam claro que viam a nova equipa na cidade como uma espécie de inseto invasor. Desfiguraram o mural que continha a sigla da cidade (LA), pintando com spraas letras "GA" atrás e "XY" à frente. A relação entre os dois emblemas, apesar de um deles ainda estar a aprender a caminhar, foi colocada desde logo num nível de ódio.

A desforra entre estrelas

David Beckham, o famoso médio inglês com uma técnica de remate refinada, foi a primeira estrela verdadeiramente global a aparecer nos Galaxy. Mas o melhor norte-americano de todos os tempos, Landon Donovan, também fez parte da constelação californiana. O internacional norte-americano, que também passou pela Premier League e pela Bundesliga, é o melhor marcador da história da MLS (136 golos). Outros craques que vestiram a camisa do LA Galaxy são Steven Gerrard, Robbie Keane, Giovani dos Santos, Ashley Cole, Javier Hernández, conhecido como Chicharito, e (talvez o mais notável) Zlatan Ibrahimovic.

A direção do LAFC não queria ficar atrás. A primeira conquista, que definitivamente conquistou os adeptos hispânicos do clube anterior, o Chivas USA, foi a contratação de um dos melhores jogadores mexicanos da atualidade, Carlos Vela. Vela fez a formação no Chivas de Guadalajara, no México, e ainda jovem tentou singrar no Arsenal, acabando por se fixar em Espanha. Entre 2011 e 2018, foi um dos principais pilares da Real Sociedad. É a principal estrela do LAFC desde 2018, os primeiros passos do clube. Em termos de tamanho do nome, talvez uma bomba ainda maior tenha sido a transferência de Gareth Bale, do Real Madrid, no verão de 2022.

O famoso galês fechou a época de 2023, mas decidiu terminar a carreira profissional após o Campeonato do Mundo no Catar, em janeiro de 2023. No verão de 2022, os Falcões, como são apelidados os futebolistas dos LAFC, foram buscar para o seu ninho o defesa italianoa Giorgio Chiellini. Ao contrário de Bale, Chiellini continua a envergar a camisola preta e dourada aos 39 anos.

No entanto, o principal prato do "Clash of the Stars" foi e continuará a ser o duelo entre Zlatan e Carlos Vela. As duas principais figuras dos primeiros embates do El Tráfico.

O dérbi dos golos - uma publicidade ao futebol

Em março de 2018, deu-se início a uma nova era! Logo no arranque do campeonato chegou o primeiro clássico de Los Angeles entre os tradicionais Galaxy e os novos LAFC. Após três jogos, os Galaxy tinham um registo de 1 vitória, 1 empate e 1 derrota. Já os atletas do LAFC começaram da melhor forma, com dois triunfos em duas partidas.

Mais de 27.000 espetadores marcaram presença no estádio dos Galaxy, em Carson. Não foi preciso esperar muito pelo primeiro golo do El Tráfico - Carlos Vela colocou os recém-chegados LAFC em vantagem aos 5 minutos. Aumentou a vantagem e, logo a seguir ao intervalo, os Falcões já tinham uma vantagem de três golos. Tudo indicava que os recém-chegados à Liga iam dominar o primeiro clássico. No entanto, o 1-3 aos 61 minutos deu esperanças para o que viria acontecer a seguir. Aos 71 minutos, Zlatan Ibrahimovic saltou do banco para se estrear MLS e fazer com que as coisas acontessem. Acredite-se ou não, o resultado final foi de 4-3 para os Galaxy. Vale mesmo a pena ver os melhores momentos deste jogo, especialmente o golo do empate, tipicamente ao estilo de Zlatan.

De regresso ao presente, vale a pena mencionar que a quantidade de golos nesse primeiro jogo não foi exceção. Nos 20 clássicos disputados, a média de golos é de 4,25! Mas, infelizmente, os dérbis não trazem apenas a alegria dos golos golos, mas também muitos problemas. Como já foi referido, há muitos motivos de tensão entre as duas fações.

Por exemplo, no segundo duelo, o primeiro no novo estádio do LAFC (a equipa, aliás, partilha-o com o Angel City FC, um clube de futebol feminino que também pertence a um grupo de investidores de renome, liderado pela atriz Natalie Portman), trouxe um incidente desagradável. Durante o jogo, que terminou amigavelmente em 2-2, começou uma rixa nas bancadas. Seis adeptos foram detidos.

Los Angeles, o endereço mais amigável do futebol nos EUA

Mas o clássico de Los Angeles não é (felizmente) apenas uma disputa entre grupos de adeptos. Os Galaxy são pentacampeões da MLS (a MLS Cup é atribuída ao vencedor dos playoffs), ganharam quatro Supporter's Shields (troféu para o vencedor da época regular) e até já venceram uma vez a CONCACAF Champions Cup - a Liga dos Campeões da América do Norte e Central, em que as equipas mexicanas têm sido historicamente as melhores)

Até o LAFC conseguiu alcançar grande sucesso nos cinco anos de história. Venceu a temporada regular em 2019 e na época passada, juntando a esse troféu o de campeão da MLS com a vitória nos play-offs. Um reviravolta incrível na final da Taça MLS que envolveu Gareh Bale, naquele que acabou por ser o último jogo da sua carreira.

Para além do sucesso das equipas, Los Angeles conta ainda com grandes desempenhos individuais em ambos os clubes. Em 2019, por exemplo, Carlos Vela foi o melhor marcador da competição com 34 golos (Zlatan foi o segundo com 30). Vela ganhou também o prémio de Jogador Mais Valioso desta época. O prémio tem o nome da lenda do clube rival, Landon Donovan.

O maior clássico do futebol norte-americano

O dérbi de Los Angeles é uma batalha de dois pesos pesados nos EUA, sendo o maior dérbi do futebol norte-americano. Juntamente com a disputa entre as equipas de Nova Iorque - os Red Bulls e o City (também disputada este fim de semana) - é o único dérbi puramente urbano dos Estados Unidos. Apesar da sua curta história, El Tráfico é um derby cheio de golos, estrelas, estádios esgotados, mas também de controvérsia e ódio mútuo.

Para ver como será o histórico 21.º El Tráfico, acompanhe o Flashscore. A última vez que os Galaxy ganharam foi, no entanto, na melhor época do LAFC. 

Dérbies da próxima semana

Sexta-feira, 15 de setembro

Alemanha - 2. Bundesliga

1. FC Nuremberga - SV Fürth

Frankenderby (Dérbi da Francónia)

O Nuremberga e o Fürth são dois clubes tradicionais da Baviera, mais concretamente da Francónia. É a este território histórico a que se deve o nome da rivalidade entre os dois emblemas. Não se trata de um dérbi citadino, mas também não é um típico dérbi regional. De facto, Fürth fez parte de Nuremberga até 1922. Hoje em dia, as duas cidades são homogéneas, com os centros de Nuremberga e Fürth a apenas 7 km de distância. Os dois clubes defrontaram-se ao longo da história e, além disso, têm desempenhos semelhantes ao longo desse tempo, até porque partilham frequentemente a mesma competição. Isso faz com que o Frankenderby seja um dos jogos mais disputados de todo o futebol alemão. A primeira vez que se realizou foi em 1904 e, desde então, já foi disputado 270 vezes.

Dinamarca - Superligaen

Viborg FF - FC Midtjylland

Slaget om Midtjylland (Batalha de Midtjylland)

A rivalidade entre os clubes dinamarqueses Viborg e Midtjylland só surgiu recentemente, após a fundação do FC Midtjylland, em 1999. O Midtjylland está sediado na cidade de Herning, a 45 km de Viborg. Ambas as cidades situam-se na região da Jutlândia Central (Midtjylland em dinamarquês). Viborg é a maior cidade e o centro administrativo da região. O nome do clube "FC Midtjylland", da pequena Hering, é, por isso, um espinho na garganta dos adeptos da equipa tradicional da cidade do condado. Além disso, o FC Midtjylland é um clube muito bem sucedido, mais gdo que o Viborg.

Polónia - Ekstraklasa

Górnik Zabrze - Ruch Chorzów

Wielkie derby Slaska (dérbi da Alta Silésia)

As cidades de Zabrze e Chorzów, na Alta Silésia, fazem parte de uma enorme conurbação em torno da cidade de Katowice, que tem mais de dois milhões de habitantes. Estão separadas por apenas 15 km. Ambas albergam grandes clubes - o Górnik, em Zabrze, e o Ruch, em Chorzów. O Górnik e o Ruch ganharam 14 títulos polacos cada um. O único clube polaco que tem mais é o Legia de Varsóvia (15 títulos). Nenhum dos rivais do dérbi da Alta Silésia começou a temporada da melhor forma. Ambos têm apenas 6 pontos após 7 jornadas.

Sábado, 16 de setembro

EUA - Liga Principal de Futebol

New York City FC - New York Red Bulls

Derby do Rio Hudson (Dérbi do Rio Hudson)

Os New York Red Bulls são uma das equipas que disputaram a primeira edição da Major League Soccer, em 1996. Nessa altura, porém, o clube chamava-se New York/New Jersey MetroStars. A equipa é conhecida como Red Bulls desde 2005. Em 2013, foi anunciada a formação de um novo clube na cidade. Imediatamente, formou-se uma rivalidade. Os Red Bulls estão sediados em Nova Jérsia, e o City no Bronx, do outro lado do rio Hudson, em Nova Iorque. O New York City disputa os seus jogos no Yankee Stadium, um estádio originalmente concebido apenas para o basebol.

Eslovénia - Primeira Liga

NK Olimpija Ljubljana - NK Maribor

Derby Večni (Dérbi eterno)

A maior rivalidade do futebol esloveno é entre os clubes das duas maiores cidades - Maribor e a capital Liubliana. A rivalidade remonta à década de 1960, quando ambos os clubes jogavam na Segunda Liga Jugoslava. O primeiro jogo oficial entre os dois clubes foi disputado em 1962, no Estádio Bežigrad, em Liubliana. Em 2005, o Olimpija encerrou atividades devido a problemas financeiros. Foi sucedido por um novo clube, o NK Bežigrad, mais tarde rebatizado NK Olimpija Ljubljana. No entanto, teve de começar do zero. A rivalidade entre os tradicionais rivais eslovenos foi reavivada em 2009, quando o Olimpija conseguiu regressar à primeira divisão. Desde então, o Olimpija venceu a Primeira Liga eslovena por três vezes e é o atual campeão. O NK Maribor é, de longe, o clube mais bem sucedido da Eslovénia, com 16 títulos.

Itália - Série A

Inter de Milão - AC Milan

Derby della Madonnina

Um dos dérbis mais importantes do mundo entre grandes clubes que partilham um estádio emblemático. Quando o AC Milan joga lá, chama-se San Siro. Quando a equipa da casa é o Inter, por outro lado, é o Stadio Giuseppe Meazza. O dérbi entre o AC e o Inter já se disputou mais de 300 vezes. O dérbi de Milão é também conhecido por Derby della Madonnina, em homenagem a um dos marcos mais famosos da cidade de Milão, a estátua da Virgem Maria no topo do Duomo Quadrille, que é chamada a "Pequena Madonna" (Madonnina em italiano). Os últimos quatro encontros foram ganhos pelo Inter.

Inglaterra - Campeonato (2ª Liga)

Cardiff City - Swansea City

South Wales Derby (Dérbi do Sul de Gales)

O dérbi entre o Cardiff City e o Swansea City é conhecido como o Dérbi do Sul do País de Gales. No entanto, como são claramente os dois clubes mais fortes de todo o país, o duelo poderia ser referido como a Batalha do País de Gales. Para além do Cardiff e do Swansea, três outros clubes galeses fazem parte da pirâmide da Liga inglesa: o Newport County, o Wrexham e o Merthyr Town. Estes clubes aderiram às competições do futebol inglês no passado simplesmente porque queriam jogar numa competição melhor. Infelizmente, o dérbi entre o Cardiff e o Swansea é famoso pelos frequentes confrontos entre as fações de hooligans dos dois clubes. O Cardiff vai tentar quebrar uma série de derrotas pouco lisonjeiras contra o arquirrival, visto que o Swansea vem de uma série de quatro vitórias consecutivas. 

Brasil - Série A

Vasco da Gama - Fluminense

Clássico dos gigantes

O Vasco da Gama e o Fluminense são dois grandes clubes da gigantesca cidade do Rio de Janeiro, no enorme gigante do futebol, o Brasil. O Vasco da Gama é a segunda equipa menos popular do Rio (o Flamengo é a mais popular), de acordo com uma sondagem realizada. O Clássico dos Gigantes representa uma batalha de classes sociais. A classe média-alta mais abastada prefere o Fluminense, enquanto o Vasco da Gama pertence à classe trabalhadora. O Vasco da Gama tem até quatro vezes mais adeptos do que o rival Fluminense. Os rivais da cidade são o oposto em termos de forma atual. O Vasco da Gama está atualmente em 18.º lugar da tabela (de 20 equipas) e luta pela permanência, enquanto o Fluminense está em 5.º lugar e a três pontos do 2.º lugar.

Noruega - Eliteserien

FK Haugesund - Viking FK

Rogalandsderby (Derby de Rogaland)

A rivalidade entre o Viking FK e o FK Haugesund é um dérbi relativamente recente. O Haugesund foi formado pela fusão de dois clubes em 1993. A sua primeira participação na principal competição norueguesa ocorreu apenas em 2010. O Viking, por sua vez, é um clube tradicional da Noruega. Os futebolistas e adeptos do Viking, de Stavanger, consideram o SK Brann, de Bergen, ou o Bryne FK como maiores rivais. Stavanger é o centro regional de Rogaland, onde também se situa Haugesund. Por conseguinte, o dérbi de Rogaland é prestigiante para o novo clube, e começa a sê-lo também para o Viking, uma vez que o vizinho mais pequeno terminou um lugar acima na época passada (10.º Haugesund, 11.º Viking). Na época atual, porém, o Viking acompanha o Bodo/Glimt no topo da tabela e a luta pelo título. O Haugesund está agora em 12.º lugar. Os pontos no dérbi serão ainda mais valiosos.

Domingo, 17 de setembro

México - Liga MX

Club América - CD Guadalajara

El clásico de clásicos (O clássico dos clássicos)

Duas grandes cidades, dois grandes clubes, duas abordagens diferentes: o Clássico dos Clássicos entre o Club América, da capital mexicana Cidade do México, e o CD Guadalajara, da segunda maior cidade do país, é a maior rivalidade do futebol mexicano e uma das mais fortes do mundo. O Club América conquistou 13 títulos nacionais e o Chivas, como é apelidado o emblema de Guadalajara, está logo atrás do arquirrival, com 12 conquistas. São os dois clubes com maior número de adeptos, espalhados não só por todo o México, mas também em grande número nos Estados Unidos, onde os mexicanos são uma grande minoria (37 milhões de mexicanos vivem nos EUA, de acordo com o último censo, o que representa 60% da população hispânica dos EUA). O Club América é conhecido por atrair os melhores jogadores de todo o país e contrata frequentemente estrangeiros de qualidade. O CD Guadalajara, por seu lado, é um clube de tradição mexicana, com uma forte preferência pelos jogadores locais da região de Jalisco.

Grécia - Superliga

AEK Atenas - Olympiakos Piraeus

Dérbi de Atenas

Atenas, a capital da Grécia, é a sede dos chamados Três Grandes, os três clubes mais bem-sucedidos do futebol grego. São eles o Olympiakos(47 títulos), o Panathinaikos (20) e o AEK (13, atual campeão). Este fim de semana, está agendado o dérbi entre o Olympiakos e o AEK. No entanto, o maior rival de ambas as equipas é o Panathinaikos, que tem a sua sede na zona da cidade mais próxima das outras duas equipas de Atenas.

Grécia - Superliga

PAOK Salónica - Aris Salónica

Dérbi de Salónica

Logo atrás dos três grandes da Grécia, em Atenas, estão dois grandes clubes da segunda maior cidade do país: o PAOK e o Aris de Salónica. Os dois emblemas de Salónica têm três troféus de campeão na vitrina e terminaram em 4.º (PAOK) e 5.º (Aris) lugar, atrás das equipas de Atenas, na época passada.

Países Baixos - Eredivisie

PEC Zwolle - Go Ahead Eagles

IJsselderby (Dérbi do Rio IJssel)

Mais um dérbi na província neerlandesa de Overijsselse, onde se encontram quatro dos 18 participantes da Eredivisie. O Twente (com sede na capital da província, Enschede), o Zwolle, o Heracles Almelo e o Go Ahead Eagles, da cidade de Deventer. O dérbi entre o PEC Zwolle e o Go Ahead Eagles é designado Dérbi do Rio Ussel. Zwolle e Deventer ficam a cerca de 15 quilómetros de distância desse rio.

Polónia - Ekstraklasa

Warta Poznan - Lech Poznan

Derby Poznania (Derby de Poznan)

O dérbi de Poznan é um duelo entre David e Golias. O campeão polaco de 2021/22, o Lech, é há muito um dos melhores clubes polacos, enquanto o Warta regressou à primeira liga em 2020, após 25 longos anos. Ao fazê-lo, os papéis dos dois clubes de Poznan inverteram-se no passado. O Warta obteve sucesso sobretudo na era pré-guerra. No entanto, após a tomada do poder pelos comunistas em 1948, o Lech, o clube dos ferroviários da cidade (a abreviatura KKS no nome do clube significa "Clube dos Caminhos de Ferro" - Kolejowy Klub Sportowy), foi fortemente favorecido. Desde o regresso à Ekstraklasa, o Warta ainda não conquistou qualquer ponto contra o grande rival citadino.

República Checa - Fortuna Liga

FK Jablonec - FC Slovan Liberec

O dérbi de Podještěd

O confronto entre dois clubes de cidades vizinhas no norte da Boémia - Liberec e Jablonec - tem o nome do Monte Ještěd, que conta com um hotel icónico e um tranmissor no topo do mesmo. O monte ergue-se sobre as duas cidades. Ambos os estádios têm uma boa vista para ele. O Slovan Liberec tem a montanha no seu emblema. No passado, o dérbi de Podještěd costumava ser um duelo entre equipas do topo da tabela, mas nos últimos anos, nenhuma das equipas tem tido muito sucesso. Apesar disso, ou talvez por causa disso, o dérbi continua a ser muito importante para os dois clubes e para as duas cidades.

Segunda-feira, 18 de setembro

Irlanda do Norte - NIFL Premiership

Crusaders FC - Cliftonville FC

North Belfast derby (Dérbi do Norte de Belfast)

O dérbi de norte de Belfast é um confronto entre o Cliftonville e o Crusaders. Para além destes dois clubes, a capital da Irlanda do Norte alberga dois outros clubes de sucesso: o Linfield e o Glentoran. Durante a maior parte da sua história, a rivalidade entre o Cliftonville e o Crusaders baseou-se simplesmente na proximidade geográfica dos dois clubes. No entanto, as tensões entre os dois campos aumentaram significativamente durante o período de conflito na Irlanda do Norte, conhecido como Troubles. Começou na década de 1960 e só terminou em 1998 (embora ainda ocorram incidentes isolados de violência entre as partes em conflito).

Tratou-se de uma disputa étnica, política e religiosa, em que, por um lado, os Unionistas, predominantemente protestantes britânicos, queriam manter a Irlanda do Norte como parte do Reino Unido e, por outro, os Nacionalistas Irlandeses, maioritariamente católicos e que se consideram irlandeses. A sua ambição é que a Irlanda do Norte se separe do Reino Unido e se funda numa Irlanda unida. Durante os anos de conflito, os Crusaders e os seus adeptos surgiram como apoiantes do movimento unionista, ao passo que o Cliftonville, por outro lado, se inclinou para a secção nacionalista da população irlandesa.