Mais

FlashFocus: Nino Marcelli, a jovem estrela eslovaca que interessa ao AC Milan

Marcelli em destaque no Slovan Bratislava
Marcelli em destaque no Slovan BratislavaTASR - Martin Baumann
É apontado como o maior talento eslovaco e o jogador que poderá fazer a transferência mais cara da liga eslovaca para um país estrangeiro. O inteligente extremo Nino Marcelli (19 anos) é um produto muito procurado no mercado de transferências, mas o Slovan Bratislava não quer desfazer-se dele sem mais nem menos.

Marcelli é natural de Bratislava e entrou para a academia do Slovan aos nove anos de idade. O seu talento atraiu imediatamente a atenção dos treinadores. Jogou com os seniores e, ainda adolescente, a AS Roma convidou-o para um teste. No entanto, teve de perder quase duas épocas devido a uma lesão. Foram os problemas físicos que o mantiveram afastado durante muito tempo.

No entanto, na capital eslovaca, sabiam das suas capacidades, mas tinham de o trabalhar de forma responsável. Marcelli ganhou a massa muscular necessária e a sua qualidade individual começou a revelar-se cada vez mais. O jogador pôs fim aos rumores daqueles que diziam que o Slovan não sabe desenvolver jovens jogadores e apenas os compra.

O treinador do Slovan, Vladimír Weiss, deu-lhe uma oportunidade no campo de treinos de verão, antes do início da época 2023/24. Até então, fazia parte da equipa B da segunda divisão. Quando chegou à equipa principal, impressionou imediatamente, de tal forma que foi titular na primeira jornada do campeonato. Além disso, conquistou também um lugar na Liga dos Campeões.

Nino jogou pela primeira vez no play-off da Liga Europa contra o Aris e marcou o golo da vitória do Strelc. Alguns dias antes, contra o Skalice, fez a sua primeira aparição pelo Slovan. Já era um membro válido da equipa principal durante a fase de grupos da Liga Europa.

Transferência para o Milan não deu certo

Tinha apenas 18 anos quando, nas últimas jornadas, tentou conquistar o título de melhor marcador do campeonato. No final, ficou apenas a três golos do seu companheiro de equipa Tigran Barseghjan. Marcelli marcou uma dúzia de golos e fez duas assistências. Toda a Europa estava a ouvir falar de uma futura estrela.

O AC Milan estava muito interessado em comprá-lo. O diretor-geral do Slovan, Ivan Kmotrík, admitiu-o numa entrevista à Sportnet, mas acrescentou que os clubes não tinham chegado a acordo sobre o valor da transferência. O preço de Marcelli passou de 100 000 euros para os atuais 4 milhões de euros em ano e meio, o que faz dele o jogador mais valioso do campeonato regular.

O Slovan está consciente do talento que têm no seu plantel e não querem deixá-lo sair "por uma ninharia". O sonho da direção é atacar a barreira dos 10 milhões, o que o tornaria claramente o jogador mais caro da primeira divisão eslovaca, já que o recorde é atualmente detido por Andraž Šporar (comprado ao Slovan pelo Sporting de Lisboa por seis milhões).

De momento, parece ser uma soma tão elevada que está fora de questão. Por outro lado, mostrou toda a sua genialidade no jogo da fase principal da Liga dos Campeões contra o AC Milan. A perder por 1-3, saiu do banco e desferiu um remate fantástico ao ângulo superior que ainda hoje deixa Maignan perplexo.

Weiss tem vindo a dar-lhe cada vez mais tempo de jogo

O treinador Weiss recordou muitas vezes que quer trabalhar em termos concetuais com Marcelli, e é por isso que, por vezes, este se senta no banco. "É um grande talento do futebol eslovaco. Se estivesse a um grande nível, talvez já não estivesse no Slovan. Tem de se manter assim, ser saudável e evoluir. Tem grandes hipóteses de se tornar um grande futebolista. Ele tem talento", disse.

Jogou 993 minutos dos 1620 possíveis durante a parte de outono da época 2024/25 da Nike Liga. Participou em todos os jogos da fase principal da Liga dos Campeões, mas apenas uma vez como titular. No entanto, está gradualmente a fazer jus ao que Weiss disse sobre ele há um ano.

"Ele é dinâmico, os adeptos têm algo a esperar dele. Ele pode ser a estrela do Slovan. Acho que ele vai ficar aqui por muito tempo e as pessoas vão gostar dele, porque elas vêm para ver jogadores assim", profetizou o experiente piloto.

O futuro da seleção eslovaca

O técnico da seleção eslovaca, Francesco Calzona, também está de olho na evolução de Marcelli. "Ele tem um físico muito bom, não tem medo de jogar no um para um. Precisa de continuidade, de jogar regularmente. Se continuar assim, as portas abrir-se-ão para ele. É um daqueles que pode ser um grande trunfo para o futuro", afirma.

O jovem poderia ter feito a sua estreia pela seleção durante o encontro de novembro, mas não recebeu convite para os jogos da Liga das Nações porque a seleção sub-21 está em plena preparação para o Campeonato Europeu do ano que vem, em casa.

Os números de Nino Marcelli
Os números de Nino MarcelliFlashscore

Este torneio em particular poderá ser uma grande ajuda para Marcelli e para os seus outros colegas de equipa que procuram uma transferência para o estrangeiro. Os jogos serão assistidos por representantes de praticamente todos os clubes das principais competições do Velho Continente. É de se esperar que o nome de Nino Marcelli seja cada vez mais mencionado além das fronteiras eslovacas.