Mais

A 4.ª jornada na Fantasy Premier League: Movimentos a fazer para esta semana

A quarta semana de competição está a chegar
A quarta semana de competição está a chegarFlashscore
Perdoem-me, mas tenho de começar por um elogio a mim próprio Quem é que vos recomendou a compra de Raheem Sterling antes da última ronda? Se alguém decidiu fazer essa jogada depois de ler o meu último artigo, então parabéns pelos 19 pontos marcados e obrigado pela vossa confiança.

Comecemos, talvez, com um relatório sobre o fim de semana anterior. Fá-lo-ei com particular prazer, uma vez que o já mencionado Sterling (7.2) marcou uns impressionantes 19 pontos, a melhor pontuação individual na FPL esta época, pelo que os ganhos foram palpáveis. O altamente recomendado Destiny Udogie (4,6) também teve um bom resultado, com uma assistência que se juntou à sua folha de serviço.

A situação é diferente com os jogadores que vos disse para manterem no plantel e mostrarem paciência. Marcus Rashford (9,0) fez duas assistências, mas João Pedro (5,5) e Gabriel (4,8) voltaram a ficar no banco. Bem, é impossível estar certo sobre tudo.

Então, vamos dar uma olhada no panorama da Fantasy Premier League antes da quarta jornada. Como sempre, vamos começar pelo capitão.

Quem deve ser o capitão?

Não há dúvida de que Erling Haaland (14,0) dececionou na última partida contra o Sheffield United. Marcou um golo, mas, antes disso, falhou um penálti, o que o fez perder pontos, e acabou por marcar apenas quatro. No entanto, se alguém quiser mudar de capitão e tirar a braçadeira ao norueguês, não tenho boas notícias, pois não há outros candidatos óbvios.

Vejamos o calendário da quarta jornada. Temos Brighton x Newcastle, Liverpool x Aston Villa e Arsenal x Manchester United. São seis equipas fortes que jogam entre si, pelo que não faz sentido escolher um capitão entre os jogadores destas equipas. Em vez disso, o Manchester City joga em casa contra o Fulham, que está a desperdiçar muitas oportunidades esta época.

Poder-se-ia dar a braçadeira a jogadores do Chelsea ou do Tottenham, mas vou deixar Haaland nesse papel e é isso que recomendo a todos os que estão a ler.

O que está a acontecer no mercado?

Penso que posso considerar-me um especialista em movimentos do mercado de transferências porque, no início da terceira ronda, tinha no meu plantel os quatro jogadores mais vendidos do momento. Por isso, se estiverem a ir mal no início da época, pensem em mim e talvez a vossa disposição melhore.

Já me tinha livrado do lesionado Luke Shaw na sexta-feira à noite, mas ainda tenho Rashford, Gabriel e Pedro no meu plantel. Não me surpreende que esteja entre os muitos jogadores que os estão a vender em massa.

Agora vou apenas defender o jogador do Manchester United, que marcou sete pontos no confronto com o Nottingham Forest. Simplesmente acredito que um futebolista desta classe irá subir de nível mais cedo ou mais tarde e tenciono manter um lugar para ele no meu plantel.

Pedro e Gabriel são obviamente vendáveis. Mantenho-os, por enquanto, porque não quero perder pontos e, por isso, tenho a ilusão de que, de repente, ambos serão titulares nas suas respetivas equipas. No entanto, esta é uma falsa esperança e, se estiver confortável com o seu plantel, livre-se de qualquer um dos brasileiros, pois é pouco provável que tenham um bom início de época.

Se, por outro lado, não tiver nenhum dos nomes acima referidos no seu plantel, então pense duas vezes antes de guardar as suas transferências livres para a próxima ronda. Tenha em conta que estamos perante uma pausa internacional, em que os jogadores se lesionam com frequência. Duas transferências gratuitas no banco para utilizar em caso de tal ocorrência é uma situação muito confortável.

Surpresas londrinas

O Chelsea e o Tottenham surpreenderam no início da época de uma forma positiva. Ambas as equipas têm plantéis novos, sob o comando de novos treinadores, mas essas mudanças tiveram um impacto positivo nas duas equipas. Os seus jogadores estão entre as melhores compras antes da quarta jornada, por isso vamos analisar estas duas equipas antes de passarmos à secção que recomenda nomes específicos.

Vejamos a lista dos jogadores do Chelsea mais adquiridos no jogo: Ben Chilwell (5,8) - 33,5 por cento, Nicolas Jackson (7,1) - 21,6 por cento, Raheem Sterling - 14,8 por cento, Malo Gusto - 10,9 por cento. No Tottenham, a situação é a seguinte: James Maddison - 21,1 por cento, Destiny Udogie - 10,2 por cento, Cristian Romero - 9 por cento.

Além disso, Sterling foi contratado por até um milhão de pessoas desde o início da terceira jornada. Qualquer jogador de FPL que se preze está de olho nos jogadores destas duas equipas e, de facto, no topo da tabela, seria difícil encontrar um plantel sem qualquer um dos nomes mencionados acima.

Isso, claro, é um sinal para que dê uma olhada neles e talvez aposte nesta lista a partir da quarta jornada. O Chelsea e o Tottenham têm jogos que podem ser ganhos este fim de semana, e os seus calendários para as próximas semanas também parecem promissores.

Quem comprar

Como já referi, se tiver um plantel sólido ou se tiver jogado um wild card rápido, vale a pena poupar uma transferência agora e ter duas livres depois da pausa. No entanto, a maioria dos jogadores provavelmente não se encontra nessa situação, pelo que aqui fica uma lista de jogadores que recomendo que compre, em conjunto com os meus colegas editores checos.

Matty Cash (4.6) - Ao internacional polaco tem faltado consistência nos últimos meses, mas depois de dois golos contra o Burnley e um golo nas eliminatórias da Liga Conferência, parece ter encontrado a sua forma. Ele joga ofensivamente, é barato e tem um calendário relativamente fácil até dezembro. É certo que a seguir vai jogar pelo Liverpool, mas vale a pena dar uma olhadela.

James Maddison (7.7) - É o único dos jogadores ofensivos do Tottenham em boa forma e é provavelmente o que está mais perto de participar em mais golos. O inglês tem um lugar seguro na equipa do Totteham sob o comando do seu novo treinador e, com um bom calendário nas próximas semanas, é um candidato à formação de todos os jogadores da FPL.

Jarrod Bowen (7.1) - Uma opção para quem gosta de trilhar os seus próprios caminhos, indo contra as tendências atuais. Bowen tem um lugar seguro no plantel do West Ham e, se a sua equipa continuar a marcar golos, ele estará envolvido neles. É uma escolha arriscada, uma vez que tem pela frente o Liverpool e o Man City, mas que pode dar frutos.

Radim Horak (um dos melhores jogadores na FPL)

James Maddison (7.7) - A quarta semana de jogo é dominada pela procura de um médio adequado. Há muitas opções por aí e não muitas disponíveis. Entre as melhores está James Maddison. O Tottenham de Ange Postecoglou está no topo da tabela, joga um futebol ofensivo e quase todos os ataques do Tottenham passam pelo inglês. O calendário favorece esta compra, uma vez que vão jogar contra o Burnley e o Sheffield United, dois candidatos à despromoção, nas próximas jornadas.

Raheem Sterling (7.2) - As atenções dos jogadores da FPL têm-se centrado na defesa e no ataque do Chelsea, pois é aí que jogam Gusto, Chilwell ou Jackson, mas o médio parece estar de volta ao seu melhor, depois de boas exibições nos dois primeiros jogos, com dois golos e uma assistência contra o Luton. A questão é saber até que ponto isso se deveu a um adversário fraco, mas parece que não deve ser um caso isolado para ele, e o calendário do Chelsea nas próximas jornadas é um dos mais fáceis da Premier League.

Phil Foden (7,6) - Esteve fora na semana anterior, o que significou que começou o jogo contra o Sheffield United no banco, mas assim que entrou em campo só precisou de alguns minutos para fazer uma assistência. Devido à sua lesão, Foden não foi um dos jogadores mais populares esta semana, mas o meu conselho é que não se deixem enganar por isso e, na verdade, tomem-no como uma vantagem. Ele deverá estar de volta à equipa titular este fim de semana e o Fulham deverá representar uma pequena ameaça para o Manchester City.

Leia todos os artigos sobre a Fantasy Premier League