Mais

Ainda se lembra da última equipa do Arsenal que venceu a Premier League?

Thierry Henry e Robert Pires foram duas das estrelas da última vez que o Arsenal venceu a Premier League
Thierry Henry e Robert Pires foram duas das estrelas da última vez que o Arsenal venceu a Premier LeagueCLIVE MASON/GETTY IMAGES EUROPE/Getty Images via AFP
O Arsenal está prestes a perder novamente o título da Premier League, mas quando foi a última vez que ganhou o título da liga?

O Arsenal tem estado a competir no topo da tabela da Premier League nas últimas épocas sob a direção de Mikel Arteta. Foi vice-campeão em 2022/23 e 2023/24 com o Manchester City e deverá ficar novamente em segundo lugar na época 2024/25, mas desta vez atrás do Liverpool. Com os Gunners a ficarem de novo de fora, coloca-se a questão de saber quando voltarão a ganhar a época.

A última vez que o Arsenal venceu a Premier League

A última vez que o Arsenal venceu a Premier League foi há mais de 20 anos, na época 2003/04, sob o comando de Arsène Wenger. Esta época será recordada não só por ter sido a época dos "Invencíveis", em que o Arsenal passou toda a época invicto.

Na época 2002/03, o Arsenal terminou em segundo lugar, atrás do Manchester United. Esteve à frente dos seus rivais do noroeste durante a maior parte da época, mas o United conseguiu ultrapassar a diferença nos últimos 10 jogos da época.

O plantel sofreu lesões na parte final da época, o que resultou em fracos desempenhos. O Arsenal perdeu com o Leeds United a 4 de maio de 2003, cedendo matematicamente o título ao Manchester United. Esta seria a última vez que o Arsenal perderia no campeonato durante mais de um ano.

No total, na época 2003/04, a equipa de Wenger venceu 26 dos 38 jogos, empatou os outros 12 e, no total, ficou 49 jogos sem perder, um recorde que se estendeu por três épocas.

O Arsenal tornou-se o segundo clube a terminar uma época invicto na primeira divisão, depois de o Preston North End ter feito o mesmo em 1888/89, mas quando havia apenas 22 jogos. A série de 49 jogos de invencibilidade do Arsenal foi finalmente interrompida na época 2004/05 pelo Manchester United, em outubro.

Entre os principais jogadores do Arsenal nessa época contam-se Thierry Henry, Dennis Bergkamp, Robert Pires, Ashley Cole, Freddie Ljungberg, Patrick Vieira, Gilberto Silva, Kolo Touré, Lauren e Jens Lehmann.

O último troféu

Embora o Arsenal não ganhe a Premier League desde 2004, tem conquistado troféus desde então, embora todos numa única competição. Mais recentemente, o Arsenal venceu a Taça de Inglaterra de 2020. O Arsenal chegou à final da Taça de Inglaterra, vencendo o Leeds United, o Bournemouth, o Portsmouth, o Sheffield United e o Manchester City.

O adversário na final da Taça de Inglaterra de 2019/20 foi o Chelsea, que tinha derrotado exatamente no mesmo jogo na época de 2016/17. A final foi adiada devido à pandemia de COVID-19. Isto significou que foi disputada a 1 de agosto de 2020, em vez do local inicialmente previsto para 23 de maio de 2020

O Chelsea começou bem a final reagendada e fez 1-0 aos 5 minutos, graças a Christian Pulisic.

O Arsenal, no entanto, recuperou e acabou por vencer o jogo por 2-1, graças a dois golos de Pierre-Emerick Aubameyang, o primeiro dos quais de pénalti.

Este é o único troféu conquistado por Mikel Arteta enquanto o Arsenal esteve sob a sua tutela. Tecnicamente, o Arsenal conquistou um troféu mais recentemente, ao vencer o Community Shield em 2023. No entanto, o Community Shield é uma supertaça e serve para abrir a época da Premier League, em vez de ser um troféu normalmente reconhecido.

E na Europa?

Apesar de ter conquistado muitos troféus ao longo da sua história, o Arsenal nunca ganhou a Liga dos Campeões, nem na sua versão atual nem nas anteriores.

A Liga dos Campeões, na sua forma atual, existe desde 1992, depois de ter sido introduzida como Taça dos Campeões Europeus em 1995. O Arsenal participou em duas Taças dos Campeões Europeus - 1971/72 e 1991/92 - e em 21 edições da Liga dos Campeões.

O melhor que o Arsenal conseguiu na Liga dos Campeões foi chegar à final, o que aconteceu na época 2005/06, a última época que o clube jogou no seu antigo estádio, Highbury. Na final, os Gunners perderam por 2-1 com o Barcelona, depois de terem estado a ganhar, apesar de estarem reduzidos a 10 homens após a expulsão de Lehmann aos 18 minutos.

Os golos tardios de Samuel Eto'o e Juliano Belletti deram a vitória ao clube catalão e mantiveram o Arsenal à espera da glória na Liga dos Campeões.