Mais

Análise: O que esperar do confronto entre Liverpool e Manchester United

Mo Salah do Liverpool durante o jogo frente ao Burnley
Mo Salah do Liverpool durante o jogo frente ao BurnleyČTK / imago sportfotodienst / Jorge Horsted/News Images

A tarde de domingo traz novamente ao centro das atenções uma das rivalidades mais intensas da Premier League, com o Liverpool a receber o Manchester United.

Siga aqui as incidências da partida

Quando estes dois gigantes do futebol inglês se enfrentam, os espetáculos são quase sempre garantidos, e o jogo deste fim de semana promete não ser diferente.

Registo dos Red Devils frente ao Liverpool desde a goleada

Desde a pesada derrota por 7-0 em Anfield, em março de 2023, os Red Devils conseguiram equilibrar as contas no terreno do Liverpool, saindo de lá com dois empates: 0-0 em dezembro de 2023 e 2-2 em janeiro de 2025.

A equipa de Jurgen Klopp também foi derrotada na Taça de Inglaterra em Old Trafford (4-3 em março de 2024) e voltou a empatar 2-2 um mês depois, sendo que a única vitória do Liverpool (3-0) nos últimos cinco duelos diretos aconteceu sob o comando de Arne Slot no Teatro dos Sonhos, em setembro de 2024.

Para Ruben Amorim, este jogo pode surgir no momento ideal para a sua equipa, que está sob pressão.

As probabilidades de vitória
As probabilidades de vitóriaOpta by Stats Perform

Isto porque o Liverpool perdeu os últimos três jogos em todas as competições antes da pausa internacional e tem sido criticado pela forma como tem deixado escapar vantagens esta época, mesmo que acabe por vencer.

Na verdade, o Liverpool só conseguiu manter a baliza inviolada em dois dos últimos 16 jogos, e já por quatro vezes esta temporada concedeu dois golos, pelo que os visitantes podem muito bem aproveitar para marcar.

As duas vitórias nos últimos três jogos dos Red Devils também alimentam a esperança dos adeptos num pequeno renascimento, mas o United terá de estar ao seu melhor nível para melhorar a atual 10.ª posição na tabela.

Liverpool perdeu apenas dois dos últimos 53 jogos em casa

Será fundamental reforçar a segurança defensiva, já que só conseguiram manter a baliza inviolada em um dos últimos seis encontros.

Amorim sabe, contudo, que os Reds perderam apenas dois dos últimos 53 jogos da Premier League em casa (41 vitórias, 10 empates), e que o seu United não vence fora há oito jornadas da Premier League (2 empates, 6 derrotas), tornando uma vitória do United em Anfield uma tarefa extremamente difícil.

Além disso, os anfitriões perderam apenas um dos últimos 14 jogos da Premier League entre as duas equipas (7 vitórias, 6 empates) e estão invictos há nove partidas frente ao United em Anfield (4 vitórias, 5 empates).

Se evitarem nova derrota no domingo, o Liverpool tornar-se-á apenas a segunda equipa na história da Premier League a evitar perder em 10 ou mais jogos consecutivos em casa frente ao United.

Os resultados mais recentes
Os resultados mais recentesFlashscore

Com Mo Salah, os Reds contam com um jogador que soma 13 golos e 19 participações diretas em golos frente ao United, um registo que ninguém iguala na história da Premier League.

Impulsionado pelo apoio fervoroso dos adeptos, o Rei Egípcio vai querer ampliar esse registo, e a sua capacidade dentro e fora da área pode levar Amorim a optar por uma linha defensiva de quatro, em vez de deixar apenas Matthijs de Ligt no centro para lidar com as investidas do United.

United aposta no talismã Bruno Fernandes

Como habitual, o United vai confiar no capitão Bruno Fernandes para tentar desequilibrar a partida a seu favor.

Os dois golos do português igualam o registo de Salah na Liga esta época, enquanto as 19 oportunidades criadas e os 423 passes realizados são ambos os melhores da equipa dos Red Devils em 2025/26.

Os números de Bruno Fernandes
Os números de Bruno FernandesFlashscore

Curiosamente, o United é a equipa com mais remates na principal divisão inglesa nesta temporada (110), e ocupa o segundo lugar em remates enquadrados (34).

Se conseguirem manter esse nível em Anfield, podem realmente complicar a vida aos anfitriões.

Uma nota de cautela: o United é apenas o 18.º melhor em termos de eficácia de remate (11%), o que evidencia um dos seus principais problemas.

O Liverpool realizou o terceiro maior número de passes na Premier League em 25/26 (3679), e fazer o United correr atrás da bola enquanto mantém a posse parece ser a estratégia mais provável de Slot e da sua equipa para este jogo.

Reds devem contar com Gravenbech e Konate

No que toca a golos marcados e concedidos, os Reds são mais vulneráveis e perigosos nos últimos 15 minutos dos jogos, enquanto o United tende a marcar de forma equilibrada entre o início e a hora de jogo, mas concede mais golos nos 15 minutos após a hora.

Tendo em conta que já lá vão pelo menos 14 jogos desde que qualquer uma das equipas esteve envolvida num empate sem golos, é quase certo que haverá golos neste Super Domingo.

A diferença entre as duas equipas
A diferença entre as duas equipasFlashscore

Se o Liverpool marcar primeiro esta época, acaba sempre por vencer, enquanto, por outro lado, se o United conceder o primeiro golo, termina sempre derrotado.

No capítulo das lesões, os anfitriões deverão contar com Ryan Gravenberch em boas condições para o meio-campo, depois de ter sido substituído ao intervalo no último jogo dos Países Baixos, enquanto este duelo chega demasiado cedo para Alisson Becker.

A lesão muscular de Ibrahima Konate parece estar ultrapassada a tempo do jogo, enquanto o United pode voltar a contar com Noussair Mazraoui na tentativa de surpreender.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore