Embora as negociações continuem em curso, espera-se que seja apenas uma questão de tempo até que os Red Devils consigam um acordo para contratar o guarda-redes do Inter: André Onana.
A proposta inicial do United, que se acredita ser da ordem de 38,5 milhões de libras (45 milhões de euros), foi rejeitada. No entanto, os relatórios sugerem que os dois clubes estão a aproximar-se de um acordo que estará mais próximo do preço pedido de 51 milhões de libras (59 milhões de euros) que tinha sido inicialmente estabelecido pela equipa da Serie A.
Erik ten Hag fez de Onana o seu alvo número um este verão e quer que ele substitua De Gea, que revelou no início desta semana que iria sair após 12 anos em Old Trafford.

O internacional espanhol teve uma carreira brilhante em Manchester, conquistando uma série de prémios individuais, incluindo a Golden Glove da Premier League duas vezes, foi Jogador do Ano do Manchester United quatro vezes. Também conquistou a Premier League, a FA Cup, a Copa da Liga e a Liga Europa com a camisola dos Red Devils.
No entanto, diz-se que o United passou vários meses em negociações com o jogador sobre um novo contrato, mas este nunca foi acordado por ambas as partes. Ainda não se sabe ao certo qual será o próximo destino de De Gea, mas o seu desempenho como goleiro na última temporada significa que ele não deve ficar sem propostas.
Na última temporada, o United conseguiu um número impressionante de 25 jogos sem sofrer golos em todas as competições, e De Gea teve um papel importante nisso. Exclusivamente na Premier League, terminou a campanha com um número de golos esperados contra (xGA) de 49,28, segundo a Wyscout, mas sofreu apenas 43 golos. Esse desempenho superior de 6,28 poderia ser melhorado por apenas quatro outros guarda-redes na primeira divisão da Inglaterra - Bernd Leno, Kepa Arrizabalaga, Emi Martinez e Jordan Pickford.

Na Inter, Onana sofreu muito menos golos na temporada passada (24), mas jogou menos partidas. Além disso, ele acumulou um xGA de 21,94, o que significa que teve um desempenho inferior em -2,06. Isso não é motivo para alarme, mas indica que De Gea talvez tenha feito uma temporada melhor em termos de defesas do que o seu esperado sucessor no United.
Então, porque é que Ten Hag está tão interessado em substituir o espanhol pelo internacional camaronês?
A resposta a essa pergunta está no que Onana pode fazer com a bola nos pés, porque o maior defeito de De Gea é, sem dúvida, a falta de conforto com a posse de bola. Isso afeta a coragem do espanhol em assumir posições mais avançadas no campo e também dificulta muitas vezes a capacidade de Ten Hag de implementar a sua filosofia agressiva de posse de bola.
Na época passada, apenas seis guarda-redes na Premier League tinham uma média de jardas de remate superior à de De Gea (47,1). Já a média de Onana nesse quesito pelo Inter na Série A foi bem menor (35,4).

Em termos de passes para finalização, Onana teve uma média de 42,9 por 90 na época passada, com uma taxa de sucesso de 81,3%. De Gea fez menos passes por 90, com 32,1, e acertou muito menos no alvo, com uma taxa de sucesso de apenas 71,1%.
O conforto de Onana com a posse de bola foi elogiado por Pep Guardiola, do Manchester City, após a final da Liga dos Campeões no mês passado, com o catalão a afirmar que o guarda-redes "jogou como um médio.defensivo".
Mas essa coragem de avançar e ajudar a construir o jogo não é novidade para o camaronês, e a sua capacidade de fazer isso com competência foi aprimorada sob a orientação de Ten Hag quando os dois trabalharam juntos no Ajax. É por isso que o holandês está tão ansioso para reencontrar o jogador em Old Trafford neste verão.