Antevisão Premier League: City recebe Leeds e Arsenal com teste difícil ante o Newcastle

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Antevisão Premier League: City recebe Leeds e Arsenal com teste difícil ante o Newcastle
O Manchester City pode alcançar uma vantagem de quatro pontos na liderança da Premier League
O Manchester City pode alcançar uma vantagem de quatro pontos na liderança da Premier LeagueAFP
O Manchester City pode dar um passo decisivo rumo ao terceiro título consecutivo da Premier League este fim de semana, ao defrontar o Leeds, enquanto o Arsenal tem uma viagem complicada a Newcastle.

O veterano Sam Allardyce faz o seu primeiro jogo no comando do Leeds contra um Manchester City que venceu os seus últimos nove jogos no campeonato.

O Arsenal, segundo classificado, ainda tem esperança num deslize dos citizens, mas o Newcastle tem um grande prémio para disputar, sabendo que a vitória no St James' Park colocaria a equipa à beira da classificação para a Liga dos Campeões pela primeira vez em duas décadas.

A AFP Sport analisa alguns dos principais pontos de discussão antes da ação.

O grande desafio de Big Sam

Sam Allardyce gabou-se de ser "tão bom quanto" o técnico do City, Pep Guardiola, numa extraordinária conferência de imprensa para anunciar o seu regresso à Premier League.

O treinador de 68 anos tem apenas quatro jogos para provar isso e embolsar um bónus de 2,5 milhões de libras (mais de 2,8 milhões de euros) por manter o Leeds na primeira divisão.

Javi Gracia pagou o preço de uma série negativa, durante a qual apenas conseguiu um ponto em cinco jogos, com a sua equipa a sofrer 18 golos, e foi demitido na quarta-feira.

Sam Allardyce assume o comando do Leeds no sábado
Sam Allardyce assume o comando do Leeds no sábadoAFP

A reputação de Allardyce de manter as equipas na primeira divisão contra todas as probabilidades persuadiu o presidente do Leeds, Andrea Radrizzani, a apostar no experiente treinador inglês, mas este terá pela frente uma enorme missão, com a deslocação ao reduto do City, que persegue o tri-campeonato, seguida de confrontos com Newcastle, West Ham e Tottenham.

"É provavelmente o maior desafio (da minha carreira) por causa do curto número de jogos que faltam", admitiu Allardyce.

Pode acompanhar o relato do jogo no site ou na App
Pode acompanhar o relato do jogo no site ou na AppFlashscore

Uma nova vitória daria aos comandados de Guardiola quatro pontos de vantagem na liderança, pelo menos até domingo, mas o espanhol está cauteloso com o impacto que Allardyce pode ter.

"Vai ser difícil, porque ele tem carisma", disse Guardiola. "Ele vai pressionar os jogadores e sabe exatamente o que fazer neste tipo de situação, numa luta contra a despromoção", alertou.

Arsenal quer vingança sobre o Newcastle

Para ter alguma hipótese de conquistar o seu primeiro título da liga em 19 anos, o Arsenal precisa de vencer num estádio em que viu ruir a ambição de terminar entre os quatro primeiros na temporada passada.

Há um ano, os comandados de Mikel Arteta tinham o regresso à Liga dos Campeões nas suas mãos a duas jornadas do fim, mas foram derrotados por 2-0 pelos magpies.

O Arsenal precisa de ganhar ao Newcastle para manter vivas as suas esperanças do título
O Arsenal precisa de ganhar ao Newcastle para manter vivas as suas esperanças do títuloAFP

"Não nos esquecemos do jogo que tivemos na época passada", garantiu o médio do Arsenal, Granit Xhaka.

"Tenho de ser honesto, eles destruíram-nos. Eles foram muito, muito melhores, queriam mais. Temos de ir lá e mostrar-lhes que estamos prontos e porque é que estamos onde estamos", apontou

O Newcastle venceu oito dos seus últimos nove jogos no campeonato e está perto de terminar entre os quatro primeiros.

Pode acompanhar o relato no site ou na App
Pode acompanhar o relato no site ou na AppFlashscore

Dada a boa diferença de golos, os homens de Eddie Howe precisam de apenas seis pontos nos cinco jogos que faltam para se juntarem ao Arsenal e ao Manchester City na Liga dos Campeões da próxima temporada.

Segunda-feira de sobrevivência

A coroação do rei Carlos III no sábado teve impacto no calendário de jogos da Premier League.

Com a segunda-feira marcada pelo feriado no Reino Unido, há três jogos de grande importância na parte de baixo da tabela.

O Everton é o penúltimo classificado da Premier League, a quatro jornadas do fim
O Everton é o penúltimo classificado da Premier League, a quatro jornadas do fimAFP

O Southampton estará praticamente despromovido se perder com o Nottingham Forest, que também começa o fim de semana nos três últimos lugares.

A permanência de 69 anos do Everton na primeira divisão está seriamente ameaçada antes da deslocação da equipa ao reduto do Brighton, que está a tentar qualificar-se para a Europa pela primeira vez na história do clube.

O Leicester está fora da zona de descida apenas pela diferença de golos e precisa de aproveitar ao máximo a visita ao estádio Fulham, antes de defrontar Newcastle e Liverpool.

Pode acompanhar o relato no site ou na App
Pode acompanhar o relato no site ou na AppFlashscore

Jogos

- Sábado

Bournemouth-Chelsea, 15:00,Manchester City-Leeds, 15:00,Tottenham-Crystal Palace, 15:00,Wolves-Aston Villa, 15:00,Liverpool-Brentford, 17:30.

- Domingo, 

Newcastle-Arsenal, 16:30,West Ham-Manchester United, 19:00.

- Segunda-feira

Fulham-Leicester, 15:00,Brighton-Everton, 17:30,Nottingham-Southampton, 20:00.