Mais

As escolhas do editor: Dérbis em Lisboa e Roma, e um United a tentar sair da crise

Benfica-Sporting é o grande jogo da semana no campeonato português
Benfica-Sporting é o grande jogo da semana no campeonato portuguêsFlashscore/LUSA
Onde estão as melhores odds? Que dado estatístico merece atenção? Onde pode estar a explicação para um resultado ter mais probabilidade de acontecer? Nesta rubrica, todas as sextas-feiras, o Flashscore apresenta-lhe a escolha de um editor sobre os jogos aos quais deve estar atento e faz, de forma descomprometida, um prognóstico do resultado final.

Manchester United-Luton Town

Depois de mais uma desilusão europeia, com a derrota diante do Copenhaga (3-4), o Manchester United regressa à Premier League com a receção ao recém-promovido Luton Town, na 12.ª jornada.

Há apenas um confronto entre as duas equipas, a 22 de setembro de 2020, com triunfo dos red devils por 3-0.

O Manchester United chega a este jogo em oitavo lugar, com 18 pontos, depois de ter vencido na última jornada o Fulham de Marco Silva, graças a um golo de Bruno Fernandes.

Nos últimos 15 jogos em Old Trafford, o United regista sete vitórias, um empate e sete derrotas, enquanto fora de portas tem cinco triunfos, dois empates e oito desaires no mesmo número de partidas.

A formação de Ten Hag, porém, sofreu golos em oito dos últimos dez jogos, e marcou apenas em sete deles. Nas 11 jornadas da Premier League, porém, conseguiu dar a volta ao resultado em dois dos seis jogos que começou a perder.

Já o Luton Town chega a Old Trafford no 17.º lugar, com apenas 6 pontos, mas vindo de um empate (1-1) moralizador diante do Liverpool. Tal como o United, é também mais forte quando joga em casa, onde regista sete vitórias, cinco empates e três derrotas nos últimos 15 jogos, enquanto como visitante conta com três triunfos, seis empates e seis derrotas.

Nos últimos dez jogos também sofreu sempre mas, em sete deles, conseguiu igualmente marcar.

Tendo em conta a vocação ofensiva mas, sobretudo, as fragilidades defensivas, espera-se um jogo com golos em Old Trafford.

Casemiro, Lisandro Martínez, Luke Shaw e Tyrell Malacia são as baixas do lado do United, enquanto no Luton estão de fora Reece Burke, Dan Potts, Albert Sambi Lokonga, Amarii Bell e Mads Juel Andersen.

Prognóstico: Ambas marcam e United não perde

Lazio-Roma

Dérbi romano na 12.ª jornada da Serie A, marcado para o Stadio Olimpico. A formação da casa parte com histórico de confrontos favorável, jogando em casa, com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas nos últimos nove jogos.

No último dérbi, no Olímpico, a 19 de março, a Lazio venceu por 1-0 com golo de Mattia Zaccagni.

A Lazio chega a este jogo no 10.º lugar, com 16 pontos, e vem de uma derrota fora de casa, contra o Bolonha (0-1), no campeonato. Jogando como visitada, porém, a Lazio é mais forte, tendo vencido o Feyenoord (1-0) a meio da semana,para a Liga dos Campeões, e registando três vitórias, um empate e uma derrota nos últimos cinco jogos.

Nos últimos dez jogos, porém, a Lazio sofreu golos em sete, ainda que tenha marcado no mesmo número de jogos. Sempre que sofreu um golo primeiro (4 vezes), a formação de Maurizio Sarri nunca conseguiu dar a volta ao resultado.

Do lado da Roma, de José Mourinho, o dérbi chega com a equipa no 7.º lugar e depois de, a meio da semana, ter perdido na Liga Europa (0-2) diante do Slavia Praga, fora de casa. Para o campeonato vem de um triunfo caseiro por 2-1, diante do Lecce, sendo que também a formação do técnico português é bem mais forte quando atua junto dos seus adeptos: conquistou 13 dos 17 pontos em casa, e apenas quatro fora.

Nos últimos dez jogos a Roma sofreu golos em sete, ainda que apenas num deles não tenha conseguido marcar. E, nos cinco jogos em que sofreu primeiro, alcançou uma reviravolta.

Prognóstico: Mais de 2,5 golos

Benfica-Sporting

Jogo grande no futebol português, o eterno dérbi lisboeta, marcado para domingo, às 20:30, no Estádio da Luz.

A partida de cartaz da 11.ª jornada do campeonato surge após as competições europeias, onde o Benfica caiu da Liga dos Campeões, após mais uma derrota, diante da Real Sociedad (1-3), e onde o Sporting venceu, em casa, o Raków, por 2-1, na Liga Europa.

O Benfica, atual campeão nacional, chega ao dérbi no 2.º lugar do campeonato, com 25 pontos, mercê de oito vitórias, um empate e uma derrota. Na última jornada, recorde-se, venceu o Chaves, por 2-0, sendo que na última ronda na Luz empatou diante do Casa Pia (1-1).

A verdade é que os encarnados ainda não perderam em casa e, em todas as jornadas do campeonato, marcou sempre, sendo que em todos eles foi a primeira equipa a colocar-se em vantagem, sendo que em seis das 10 rondas chegou ao intervalo na frente, mantendo a vantagem em oito delas.

Já o Sporting chega ao Estádio da Luz na liderança do campeonato, com 28 pontos, vindo do triunfo em casa diante do Estrela da Amadora (3-2), para a Liga, antes do jogo com o Raków, também em Alvalade (2-1).

Também os leões marcaram em todos os jogos do campeonato até agora, sendo que partiu sempre na frente do marcador nas 10 jornada. Em oito rondas chegou ao intervalo a ganhar e em nove dos dez jogos, exceção feita ao SC Braga, levou essa vantagem até final.

Nos duelos entre Roger Schmidt e Rúben Amorim, recorde-se, registam-se dois empates, sendo que o do Estádio da Luz, a 15 de janeiro, terminou com um 2-2: Gonçalo Ramos bisou pelos encarnados, Alexander Bah (auto-golo) e Pedro Gonçalves marcaram pelos leões.

Prognóstico: Ambas marcam

As escolhas de Mário Rui Ventura
As escolhas de Mário Rui VenturaFlashscore