Aterrorizou o espaço aéreo na Premier League: Marouane Fellaini retira-se do futebol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Aterrorizou o espaço aéreo na Premier League: Marouane Fellaini retira-se do futebol

Marouane Fellaini marcou 37 golos na Premier League durante a sua carreira
Marouane Fellaini marcou 37 golos na Premier League durante a sua carreiraProfimedia
O belga Marouane Fellaini foi uma figura na Premier League durante várias épocas, onde era temido pelo seu cabeceamento brilhante. Agora, o médio de 36 anos retirou-se oficialmente do futebol profissional.

No seu auge, Marouane Fellaini era temido pela maioria dos adeptos da Premier League pela sua incrível capacidade aérea e chegou mesmo a ocupar o 60.º lugar na lista anual do The Guardian dos melhores futebolistas do mundo. Agora, a sua carreira chegou ao fim.

Na tarde deste sábado, o belga de 36 anos anunciou que, após 18 anos como futebolista profissional, decidiu pendurar as chuteiras. O antigo jogador da seleção nacional belga fê-lo numa publicação na rede social Instagram.

O médio de 1,94 metros de altura, nascido e criado em Etterbeek, na capital belga, Bruxelas, fala da grande honra que foi para ele jogar pelo Standard Liège, Everton, Manchester United e Shandong Taishan, que são os quatro clubes onde Fellaini jogou como jogador sénior.

"Joguei perante os melhores adeptos do mundo e gostaria de aproveitar esta oportunidade para lhes agradecer a todos o apoio inabalável que me deram ao longo da minha carreira. O vosso apoio e paixão têm sido uma fonte constante de inspiração para mim", escreveu Fellaini no Instagram.

O belga começou a sua carreira juvenil no Anderlecht, mas depois de passar por vários clubes diferentes, acabou por chegar ao StandardLiège, onde assinou o seu primeiro contrato aos 17 anos e estreou-se em 2006.

No entanto, foi no Everton que Fellaini deixou a sua marca. Com um estilo de jogo dinâmico e trabalhador e o seu caraterístico cabelo afro, o médio era muitas vezes fácil de ver, e a sua capacidade aérea tornou-se a imagem de marca de Fellaini, que tem pais marroquinos mas optou por jogar pela seleção belga.

No Everton, fez 177 jogos e marcou 33 golos. Quando David Moyes assumiu o cargo no Manchester United, depois de ter tido Fellaini durante cinco épocas, o treinador escocês decidiu levar o belga para Old Trafford.

Embora o Manchester United nunca tenha recuperado a sua antiga glória durante as épocas que Fellaini passou no clube, fez mais 177 jogos, exatamente o mesmo número que no Everton, e marcou 22 golos pelos Red Devils, tendo também ajudado o clube a ganhar a Taça de Inglaterra, a Taça da Liga, a Community Shield e a Liga Europa.

Como muitos outros, Fellaini optou por passar o outono da sua carreira numa liga bem paga, quando se transferiu para o Shandong Taishan da China, em 2019, onde o belga impressionou com 50 golos em 137 jogos ao longo de cinco épocas.

Fellaini também provou ser uma ameaça constante em frente à baliza pela seleção nacional, marcando 18 golos em 87 jogos, um grande número para um médio. Em 2015, Fellaini impressionou particularmente na sua seleção nacional com seis golos em outros tantos jogos.

"Tudo isto teria sido impossível sem a minha família, os meus colegas de equipa, os treinadores, os conselheiros e todos os que fizeram parte do meu percurso. O vosso amor, conselhos, apoio e amizades têm sido inestimáveis. Obrigado", escreve Fellaini no seu post.

O post no Instagram não diz o que o futuro reserva para Fellaini, que ajudou a Bélgica a ganhar o bronze do Mundial em 2018.

Os números de Marouane Fellaini
Os números de Marouane FellainiFlashscore