Cinco factos sobre Arne Slot, o próximo treinador do Liverpool

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cinco factos sobre Arne Slot, o próximo treinador do Liverpool

Arne Slot durante o jogo entre o Feyenoord e o Utrecht
Arne Slot durante o jogo entre o Feyenoord e o Utrecht AFP
Arne Slot, o treinador do Feyenoord que confirmou na sexta-feira que vai dirigir o Liverpool a partir da próxima época, é conhecido como um líder apaixonado que tira o máximo partido dos seus jogadores e exige uma forte ética de trabalho.

Fã do técnico do Manchester City, Pep Guardiola, Slot era um avançado habilidoso, com fama de passar a bola com precisão, tanto que tem uma jogada que leva o seu nome.

Aqui estão cinco factos importantes sobre o treinadoe de 45 anos que se prepara para substituir Jurgen Klopp em Anfield.

Passe de Arne Slot

Slot chegou ao PEC Zwolle com 17 anos e era um avançado conhecido mais pela sua técnica do que pela sua corrida.

"Muitas pessoas pensavam que Arne era preguiçoso e fleumático. Mas isso não era correto. Não se deve esperar que o jogador faça um desarme", disse Jan Everse, seu ex-treinador, à emissora pública NOS.

Mas "refinado" e "culto" são palavras frequentemente usadas para descrever o seu estilo de jogo, e o PEC Zwolle ainda usa o "Arne Slot Pass", diz o ex-companheiro de equipa Bram van Polen. O passe de Arne Slot é um ligeiro desvio de um avançado de costas para a baliza que divide a defesa e liberta um extremo que corre com a bola.

O treinador holandês do Feyenoord, Arne Slot, reage durante o jogo de futebol do grupo E da Liga dos Campeões da UEFA entre o Celtic e o Feyenoord
O treinador holandês do Feyenoord, Arne Slot, reage durante o jogo de futebol do grupo E da Liga dos Campeões da UEFA entre o Celtic e o FeyenoordAFP

Estilo de balneário

Os adeptosdo Liverpool, que procuram pistas sobre o estilo do seu potencial futuro treinador, começaram a partilhar o discurso de equipa que este deu aos jogadores do Feyenoord após uma vitória histórica com o Ajax.

"A razão pela qual estamos onde estamos hoje é porque vocês se esforçam todos os dias. E é por isso que conseguiram vencer esta equipa no seu próprio estádio, mesmo sem os nossos adeptos estarem aqui", disse o treinador ao balneário.

"Mas é apenas uma vitória. É uma grande vitória, mas temos um objetivo maior esta época do que vencer pela primeira vez em 17 anos em Amesterdão", disse Slot, sob os aplausos da equipa.

Ligações com o Spurs

O interesse do Liverpool não é a primeira vez que Slot atrai os clubes da Premier League. O técnico foi fortemente associado ao Tottenham durante a difícil procura de um substituto para Antonio Conte em maio de 2023.

Quando os Spurs estavam prestes a fechar o negócio, Slot abandonou abruptamente as negociações, assinando um novo contrato com o Feyenoord de Roterdão.

"O fator decisivo foi jogar na Liga dos Campeões... o facto de estar a viver um grande momento em privado e de poder dar continuidade às duas últimas épocas", afirmou Slot na altura.

A campanha do Feyenoord na Liga dos Campeões começou bem, com uma vitória em casa por 2-0 contra o Celtic, mas duas derrotas contra o Atlético de Madrid selaram o seu destino e o clube terminou em terceiro lugar no Grupo E.

Fã de Guardiola

A imprensa britânica já apelidou Slot de "Pep Guardiola neerlandês", devido ao seu estilo de ataque de alta pressão, muito apreciado pelos adeptos do Feyenoord.

Slot certamente admira o lendário treinador espanhol do Manchester City, que estará entre os principais rivais quando assumir o Liverpool.

Em várias entrevistas, ele citou Guardiola como seu modelo, dizendo ao Algemeene Dagblad (AD) no ano passado: "Os jogadores ficam sempre muito bem com ele. E os mesmos jogadores parecem piores com treinadores antes e depois dele".

Correr, correr, correr

Como treinador, Slot é conhecido por uma ética de trabalho feroz, dirigindo-se ao campo do Feyenoord antes do amanhecer, assistindo a todas as sessões de treino e estudando obsessivamente os futuros adversários.

"Eu digo ao Feyenoord: vocês precisam criar quatro vezes mais chances do que o seu adversário e trabalhar duas vezes mais", disse Slot ao AD :"Em todos os jogos que vencemos nesta temporada, vemos nos dados que corremos 20 ou 30% mais do que o adversário. Nos jogos que não ganhámos: apenas três ou seis por cento mais."

O Feyenoord é uma equipa com jogadores em boa forma física, que se esforçam uns pelos outros e marcam frequentemente golos nos últimos minutos.

Slot parece ter cultivado essa ética de trabalho como técnico, e não quando era jogador.

"Ele quer que os seus rapazes estejam em forma... não tinha isso antes. Não sei se ele já viu o interior de uma sala de musculação", disse o antigo colega de equipa Van Polen.