Clubes da Premier League gastam 2,75 mil milhões de euros na janela de transferências

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Clubes da Premier League gastam 2,75 mil milhões de euros na janela de transferências

O Manchester City contratou Matheus Nunes por 62 milhões de euros
O Manchester City contratou Matheus Nunes por 62 milhões de eurosReuters
Os clubes da Premier League gastaram uma verba recorde em novos jogadores na janela de transferências recentemente concluída, de acordo com a análise da Deloitte.

A janela de transferências, que abriu a 14 de junho e fechou a 1 de setembro, ultrapassou o recorde do ano passado de 2,24 mil milhões de euros, com os clubes da primeira divisão a gastarem 262 milhões de euros só no dia do fecho do mercado de transferências, segundo a análise.

Os clubes da Premier League são responsáveis por 48% do total das despesas das cinco principais ligas europeias, que incluem a LaLiga, a Serie A, a Bundesliga e a Ligue 1.

"Um segundo verão consecutivo de gastos recordes por parte dos clubes da Premier League sugere que o crescimento anual das receitas poderá regressar após a pandemia", disse à BBC Tim Bridge, sócio principal do Sports Business Group da Deloitte.

"Quase três quartos dos clubes da Premier League (14) gastaram mais neste verão do que no anterior, reflectindo o aumento da intensidade da competição. Continua a haver pressão sobre os clubes para adquirirem talentos de topo para satisfazerem os seus objectivos dentro de campo, quer seja a qualificação para as competições europeias ou simplesmente a manutenção da sua posição na Premier League."

O Chelsea gastou mais de mil milhões de euros em verbas de transferência desde que o consórcio liderado pelo americano Todd Boehly e a Clearlake Capital concluíram a aquisição do clube em maio de 2022.

O clube londrino bateu o recorde britânico de transferências pela segunda vez num ano ao contratar o médio equatoriano Moises Caicedo por 135 milhões de euros, eclipsando o recorde de 121 milhões de euros que pagou para contratar o médio Enzo Fernandez em janeiro.

A transferência de Moises Caicedo quebrou o recorde britânico de taxas de transferência
A transferência de Moises Caicedo quebrou o recorde britânico de taxas de transferênciaReuters

O campeão Manchester City contratou o extremo Jeremy Doku por 64 milhões de euros no mês passado, depois de ter trazido anteriormente o defesa Josko Gvardiol por 90 milhões de eurose o médio Mateo Kovacic por 29 milhões de euros.

A última contratação do City na janela de transferências foi o médio Matheus Nunes, do Wolverhampton Wanderers, por 62 milhões de euros.

Declan Rice custou 105 milhões de libras ao Arsenal
Declan Rice custou 105 milhões de libras ao ArsenalReuters

O Arsenal, vice-campeão da época passada, gastou 75 milhões de euros no avançado Kai Havertz, seguido de 122 milhões de euros no médio inglês Declan Rice, enquanto o Manchester United gastou 84 milhões de euros no avançado Rasmus Hojlund.

O Newcastle United, que terminou em quarto lugar na época passada, contratou o médio Sandro Tonali por 64 milhões de euros e o extremo Harvey Barnes por 44 milhões de euros.

O Nottingham Forest, que terminou em 16.º lugar na época passada, contratou sete jogadores no último dia.

De acordo com o relatório, quase metade das taxas de transferência recebidas pelos clubes da Premier League provenientes do estrangeiro vieram do clube da Saudi Pro League, que tem o quarto maior gasto em transferências de qualquer liga a nível mundial.

"O aparecimento de participantes mais activos no mercado global de transferências tem o potencial de acelerar os esforços dos clubes para estabelecer modelos de negócio financeiramente sustentáveis", afirmou Calum Ross, diretor adjunto do Sports Business Group da Deloitte.