Enzo Fernández: O peso de 121 milhões num Chelsea sem rumo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enzo Fernández: O peso de 121 milhões num Chelsea sem rumo
Enzo Fernández ao serviço do Chelsea
Enzo Fernández ao serviço do ChelseaAFP
O médio de 22 anos foi uma das contrações sonantes do Chelsea no mercado de transferências de inverno. Chegou por 121 milhões, impôs-se no meio-campo com Graham Potter e Frank Lampard, mas anda muito longe da qualidade que outrora exibiu.

Enzo Fernández foi do céu ao inferno no espaço de seis meses. Um dos esteios de um Benfica invicto em todas as competições na primeira metade da época, mereceu a confiança de Lionel Scaloni e tornou-se titular na Argentina que viria a conquistar o Mundial-2022, rumou ao Chelsea em janeiro e entra na metade final da temporada a lutar por salvar a honra num clube que termina 2022/23 à deriva.

E os adeptos começam a suspirar pelo jogador em que investiram 120 milhões de euros e que em 13 partidas na Premier League conseguiu duas assistências e ainda não celebrou qualquer golo, uma das qualidades que apresentou no Benfica (quatro tentos e seis passes para golo em 29 jogos).

Os números de Enzo Fernández no Chelsea
Os números de Enzo Fernández no ChelseaFlashscore

Contudo, Enzo Fernández não consegue escapar ao contexto onde está inserido e a um Chelsea que pese embora o muito dinheiro à disposição não tem um rumo definido, em campo e fora dele.

No Benfica, Enzo Fernández era chamado a ocupar o lado esquerdo de um duplo-pivô no meio-campo com Florentino Luís. O médio português estava incumbido das tarefas mais defensivas e permitia ao argentino aventurar-se no ataque e aproximar-se na baliza, onde podia decidir com a capacidade de remate, acrescentando também qualidade na reação à perda da bola, mais à frente.

Enzo Fernández no jogo com o Sporting
Enzo Fernández no jogo com o SportingOpta by Stats Perform, SL Benfica

Outra característica era o traço de organizador de jogo de Enzo Fernández, cuja qualidade para virar o flanco permitia às águias ir descobrindo espaços nas organizações defensivas dos adversários.

Enzo Fernández sempre muito ativo
Enzo Fernández sempre muito ativoOpta by Stats Perform, LUSA

A chegada de Enzo Fernández ao Chelsea coincide com a saída de Jorginho para o Arsenal. O argentino chega para colmatar o lugar do italo-brasileiro, mas com características muito diferentes.

Por entre os vários esquemas, Graham Potter e Frank Lampard ambos parecem concordar na utilização de Enzo Fernández como médio mais recuado de um triângulo onde tem Kovacic no lado esquerdo, para transportar jogo e Kanté no lado direito, para pressionar em termos defensivos. Último homem antes da linha defensiva, aventura-se menos até à área contrária.

Enzo Fernández no jogo com o Arsenal
Enzo Fernández no jogo com o ArsenalOpta by Stats Perform, AFP

Dada a natureza da situação do Chelsea, e com a equipa a jogar num bloco mais recuado, Enzo Fernández vê-se também com pouca bola e alternativas para ir mudando a bola de flanco, uma das principais armas no Benfica, estando agora reduzido, na sua essência a passes curtos para colegas mais próximos.

Os passes de Enzo Fernández diante do Arsenal
Os passes de Enzo Fernández diante do ArsenalOpta by Stats Perform, Chelsea

A etiqueta dos 121 milhões quase que obriga o médio argentino a ser titular num Chelsea que não consegue reconhecer as qualidades e dar-lhe espaço para brilhar.