Erling Haaland eleito o melhor jogador do Mundo para o The Guardian

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Erling Haaland eleito o melhor jogador do Mundo para o The Guardian

Erling Haaland estabeleceu o recorde de maior número de golos numa só época na Premier League, com 36
Erling Haaland estabeleceu o recorde de maior número de golos numa só época na Premier League, com 36Profimedia
Esta sexta-feira, o jornal inglês The Guardian nomeou o norueguês Erling Haaland como o melhor futebolista do mundo na sua lista anual dos 100 melhores futebolistas masculinos.

Todos os anos, desde 2012, o jornal inglês The Guardian nomeia os 100 melhores futebolistas masculinos do mundo e, esta sexta-feira, o véu foi levantado para revelar quem os especialistas deste ano, incluindo Philipp Lahm, Lucas Leiva e o antigo jogador da AGF Kári Árnason, colocaram no primeiro lugar.

E, pela primeira vez na sua carreira, é a estrela norueguesa Erling Haaland que ocupa o primeiro lugar da prestigiada lista, depois de um grande 2023, em que o avançado norueguês esteve no centro do impressionante triplete do Manchester City.

No último ano, o norueguês tem sido incrivelmente eficaz na frente da baliza, já que nas 54 partidas que disputou pelo clube e pelo país até agora, o avançado de 23 anos marcou 44 vezes, mais uma vez do que Harry Kane e duas vezes mais do que Kylian Mbappé.

Harry Kane e Kylian Mbappé também entraram no top 5, o primeiro com um quarto lugar, o melhor da carreira do inglês, enquanto o francês de 25 anos está no top 3 pelo segundo ano consecutivo, este ano com um terceiro lugar, em vez do segundo do ano passado.

O segundo lugar vai para o goleador inglês do Real Madrid, Jude Bellingham, que desde a sua transferência do Dortmund para o clube da capital espanhola tem estado em grande destaque, como demonstrou ao marcar dois golos que garantiram ao Real Madrid a vitória no El Clásico.

A fechar o top 5 está o médio espanhol do Manchester City, Rodri, que também ficou em quinto lugar na recente entrega da Bola de Ouro, onde Lionel Messi conquistou a distinção pela oitava vez na sua carreira.

Na lista do The Guardian, porém, Messi teve de se contentar com o décimo lugar, a pior classificação da carreira do argentino de 36 anos, que nunca havia ficado abaixo do terceiro lugar na lista, que, ao contrário da Bola de Ouro deste ano, também leva em conta o outono, em que Messi jogou pelo Inter Miami.

Não é de surpreender que Messi tenha aparecido em todas as 12 listas que o The Guardian publicou ao longo dos anos, e outros cinco jogadores também podem se gabar disso. Um deles é, claro, o arquirrival de Messi, Cristiano Ronaldo, que ocupa o 27.º lugar na lista deste ano. Robert Lewandowski, Luka Modrić, Karim Benzema e Toni Kroos também estão na lista pela 12.ª vez consecutiva, em 17.º, 25.º, 36.º e 70.º, respetivamente.

Por outro lado, há 25 estreantes na lista, incluindo o avançado argentino do Fluminense, Germán Cano, de 35 anos, que no início deste ano levou o clube carioca ao seu primeiro título da Taça Libertadores.

No topo da lista de estreantes está o sul-coreano Kim Min-Jae, que trocou o Nápoles pelo Bayern de Munique este verão, depois de ajudar o primeiro a conquistar o primeiro Scudetto do clube em 33 anos.