FIFA confirma suspensão de dez meses a Tonali em todas as competições

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FIFA confirma suspensão de dez meses a Tonali em todas as competições

Tonali vai mesmo cumprir dez meses de suspensão em todas as competições
Tonali vai mesmo cumprir dez meses de suspensão em todas as competiçõesAFP
A tão esperada declaração da FIFA sobre a desqualificação de Sandro Tonali chegou esta sexta-feira, confirmando efetivamente a proibição em vigor a partir de hoje, 27 de outubro, e válida para todas as competições. O jogador terá ainda de cumprir penas adicionais, incluindo sessões com um psiquiatra e reuniões públicas. Além disso, não participará no Euro-2024.

A nota da FIFA destaca a violação do artigo 4, parágrafo 1, do Código de Justiça Desportiva, bem como a violação do artigo 24, parágrafos 1 e 2, do Código de Justiça Desportiva, por ter feito - pelo menos a partir da temporada de futebol

2021/22 e até ao início da presente época desportiva (23/24) - apostas - diretamente ou através de terceiros, tanto com pessoas autorizadas como com pessoas e plataformas não autorizadas a recebê-las, relativas aos resultados de jogos oficiais organizados no âmbito da FIGC (Serie A, Serie B e ligas menores), e de ligas de futebol profissional estrangeiras.

Tonali terá de ficar fora dos relvados durante 10 meses, embora a pena a cumprir seja de 18: a estes juntam-se a multa de 20.000 euros e o curso obrigatório de reabilitação terapêutica de pelo menos oito meses, já iniciado por Tonali, com um psiquiatra especialista na luta contra o jogo, a cumprir em penas acessórias.

O antigo jogador do AC Milan terá de participar em pelo menos 16 reuniões públicas, em Itália e presenciais, organizadas pela federação no domínio da prevenção ou da recuperação da dependência do jogo.

O pedido apresentado pela Federação Italiana de Futebol para alargar a sanção imposta a Tonali a nível mundial foi, por conseguinte, deferido.

O jogador do Newcastle também não participará no Euro-2024, caso a Itália consiga a qualificação.

A posição do Newcastle

Mesmo na conferência de imprensa de hoje, o treinador do clube inglês, que se debateu com as ausências de Willock e Targett, não mencionou a de Tonali, que seria opção para a partida com o Wolverhampton.

O último jogo de Tonali continua, portanto, a ser o de 25 de outubro, do Newcastle contra o PSG, na Liga dos Campeões.