Haaland e Kane: Quem é, afinal, o melhor?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Haaland e Kane: Quem é, afinal, o melhor?
Harry Kane e Erling Haaland são dois dos melhores avançados do futebol mundial
Harry Kane e Erling Haaland são dois dos melhores avançados do futebol mundial
Profimedia
Dois jogadores ultrapassaram a marca dos 30 golos na Premier League inglesa de 2022/23 - Erling Haaland, do Manchester City (22 anos), e Harry Kane (29 anos), do Tottenham. Mas qual deles, afinal, é o melhor? O Flashscore foi tentar procurar, nos números, as diferenças e vantagens de um e outro.

Haaland foi recentemente eleito o melhor jogador da época e o melhor jogador jovem da temporada da Premier League, e com razão, pois não só foi o melhor marcador do campeonato, como também foi campeão com o Manchester City e bateu o recorde do maior número de golos marcados numa só época da Premier League.

No entanto, dado o enorme impacto que Haaland teve na sua primeira época em Inglaterra, os 30 golos de Kane no Tottenham passaram um pouco despercebidos. Kane também quebrou alguns recordes nesta temporada, tornando-se o maior artilheiro de todos os tempos dos Spurs e de Inglaterra.

É claro que ambos os jogadores tiveram campanhas incríveis. Ultrapassar a marca dos 30 gols na Premier League é sempre um feito notável. Até o momento, nenhum outro jogador ultrapassou a marca dos 30 golos em nenhuma das cinco principais ligas da Europa nesta temporada. 

No momento em que este artigo é escrito, ainda falta uma jornada para o fim da Ligue 1, da Serie A e da LaLiga.

As menções honrosas vão para Kylian Mbappé, do PSG (28 golos), e Alexandre Lacazette, do Lyon (27 golos), que poderão aproximar-se neste fim de semana, bem como para Victor Osimhen, do Nápoles (25 golos), e Robert Lewandowski, do Barcelona (23 golos). Os artilheiros da Bundesliga foram Niclas Fullkrug, do Werder Bremen, e Christopher Nkunku, do RB Leipzig, que marcaram apenas 16 golos, embora num campeonato um pouco mais curto do que os outros mencionados.

A análise dos campeonatos mais importantes revela a qualidade de Haaland e Kane. Mas quem é o melhor? Vamos analisar alguns números para esclarecer melhor a questão.

Os números brutos

Haaland marcou 36 golos em 35 jogos na Premier League - ou seja, pouco mais de um golo por jogo. Kane conseguiu 30 em 38 - obviamente, uma taxa de acerto inferior. Olhando para os minutos jogados, Haaland marcou um golo na liga aproximadamente a cada 77 minutos, enquanto Kane marcou a cada 113 minutos. Haaland parece estar em vantagem neste particular.

Haaland marcou 38% dos golos do City (94) na Premier League. Kane, no entanto, contribuiu com 43% dos golos do Tottenham  (70), o que mostra que ele é um jogador de ataque mais completo para o Tottenham, relativamente falando.

Os números dos goleadores
Opta by Stats Perform

Kane é conhecido pelos seus desempenhos talismânicos e pela sua tendência para jogar em profundidade e fazer uma fusão dos papéis de número nove e 10 (um nove e meio, por assim dizer). Enquanto Haaland é mais um número nove clássico. Apesar disso, Haaland registou mais assistências do que Kane na liga (8 para 3).

As assistências podem ser uma espécie de multa estatística, porque dependem dos golos dos colegas de equipa para existirem. As assistências esperadas (xA) contam uma história com mais nuances. Elas mostram quantas assistências um jogador deveria ter feito se as ocasiões que ele criou fossem finalizadas por um jogador mediano.

O xA de Kane na temporada ficou entre sete e oito. Isto significa que seria razoável esperar que ele tivesse sete ou oito assistências se estivesse a jogar numa equipa média. Isto é mais um reflexo da incapacidade dos seus companheiros de equipa para finalizar as oportunidades, mais do que qualquer outra coisa.

Apesar de Kane ter registado muito menos assistências do que Haaland, deveria ter tido aproximadamente o mesmo. De facto, o xA de Haaland foi inferior a seis durante a época, o que lhe valeu um desempenho superior. Mais uma vez, isto é, em parte, um reflexo da sua equipa - dado que Haaland joga na melhor equipa da liga (se não do mundo), não é de surpreender que os seus colegas de equipa finalizem mais oportunidades do que o esperado.

Podemos assumir com segurança que, se Kane estivesse no Manchester City, também teria feito muito mais assistências. Por isso, apesar de Haaland ter literalmente mais assistências, Kane pode, de certa forma, ganhar por pouco nesta métrica.

Por falar em xA, o que dizer de xG?

Bem, isto é interessante - a Expetativa de Golos (xG) de Haaland para a época foi de quase 33, o que significa que um avançado médio na liga deveria ter marcado 33 golos se jogasse os minutos que ele jogou no City.

Ele superou esse número, mas não de forma significativa. Kane, por outro lado, registou um xG de apenas 23, incrivelmente, menos 10 do que Haaland. Obviamente, ele superou consideravelmente essa expectativa. Isto é uma indicação da fraqueza da equipa em que está inserido, mas também, mais importante ainda, da sua extraordinária capacidade de finalização em comparação com os seus companheiros de posição.

Tendo em conta os respectivos desempenhos em termos de xG, é possível argumentar que Kane teria marcado ainda mais golos do que Haaland se estivesse a jogar no City. Ele superou o seu xG em quase sete golos, enquanto Haaland o fez apenas em cerca de três.

Liga dos Campeões

Afastando-nos da Premier League por um momento, uma coisa que realmente se destaca na época de Haaland é o seu registo inacreditável na Liga dos Campeões: 12 golos em 10 jogos (com a final ainda por jogar).

Não se trata de um número recorde - algumas caras conhecidas marcaram mais golos numa campanha (Cristiano Ronaldo, três vezes, Lewandowski, em duas, Lionel Messi e Karim Benzema) mas é, no entanto, muito impressionante.

Números de Haaland na Liga dos Campeões esta época
Flashscore

Kane marcou apenas um golo esta época na Liga dos Campeões e é preciso dizer que os seus respetivos feitos nesta competição pesam muito a favor de Haaland. Mais pontos para Erling aqui.

Dois avançados de elite

Olhando para os números acima, uma coisa é clara - estes dois jogadores são de elite nas suas posições. Seria suficiente ficar por aqui e aplaudi-los a ambos, mas já que estamos a tentar abordar a questão de quem é superior, há uma questão incómoda que está na vanguarda da conversa e que não pode passar ao lado da análise.

A questão é que Kane joga numa equipa muito mais fraca e, por isso, os seus golos, embora menos, significam mais.

Este é um argumento intuitivamente convincente a favor de Kane. A ideia é simples - os Spurs são piores do que o City por alguma margem e, por isso, se Kane estivesse no lugar de Haaland, poderia ter marcado ainda mais do que ele e, inversamente, se Haaland estivesse a jogar numa equipa do Tottenham, algo disfuncional, poderia ter marcado menos do que os 30 de Kane. Os números xG acima referidos também apontam para esta ideia.

Faz sentido dizer algo como "os Spurs são piores do que o City", mas esta afirmação é de natureza qualitativa. Como podemos tornar este argumento um pouco mais objetivo para o testar? Como podemos comparar quantitativamente as duas equipas para podermos medir com mais precisão os respectivos números de golos?

Uma nova perspetiva

Bem, graças ao facto de jogarem na mesma liga, a medida objetiva mais óbvia entre as equipas é o seu desempenho na liga. O City terminou com 89 pontos, enquanto os Spurs terminaram com 60.

Assim, os Spurs registaram 67% do número de pontos que o City conquistou. Desta forma, podemos dizer que o Tottenham está a cerca de dois terços do nível do City enquanto equipa.

No livro de Simon Kuper e Stefan Szymanski, Soccernomics, de 2009, os autores argumentaram, de forma famosa e poderosa, que a massa salarial dos clubes de futebol profissional tinha a correlação mais forte com o sucesso na liga. Ou seja, a capacidade de uma equipa é melhor avaliada pelo dinheiro que gasta com os seus jogadores - faz sentido.

Acontece que, de acordo com o site spotrac, a massa salarial estimada do Spurs é cerca de 60% da do City. Assim, poderíamos argumentar que os Spurs deveriam ter um desempenho de cerca de 60% do nível do City.

Como já foi referido, os 60 pontos conquistados pelos Spurs no campeonato foram, na verdade, muito superiores à proporção dos do City, pelo que, segundo esta métrica salarial, os Spurs superaram as expectativas em relação ao City. No entanto, com a quinta folha salarial mais elevada da liga, os Spurs tiveram um desempenho inferior ao da liga, pois terminaram apenas em oitavo lugar.

A classificação da Premier League 2022/23
Flashscore

Curiosamente, e se subscrevermos a visão da Soccernomics, a diferença proporcional entre a massa salarial e os pontos da liga entre os clubes não é muito grande. Assim, vamos considerar que está algures no meio de ambas, errando a favor do Tottenham, e dizer que os Spurs estão a cerca de 65% do nível do City enquanto equipa de futebol.

Se todas as coisas fossem iguais entre Haaland e Kane como jogadores (não são, mas para efeitos de argumentação), então Kane deveria marcar cerca de 65% dos golos que Haaland marca, de acordo com a ideia de que está numa equipa com cerca de dois terços da mesma qualidade.

Os 30 golos de Kane são muito mais do que essa proporção dos 38 de Haaland, mas ajustemos estes números em função das presenças. Se Haaland tivesse jogado 38 jogos, deveria ter marcado 39 golos na liga, de acordo com o seu registo de golos por jogo. No entanto, se tivesse jogado a mesma quantidade de minutos que Kane, deveria ter marcado cerca de 44 golos, de acordo com o seu rácio de golos por minuto.

Se considerarmos a medida mais precisa de golos por minuto, a contagem de Kane corresponde a cerca de 68% do total projectado por Haaland. Estranhamente, isto é quase exatamente o que a diferença nas despesas salariais (67%) prevê que seja a diferença entre os seus números se tudo o resto fosse igual. Talvez, afinal, não sejam assim tão diferentes como jogadores.

Para que conste, se fizermos a mesma equação, depois de subtrairmos os penáltis (como é a tendência hoje em dia), verifica-se que o total de Kane é cerca de 71% do total projetado para Haaland.

Há muitos bons argumentos para que tanto Harry Kane como Erling Haaland sejam considerados os melhores avançados da Premier League, talvez mesmo do mundo. Analisando cada vez mais métricas estatísticas, o que parece tornar-se claro é que ambos são apenas jogadores muito, muito bons.