Muitos começaram imediatamente a estabelecer parecenças entre os dois jogadores. As semelhanças devem-se sobretudo ao estilo de jogo, ao aspeto, à altura e ao nome. Houve muito entusiasmo em torno de Hojlund imediatamente após a transferência e o jogador está constantemente sob escrutínio e pressão. A expetativa de que será ele o grande rival de Haaland na luta pelo título de melhor marcador em Inglaterra está, de certa forma, a amarrá-lo.
"Espero um dia chegar ao nível dele, mas neste momento acho que ainda é muito cedo para isso. O Erling é, de qualquer forma, o melhor avançado do mundo, se não mesmo o melhor futebolista da atualidade. Não quero mesmo ser comparado com ele, mas espero um dia ser como ele. Quem sabe? Só tenho 20 anos e veremos como evolui a minha carreira", declarou Hojlund numa entrevista à TV2Sport.
O investimento dispendioso do Manchester United no verão está a dar frutos até agora. Em oito jogos disputados em todas as competições, o avançado dinamarquês marcou três golos e está a mostrar lampejos de brilhantismo. Haaland, no entanto, está vários passos à frente neste momento. Desde que entrou para a equipa sob o comando de Pep Guardiola, disputou 65 jogos competitivos e marcou 60 golos e 11 assistências.