Kompany diz que é cada vez mais difícil a luta pela manutenção na Premier League

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Kompany diz que é cada vez mais difícil a luta pela manutenção na Premier League

Kompany após a derrota da sua equipa na Taça EFL esta semana.
Kompany após a derrota da sua equipa na Taça EFL esta semana.AFP
Vincent Kompany acredita que o desafio para os clubes promovidos sobreviverem na Premier League aumentou desde que ele deixou o Manchester City há quatro anos.

Kompany levou o Burnley à subida da Championship na época passada, mas a equipa teve dificuldades, com apenas uma vitória e oito derrotas nos primeiros dez jogos. " Desde que deixei o Championship como jogador, há quatro anos, penso que a fasquia foi elevada", disse Kompany na sexta-feira, antes do jogo em casa contra o Crystal Palace.

Burnley-Crystal Palace no Flashscore

O Burnley está em 19.º na tabela com quatro pontos e, embora não haja sensação de pânico, Kompany sabe que a equipa precisa de começar a somar pontos para se manter em contacto com as equipas logo acima da zona de descida.

"As equipas com as quais estaríamos a competir neste momento, se quiséssemos mesmo ficar em cima, seriam o Nottingham Forest e talvez o Bournemouth, porque são as equipas mais próximas de nós na liga", disse Kompany.

Os últimos jogos do Burnley
Os últimos jogos do BurnleyFlashscore

"Se olharmos para os investimentos feitos pelas equipas do fundo da tabela, isso não acontecia quando eu treinava no Championship. É bom para o nível da liga, mas significa que o primeiro ano na Premier League é provavelmente mais difícil."

A permanência seria uma grande conquista para Kompany e ele acredita que os clubes promovidos que conseguem evitar o retorno imediato podem começar a consolidar-se, como mostraram equipas como Brentford e Fulham. "Não vai ser fácil, mas se ultrapassarmos esse obstáculo podemos distanciar-nos das equipas que sobem", afirmou Kompany, que conquistou quatro títulos da Premier League com o City.

"Ficar no topo não é apenas uma forma de dizer 'isto é o que vais fazer durante 10 anos', é também uma questão de crescimento. Este ano é de longe o mais difícil", anotou.

A chave para as esperanças do Burnley será remediar a sua má forma em casa. O clube perdeu todos os cinco jogos do campeonato em casa e, se essa tendência continuar, a despromoção será uma certeza. " Em todos os jogos, é preciso ter a mentalidade de acreditar que vamos ter um desempenho que nos permita obter um resultado", acrescentou Kompany, cuja equipa foi derrotada por 3-0 pelo Everton na Taça na quarta-feira.

Tabela classificativa da Premier League
Tabela classificativa da Premier LeagueFlashscore

Aos 37 anos, Kompany é o treinador mais jovem da Premier League, enquanto o treinador do Palace, Roy Hodgson, de 76 anos, é o mais velho. "Olhei para a história (do Roy) e vi que ele já treinou em muitos países e em muitas ligas. É muito experiente e percebo porque é que continua a fazê-lo", disse Kompany. "Ele nunca baixou os seus padrões ao longo dos anos e isso é mérito dele."