O Manchester United está interessado em trazer Ashworth para Old Trafford como parte de uma revisão da estrutura do clube após o acordo de Jim Ratcliffe para adquirir uma participação de 25% e assumir o controlo das operações de futebol.
O presidente da INEOS, gigante dos produtos químicos, está a agir rapidamente para reforçar o grupo de liderança do futebol do United, com o recrutamento a ser uma área de especial atenção.
A agência noticiosa britânica Press Association afirmou que Ashworth, de 52 anos, que já foi diretor técnico da Football Association antes de assumir um cargo semelhante no Brighton, se afastou das suas funções em St James' Park.
Ashworth, que está no cargo no St James's Park há 20 meses, foi uma nomeação chave dos novos proprietários dos Magpies apoiados pela Arábia Saudita depois de concluírem a aquisição do clube em outubro de 2021.
"Estamos naturalmente desapontados pela decisão do Dan de deixar o clube, no entanto a nossa jornada não parar e o processo de recrutamento de um novo diretor desportivo vai começar imediatamente", pode ler-se no site oficial do clube.
Ao que tudo indica, ainda não foi estabelecido um contacto formal entre os clubes da Premier League e Ashworth esteve nas bancadas do St James' Park no sábado, quando os homens de Eddie Howe empataram 2-2 com o Bournemouth.
Howe admitiu na sexta-feira que estava "preocupado" com o conhecimento de Ashworth sobre o funcionamento interno do clube, à medida que aumentavam as especulações sobre o seu interesse no cargo de Old Trafford.
Questionado após o jogo de sábado se tinha falado com Ashworth desde a conferência de imprensa de sexta-feira, Howe respondeu: "Não".
Segundo as notícias, o Newcastle pretende uma indemnização de 20 milhões de libras (23,4 milhões de euros) e, na ausência de um acordo, Ashworth poderá não conseguir iniciar um novo trabalho até ao início de 2026.