Oito recordes que Erling Haaland ainda pode bater até ao final da época

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Oito recordes que Erling Haaland ainda pode bater até ao final da época
Aos 22 anos, Haaland está muito perto de bater novos recordes
Aos 22 anos, Haaland está muito perto de bater novos recordesAFP
Depois de ter batido o recorde de maior número de golos numa época da Premier League na última ronda, contra o West Ham, Erling Haaland ainda tem tempo para mais desempenhos históricos na presente campanha.

O recorde tem em conta os resultados das duas épocas em que foram disputadas 42 jornadas e do novo formato introduzido na época 1995/1996, quando apenas 20 equipas permaneciam na primeira divisão inglesa.

Maior número de jogos a marcar numa época da Premier League

Os recordes numa época de 42 e 38 jornadas são, respectivamente, de Andy Cole (Newcastle) e Mohammed Salah (Liverpool). O ex-atacante da seleção inglesa marcou 34 golos em 26 jogos na temporada 1993/1994, enquanto o "rei egípcio" fez balançar as redes em 18 das 24 partidas.

Haaland atingiu a marca de 22 jogos em que marcou pelo Manchester City esta época (35 golos). É de salientar que os Citizens ainda têm cinco jogos para disputar antes do final da época.

Assim, se marcar em todos os jogos que faltam, o avançado norueguês pode ultrapassar os dois. Os citizens ainda têm jogos a disputar contra Leeds, Everton, Chelsea, Brighton e Brentford.

Marcar ao maior número de equipas numa época da Premier League

Tanto numa época de 42 jogos como numa época de 38, são 17 golos. Mais uma vez, Andy Cole e Alan Shearer são os "responsáveis" por este recorde, em 1992. Depois dessa época de sonho para os ingleses, houve mais 3 nomes: Ian Wright (1996/1997), Robin Van Persie (2011/2012) e Salah (2017/2018), que conseguiram marcar contra quase todas as equipas adversárias, exceto duas.

Wright não marcou contra o Sunderland (que defrontou uma vez) e o Manchester United. Van Persie não marcou golos contra o Fulham e o Manchester City, enquanto Salah não conseguiu marcar contra o Manchester United e o Swansea.

Haaland marcou contra 16 equipas esta época. O avançado norueguês contribuiu para este registo especialmente na primeira metade da época, com o Liverpool a ser o único clube que o City defrontou por duas vezes e contra o qual Haaland não conseguiu romper a defesa. Num dos jogos, o avançado não esteve em campo devido a lesão. No entanto, o "gigante" de Pep Guardiola tem muito tempo para igualar ou até mesmo quebrar esse recorde.

Maior número de hat-tricks numa temporada

O recorde é de cinco e pertence a Alan Shearer, que marcou três golos contra Coventry, Nottingham Forest, West Ham, Bolton e Tottenham na sua época de estreia na Premier League ao serviço do Newcastle.

Haaland tem quatro, tendo marcado três golos contra Crystal Palace, Nottingham Forest, Man Utd e Wolves. Nas últimas 5 jornadas, o avançado teria de marcar 6 golos contra duas equipas diferentes para destronar o recorde de Shearer.

Mais golos numa edição da Liga dos Campeões

O recorde é de 17, detido por Cristiano Ronaldo na época 2013/2014.

Haaland tem 12. Com cinco golos na fase de grupos e outros sete na fase a eliminar, Haaland tem praticamente garantida a sua segunda Bota de Ouro da Liga dos Campeões. O jogador mais próximo na competição é Vinicius Junior, que tem seis golos marcados pelo Real Madrid. Os dois vão defrontar-se na meia-final.

Maior número de golos numa edição da Liga dos Campeões por um clube da Premier League

Haaland já está empatado com Ruud Van Nistelrooy nesta contagem, ambos com 12 golos. O neerlandês teve uma temporada fantástica em 2002/2003, quando os seus tentos levaram o Manchester United até aos quartos de final da prova.

Maior número de golos e assistências numa temporada da Premier League

Os recordes numa época com 42 e 38 jogos, respectivamente, são 47 e 44. Haaland está com 42. Para além dos seus 35 golos, o norueguês fez sete assistências para os seus companheiros de equipa.

O seu melhor desempenho foi no recente jogo contra o Arsenal, em que Haaland deu duas assistências a Kevin De Bruyne. No início de março, Bernardo Silva foi servido na perfeição contra o Newcastle, e Ilkay Gundogan converteu um excelente cruzamento do norueguês no jogo contra o Aston Villa, em fevereiro. Duas assistências também estiveram na origem do hat-trick de Phil Foden no dérbi contra o Manchester United, em outubro. Gundogan voltou a marcar após um passe de Haaland num jogo contra o Bournemouth, em agosto.

É provável que Shearer e Cole, que marcaram 34 golos e deram 13 assistências nas suas campanhas de 42 jogos, sejam apanhados por Haaland.

O líder da temporada com 38 jogos é Thierry Henry, que marcou 24 golos e deu 20 assistências na época 2002/2003. Até mesmo o ex-jogador da seleção francesa pode ser superado.

Maior número de golos numa época de estreia na Premier League

O recorde é de 38 golos. Haaland tem 35.

O maior número de golos marcados numa época de estreia na Premier League foi o de Kevin Phillips, que marcou 30 golos ao Sunderland em 1999/2000. Haaland bateu esse recorde, mas os black cats continuam a liderar a lista.

O Sunderland lutou pelo título da primeira divisão com uma certa regularidade após a Primeira Guerra Mundial, e Dave Halliday foi contratado para dar conta do recado. O atacante escocês marcou pelo menos 35 gols em cada uma das suas quatro temporadas no clube, começando com 38 na sua espetacular campanha de estreia. Apesar desses números, o Sunderland só conquistou o título em 1936, sete anos depois de Halliday ter se transferido para o Arsenal.

Halliday ainda é um dos dois jogadores que entraram para a história como os maiores artilheiros das divisões inglesa e escocesa. David McLean é o outro nome.

Halliday é também o jogador mais rápido de sempre a atingir os 100 golos na primeira divisão inglesa, precisando de 101 jogos. Haaland tentará primeiro quebrar a barreira dos 38 golos, para depois se concentrar no centenário de tentos, se permanecer na Premier League o tempo suficiente.

Maior número de golos de um jogador da Premier League numa época em todas as competições

O recorde é 63. Haaland tem 51.

Um recorde que quase não foi falado até ter sido revelado recentemente que Haaland está a aproximar-se rapidamente de outro feito.

Só há um jogador da Premier League que marcou mais golos em todas as competições numa única época do que Haaland. Trata-se de Tom Waring, cujos números antes da guerra eram considerados intocáveis mesmo no século XXI. Nos últimos anos, a fasquia foi elevada por Salah e Van Nistelrooy, ambos com 44 golos cada.

Há outro líder dos "golos ridículos". Os 60 golos marcados por Dixie Dean em 1927/28 nunca serão alcançados, mas o lendário avançado marcou três golos "fáceis" durante a participação do Everton na quarta eliminatória da Taça de Inglaterra.

Haaland tem, pelo menos, oito ou mesmo nove jogos para marcar os 12 golos necessários para ultrapassar Tom Waring, sendo que o City também poderá chegar à final da Liga dos Campeões, dando ao avançado norueguês uma oportunidade extra de marcar.