Opinião: Jogadores emprestados que poderiam brilhar na Premier League

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Opinião: Jogadores emprestados que poderiam brilhar na Premier League

Manchester United está muito satisfeito com o desempenho de Amad Diallo no empréstimo
Manchester United está muito satisfeito com o desempenho de Amad Diallo no empréstimoProfimedia
Todas as épocas, os clubes da Premier League emprestam jogadores a outras equipas, com o objetivo de lhes proporcionar o máximo de tempo de jogo possível e ajudá-los a evoluir em momentos cruciais da sua carreira.

Com a época a chegar ao fim, vários jogadores de grande qualidade regressam à Premier League para tentar garantir o estatuto de titular numa das divisões mais competitivas do mundo.

O velho ditado inglês diz: "Nunca se apaixone por um jogador emprestado". Mas nem sempre é assim tão fácil e os adeptos ficam muitas vezes magoados quando a sua estrela temporária sai no final da época.

É de notar que os jogadores selecionados podem não ser necessariamente estrelas nos seus atuais clubes de origem, e um empréstimo a uma equipa da Premier League inferior é perfeitamente possível - um método que muitas equipas seguem.

Dito isso, aqui estão 10 jogadores que voltaram de empréstimo e que podem ser titulares na Premier League na próxima temporada.

Folarin Balogun (Arsenal/Reims)

Sem dúvida o melhor jogador desta lista, Folarin Balogun marcou 19 golos na Ligue 1 com o Reims e deu três assistências aos seus companheiros.

A boa fase colocou-o entre os cinco maiores artilheiros do campeonato, atrás apenas de Kylian Mbappé, Jonathan David e Alexandre Lacazette (e Habib Diallo, do Estrasburgo).

Apesar de parecer ter um futuro incerto no Arsenal, o jovem avançado terá muitos pretendentes na Premier League se os Gunners deixarem passar a oportunidade de o integrar no seu plantel.

Balogun (à frente) em acção pelo Reims
Balogun (à frente) em acção pelo ReimsAFP

Taylor Harwood-Bellis (Man. City/Burnley)

Muitas equipas do Championship são inteligentes na forma como utilizam o mercado de empréstimos e muitos dos negócios beneficiam frequentemente as três partes (jogador, clube de origem e clube de empréstimo).

Um exemplo disso é o de Taylor Harwood-Bellis, que se destacou no centro da defesa do Burnley no caminho para uma temporada em que conquistou 100 pontos.

O seu desenvolvimento no último ano foi favorecido pela participação em 32 jogos pela equipa de Vincent Kompany, que terminou a campanha com a melhor defesa da competição.

O jovem central já foi emprestado à segunda divisão algumas vezes e agora certamente terá uma oportunidade na Premier League, podendo voltar ao Turf Moor enquanto os Clarets tentam manter a maior parte do plantel que garantiu a subida de escalão.

Simon Adingra (Brighton/Royal Union SG)

Outro jogador emprestado do outro lado da Europa, Simon Adingra, do Brighton, tem sido fantástico na Bélgica com o Union Saint-Gilloise.

O avançado seguiu uma trajetória semelhante à de Kaoru Mitoma, passando um tempo emprestado ao Union SG e agora está pronto para retornar ao Amex, depois de marcar 14 golos e dar 14 assistências em todas as competições.

Com os rumores que circulam sobre a saída de alguns dos principais jogadores do Brighton, Adingra pode voltar e provar ser um membro valioso do plantel na próxima temporada.

Amad Diallo (Man.United/Sunderland)

Um dos destaques do Campeonato Inglês nesta temporada, Amad Diallo respondeu a muitos críticos com suas atuações no Sunderland.

Apesar de não ter conseguido afirmar-se na equipa do Manchester United, e de ter tido uma passagem dececionante pelo Rangers, o costa-marfinense iluminou a segunda divisão com 13 golos e três assistências, e certamente estará nos planos de Erik Ten Hag quando voltar.

Os seus golos foram todos de grande qualidade, muitas vezes cortando para o interior pela direita e rematando para o canto de forma imparável.

Além disso, é excelente com a bola nos pés, deslizando sobre os defesas e mostrando todos os sinais necessários de um futuro extremo do Manchester United.

Veja um dos seus golos abaixo - há muitos mais de onde este veio.

Cameron Archer (Aston Villa/Middlesbrough)

Outro excelente jogador que teve de provar o seu valor na segunda divisão é Cameron Archer, do Aston Villa.

O avançado só foi emprestado ao Middlesbrough em janeiro, depois do clube ter superado uma fila de outros adversários para contratá-lo - o que mostra como o jovem era procurado.

Archer justificou o interesse com 11 golos e seis assistências em 20 partidas, quando o Boro terminou em quarto lugar no campeonato e foi derrotado nas meias-finais do play-off.

Apesar da boa fase de Ollie Watkins no Aston Villa, o clube carece de profundidade no ataque, e Archer pode muito bem disputar um lugar como titular na próxima temporada.

Ian Maatsen (Chelsea/Burnley)

O segundo empréstimo do Burnley a figurar na nossa lista é o de Ian Maatsen.

Era apenas uma questão de tempo até que surgisse uma vítima da máquina de empréstimos do Chelsea, já que Maatsen foi um dos destaques do Campeonato Inglês esta temporada.

Assim como Harwood-Bellis, teve um papel fundamental para que o Burnley sofresse o menor número de golos e conquistasse 100 pontos sem precedentes.

O neerlandês marcou quatro golos e deu seis assistências a partir da lateral esquerda e mostrou, ao longo da época, que está pronto para uma oportunidade na Premier League, até mesmo no Chelsea, que continua a ter dificuldades com as suas opções para a lateral.

James McAtee (Man City/Sheffield United)

Outro jogador emprestado pelo Manchester City que se destacou numa equipa que conquistou a promoção no Championship, James McAtee tem sido uma revelação no Sheffield United nesta temporada.

O jovem médio marcou nove golos na segunda divisão, quando os Blades terminaram em segundo lugar e confirmaram o estatuto de clube da Premier League mais uma vez.

A sua boa forma, juntamente com o também jogador emprestado pelo Manchester City, Tommy Doyle, teve um enorme impacto na promoção do clube e parece provável que McAtee tenha agora uma oportunidade na primeira divisão - seja com o City ou num possível regresso ao Sheffield United.

McAtee comemora diante da torcida do Sheffield United
McAtee comemora diante da torcida do Sheffield UnitedProfimedia

Cody Drameh (Leeds/Luton)

É verdade que o Leeds pode não estar na Premier League na próxima temporada, mas Cody Drameh - que está emprestado ao Luton desde janeiro - provavelmente estará, com ou sem eles.

O central faz parte da equipe do Luton que sonha com a promoção através dos play-offs, tendo apenas o Coventry como obstáculo.

Ele disputou 18 partidas desde que chegou na janela de transferências de inverno e deu aos Hatters uma nova dimensão no ataque no caminho para terminar em terceiro lugar na Championship.

Embora haja uma oportunidade de que se torne um jogador da Championship quando a janela de transferências abrir, certamente não demorará muito para que ele retorne ao topo.

Destiny Udogie (Spurs/Udinese)

Destiny Udogie foi contratado pelos Spurs no verão de 2022 e emprestado diretamente à Udinese, onde já jogou 31 vezes.

Apesar de ter entrado no clube sob o domínio de Antonio Conte, Udogie ainda pode ter um futuro no norte de Londres, especialmente com o seu plantel a precisar de uma grande reconstrução.

A lateral-esquerda tem sido um problema para os Spurs durante toda a época, com jogadores como Ivan Perisic e Ryan Sessegnon a não conseguirem impressionar, deixando a porta aberta para Udogie reclamar um lugar na equipa.

Andrey Santos (Chelsea/Vasco)

Para quem não está acostumado, Andrey Santos, do Chelsea, tem brilhado discretamente enquanto está emprestado ao Brasil.

Ele jogou cinco vezes (e marcou um golo) pelo Vasco, mas o médio impressionou principalmente na seleção brasileira sub-20.

Santos marcou seis golos em oito jogos no Campeonato Sul-Americano Sub-20, comandando o país em seis vitórias e dois empates, além de ser o melhor marcador da competição com o golo da vitória na final.

A entrada direta na equipa principal do Chelsea pode ser cedo demais para o jovem, mas alguns minutos no banco não devem estar fora de questão e ele é definitivamente um jogador para se ficar de olho.

Andrey Santos posa com o troféu do Campeonato Sul-Americano Sub-20
Andrey Santos posa com o troféu do Campeonato Sul-Americano Sub-20Profimedia