
A AFP Sport analisa a situação de cada um dos concorrentes e a comparação entre os seus percursos.
Arsenal - 64 pontos
Os Gunners são os três candidatos em melhor forma, com uma série de oito vitórias consecutivas na Premier League em 2024, incluindo uma vitória crucial por 3-1 sobre o Liverpool em janeiro. Os comandados de Mikel Arteta marcaram 33 golos nesses oito jogos e abriram uma boa vantagem no saldo de golos em relação aos rivais, o que pode ser decisivo.
O Arsenal só volta a jogar para o campeonato daqui a três semanas, e a viagem ao City, no dia 31 de março, é a prova de fogo para avaliar o quanto o emblema melhorou nos últimos 12 meses. A jovem equipa de Arteta foi goleada por 4-1 no Etihad na época passada, quando tropeçou na reta final da corrida pelo título, depois de ter liderado durante grande parte da época.
Um ano mais tarde, a equipa parece mais madura e tem um plantel mais profundo para lidar com a pressão de tentar conquistar o primeiro título em 20 anos. Declan Rice e Kai Havertz, contratados no verão, foram os autores dos golos da nervosa vitória por 2-1 sobre o Brentford no sábado, que testou a sua coragem, com o golo de Havertz a quatro minutos do fim.
Mas o Arsenal tem pela frente uma série de jogos difíceis fora de casa, mesmo depois da viagem ao City. O emblema londrino terá pela frente o Tottenham, o Manchester United, o Brighton e o Wolves, rivais do norte de Londres.
Jogos a seguir:
31 de março: Manchester City (fora)
3 de abril: Luton (casa)
6 de abril: Brighton (fora)
13 de abril: Aston Villa (casa)
20 de abril: Wolves (fora)
27 de abril: Tottenham (fora)
4 de maio: Bournemouth (casa)
11 de maio: Manchester United (fora)
19 de abril: Everton (casa)
Liverpool - 64 pontos
Os comandados de Jürgen Klopp não conseguiram fazer valer a sua supremacia no segundo tempo no empate (1-1) com o City no domingo. No entanto, os Reds têm, no papel, a melhor campanha, já que querem despedir-se do seu treinador em grande estilo no final da temporada.
Klopp manteve o Liverpool no caminho certo para uma possível conquista do tetracampeonato, apesar de uma crise de lesões que teria arruinado a disputa pelo título em outros clubes. Alisson Becker, Trent Alexander-Arnold e Diogo Jota continuam afastados, mas o treinador alemão está a começar a recuperar alguns dos seus outros jogadores-chave.
Mohamed Salah saiu do banco nos últimos dois jogos, enquanto Dominik Szoboszlai e Darwin Nunez foram titulares contra o City. Contudo, o Liverpool tem de equilibrar a sua luta pelo título com uma participação na Liga Europa e na Taça de Inglaterra.
No próximo fim de semana, o emblema nortenho desloca-se a Manchester United para disputar os quartos de final da Taça de Inglaterra e, no próximo mês, terá de se deslocar a Old Trafford parao campeonato.
O clássico local contra o Everton também pode ser complicado, e o Tottenham e o Aston Villa, que disputam a Liga dos Campeões, também terão dois dos seus últimos três jogos.
Jogos a seguir:
31 de março: Brighton (casa)
4 de abril: Sheffield United (casa)
7 de abril: Manchester United (fora)
14 de abril: Crystal Palace (casa)
20 de abril: Fulham (fora)
27 de abril: West Ham (fora)
4 de maio: Tottenham (casa)
11 de maio: Aston Villa (fora)
19 de maio: Wolves (casa)
Por confirmar: Everton (fora)
Manchester City - 63 pontos
O City tem como objetivo tornar-se a primeira equipa a conquistar quatro títulos consecutivos da primeira divisão inglesa e tem o know-how do seu lado para ultrapassar a linha. Pep Guardiola admitiu que a sua equipa sobreviveu a um "tsunami" do Liverpool para sair de Anfield com um ponto que a deixa ainda bem na luta pelo título.
O atual campeão inglês está no meio de um mês decisivo, com o quarto classificado Villa visitando o Etihad três dias depois do Arsenal. Mas, se continuar a distância no início de abril, o City estará confiante de que conseguirá derrubar os líderes, já que uma viagem ao Tottenham é o único jogo complicado nas últimas oito rodadas.
Jogos a seguir:
31 de março: Arsenal (casa)
3 de abril: Aston Villa (casa)
6 de abril: Crystal Palace (fora)
13 de abril: Luton (casa)
20 de abril: Tottenham (fora)
27 de abril: Nottingham Forest (fora)
4 de maio: Wolves (casa)
11 de maio: Fulham (fora)
19 de maio: West Ham (casa)
Por confirmar: Brighton (fora)