Mais

Rebecca Welch entra na história do futebol inglês após dirigir o Fulham-Burnley

Rebecca Welch antes do apito inicial no Fulham-Burnley
Rebecca Welch antes do apito inicial no Fulham-BurnleyAFP
A árbitra Rebecca Welch tornou-se este sábado na primeira mulher a dirigir um jogo da Liga inglesa de futebol, quando deu o apito inicial para o duelo entre o Fulham, de Marco Silva, e o Burnley, em Londres.

Rebecca Welch, de 40 anos, foi bastante aplaudida pelos adeptos presentes em Craven Cottage quando entrou no relvado, fazendo história no encontro da 18.ª jornada da Premier League.

Rebecca Welch é árbitra desde 2010 e acumulou esse trabalho durante um período de tempo com o seu trabalho no Serviço Nacional de Saúde inglês (NHS), antes de optar por se dedicar à arbitragem a tempo inteiro.

Em janeiro passado já tinha feito história ao arbitrar uma partida do Championship, segunda divisão inglesa, e antes disso, em 2021, tinha apitado uma partida da quarta divisão entre o Harrogate Town e o Port Vale.

Em novembro, Welch alcançou outro marco ao atuar como quarto árbitro na partida da Premier League entre o Fulham e o Manchester United.

Recorde o Fulham-Burnley

Uma ascensão meteórica

Rebecca Welch começou a sua carreira de árbitra em 2010 e subiu rapidamente na hierarquia. Apenas dois anos e meio depois de ter apitado pela primeira vez, ela apitou um jogo a nível profissional.

A sua ascensão meteórica foi sempre acompanhada por cânticos misóginos e hostilidade sexista. No final de novembro, dois jovens foram detidos após um jogo da liga inglesa entre o Birmingham City e o Sheffield Wednesday por terem proferido cânticos misóginos contra Welch. 

"Não toleramos qualquer forma de ódio e é importante que os crimes de ódio nos sejam comunicados", afirmou a polícia num comunicado na altura.

Antes do seu primeiro jogo na Premier League, o treinador do Burnley, Vincent Kompany, disse o seguinte sobre a talentosa árbitra: "É obviamente um passo importante. Acho que ela deve estar muito orgulhosa por ter conseguido isso. Acho que há muitas mulheres - em geral, mas particularmente no nosso futebol - que agora reconhecem a oportunidade de chegar ao mais alto nível".