Um conto de fadas: Luton Town consegue feito inédito ao alcançar a Premier League

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um conto de fadas: Luton Town consegue feito inédito ao alcançar a Premier League

A festa do Luton
A festa do LutonProfimedia
Os hatters venceu o play-off do Championship e vai disputar o primeiro escalão de Inglaterra. Há 31 anos que não estavam entre a elite.

Wembley foi palco da consagração do Luton. Situada no condado de Bedfordshire, esta cidade com pouco mais de 200 mil habitantes vai estar entre a elite do futebol inglês, depois de garantida a promoção à Premier League.

Quando Fankaty Dabo, do Coventry, disparou o penálti por cima da trave, colocou um ponto final num jogo de emoções fortes e que colocou um ponto final numa ascensão inédita no futebol inglês.

Fundado em 1885, o Luton tornou-se no primeiro clube inglês a conseguir subir dos escalões amadores até ao topo do futebol inglês. Depois da descida de divisão, em 1992, um ano antes do nascimento da Premier League, os hatters viram-se a disputar as provas amadoras em 2009/10, devido a uma dedução de 30 pontos por irregularidades financeiras.

Foi a primeira vez na história que disputaram Conference Premier, fora da alçada da EFL. É aí que começa uma caminhada inédita. Em 2014 regressaram à League Two, em 2018 subiram à League One, em 2019 subiram ao Championship e em 2023 carimbaram o regresso à Premier League.

Kenilworth Road, longe do luxo

Situado por entre lojas e restaurantes em Dunstable Road, Kenilworth Road está longe da imponência de Old Trafford, do Etihad ou do Emirates. Contudo, será aqui que algumas das principais estrelas do futebol mundial vão jogar na próxima temporada.

Ainda antes de garantir a subida de divisão, a direção do clube já tinha assegurado que estava disposta a gastar 10 milhões de euros durante o verão para renovar o estádio de acordo com as exigências da liga, nomeadamente em termos de iluminação e infraestruturas de imprensa (50 lugares, sala de imprensa com 70 lugares e 15 postos de rádio) Ainda assim, com 100 mil lugares, o recinto construído em 1905 vai ser o mais pequeno de sempre a acolher um jogo da era Premier League.

Kenilworth Road
Kenilworth RoadLuton

A mudança para a nova casa só deverá acontecer em 2027, um estádio com capacidade para 19 mil adeptos, e o objetivo passa por conseguir levar algumas das remodelações para o novo recinto.

Para já, alguns dos adeptos visitantes vão ter de passar pelos terraços de casas e subir escadas de metal até à Oak Road Stand, numa imagem pouco vista num campeonato marcado pelo luxo.

Kenilworth Road
Kenilworth RoadLuton

Mpanzu, o fiel escudeiro

A história de Pelly Ruddock Mpanzu confunde-se com o Luton. Desde 2014 no clube, o médio de 29 anos da República Democrática do Congo acompanhou toda a caminhada dos hatters e torna-se no primeiro jogador a subir de divisão em todos os escalões da pirâmide do futebol inglês profissional com o mesmo emblema.

E apesar do nível ir aumentado, Mpanzu não tem perdido a confiança dos treinadores. Pelo contrário. Desde 2016 que disputou sempre pelo menos 30 jogos e só em 2021/22 é que não conseguiu marcar mais de um golo. Veremos agora na Premier League.

Os números de Mpanzu
Os números de MpanzuFlashscore