"Football Manager da vida real": trio de youtubers adquiriu ações do Aalborg, da Dinamarca

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
"Football Manager da vida real": trio de youtubers adquiriu ações do Aalborg, da Dinamarca
Jogadores do Aalborg BK festejam com os seus adeptos.
Jogadores do Aalborg BK festejam com os seus adeptos.
Profimedia
Um trio de criadores de conteúdo alemães vai passar a deter ações do Aalborg, do segundo escalão do futebol dinamarquês.

Anton Rinas (conhecido online como "ViscaBarca"), Maximilian Stemmler ("Trymacs") e Sascha Hellinger ("UnsympathischTV") são os criadores de conteúdo em questão. Num vídeo publicado no YouTube na segunda-feira, ViscaBarca comparou o seu investimento a jogar "Football manager na vida real". Uma declaração que desencadeou uma enorme confusão nas redes sociais e também causou grande ceticismo entre alguns adeptos do Aalborg.

Numa declaração publicada no Instagram, o grupo de adeptos Vesttribunen afirmou que era "completamente inaceitável" que "os co-proprietários do clube vissem as suas ações como um jogo de FIFA transformado em realidade".

No início de 2023, o antigo internacional alemão Thomas Hitzlsperger adquiriu 20% das ações do Aalborg BK juntamente com a empresa que fundou, a SSE22. O facto de os streamers e criadores de conteúdo "ViscaBarca", "Trymacs" e "UnympathischTV" também terem sido incorporados como co-proprietários é visto de forma crítica pelos adeptos do clube dinamarquês, fundado em 1885.

Num vídeo publicado no YouTube, ViscaBarca revelou os seus sonhos para o Aalborg. O youtuber quer levar o tetracampeão dinamarquês ao primeiro escalão e depois às competições europeias o mais rapidamente possível.

Primeira consequência: não há vídeos sem acordo

Muitos adeptos estão conscientes de que o clube está localizado numa região estruturalmente fraca e que não se pode prescindir completamente de modelos de financiamento alternativos, como confirmou o Flashscore.

A Vesttribunen sublinhou ainda que "a cooperação com os proprietários" tem"funcionado bem" até à data e "baseia-se no respeito mútuo". No entanto, a base para a cooperação é um profundo entendimento de que o futebol também pertence aos "adeptos".

Numa nova declaração, na quarta-feira, o grupo de adeptos deu uma ideia das conversações de esclarecimento com a direção do clube. Foi acordado que "os três influenciadores alemães (...) não fazem parte das operações do clube e não moldam a estratégia". De acordo com o 11Freunde, o trio não poderá publicar vídeos sobre o assunto no futuro sem consultar os adeptos.

O Aalborg está atualmente no segundo lugar da segunda divisão dinamarquesa, a um ponto do líder Sonderjyske.