Dados apontam surpresas para o fim de semana: Sturm Graz, Olomouc e Clermont

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dados apontam surpresas para o fim de semana: Sturm Graz, Olomouc e Clermont
Salzburgo e Sturm estão em igualdade de circunstâncias esta época
Salzburgo e Sturm estão em igualdade de circunstâncias esta épocaProfimedia
Quem vai ganhar o grande jogo? Esta é a pergunta-chave que os adeptos do desporto e os especialistas de todo o mundo se fazem diariamente. Na maioria das vezes, porém, guiam-se mais por sentimentos e impressões do que por dados concretos. A resposta correcta a esta pergunta pode muitas vezes ser extremamente valiosa, especialmente se os números sugerirem que os favoritos podem simplesmente escorregar.

É por isso que o Flashscore, em colaboração com uma equipa de analistas da empresa de dados checa 11Hacks, apresenta todas as sextas-feiras uma visão geral baseada em dados sobre onde esses resultados (in)esperados podem ocorrer no vasto mundo do futebol, para o ajudar a hackear o fim de semana.

Salzburgo - Sturm Graz

O Salzburgo domina o campeonato austríaco há nove épocas consecutivas, normalmente vencendo o campeonato muito antes do final da competição. No ano passado, tinha uma diferença de 15 pontos sobre o Sturm Graz na tabela, mas desta vez a mesma equipa está a causar-lhes muito mais problemas.

A três jornadas do fim, o Salzburgo lidera com apenas três pontos de vantagem e é provável que o campeonato seja disputado até ao fim.

O desempenho do Sturm e a sua presença no topo da tabela não se devem à sorte, pois os dados mostram que há muito tempo que o Salzburgo está em pé de igualdade. De acordo com a métrica de pontos esperados, que analisa a qualidade das oportunidades de golo criadas e permitidas e, em seguida, calcula a probabilidade de uma equipa ganhar, perder ou empatar um jogo, a posição atual de ambas as equipas é igual. Na verdade, o Sturm deveria estar apenas a três pontos do seu rival pelo título.

Tabela de pontos esperados na Bundesliga austríaca (excluindo pontos).
Tabela de pontos esperados na Bundesliga austríaca (excluindo pontos).11Hacks/Flashscore

Ambos os adversários destacam-se do resto das equipas, não só ofensivamente, mas especialmente no seu jogo defensivo. Eles permitem aos adversários uma média de 0,80 golos esperados (xG) por jogo, enquanto o terceiro melhor registo defensivo, detido pelo LASK, é de 1,23.

Para o jogo deste fim-de-semana, o Salzburgo não contará com o médio central Luka Sucic, lesionado há muito tempo, ao qual se juntou o avançado Noah Okafor na lista de lesionados no final de abril. Ao mesmo tempo, o experiente capitão Andreas Ulmer, um dos dois jogadores de 30 anos num elenco repleto de jovens talentosos, está em licença de paternidade e o seu lugar na equipa para o duelo é incerto. Mas nenhum dos outros jogadores-chave deve faltar.

A primeira vez que as duas equipas se defrontaram foi em julho, quando o Sturm venceu por 2-1, e a segunda vez foi no final de abril, quando o Salzburgo venceu por 2-0. Em todas as ocasiões, foi um espectáculo cauteloso e muito equilibrado, que não ofereceu grande beleza ao adepto de futebol imparcial.

Em ambos os casos, o campeão em título foi melhor em termos de expectativa de golos, embora apenas ligeiramente, com 0,76 e 0,74 no primeiro jogo e 0,83 - 0,42 no segundo. Se os visitantes quiserem surpreender, agora é a hora. Talvez não tenham uma oportunidade semelhante na liga durante muito tempo.

Slovacko - Olomouc

A ordem dos três primeiros lugares na tabela da Fortuna Liga está provavelmente decidida, mas a questão de quem, juntamente com os dois clubes mais famosos de Praga e o Viktoria Plzen, irá garantir a sua participação nas competições europeias da próxima época, continua por decidir. O cobiçado quarto lugar pertence atualmente ao Bohemians, mas o Slovacko está a um ponto de distância, no quinto lugar.

Embora as hipóteses do Olomouc, tendo em conta o défice de cinco pontos e os três jogos que faltam disputar, sejam apenas teóricas, isso não significa que os Hanaks não possam dar uma boa réplica aos restantes adversários. Já o fizeram em Plzen e o próximo adversário poderá ser o Slovacko, este sábado.

Tabela de golos sofridos por jogo na Liga Checa
Tabela de golos sofridos por jogo na Liga Checa11Hacks/Flashscore

A equipa de Uherske Hradiste tem sido elogiada pelo bom funcionamento da sua defesa em certas fases da época, mas o Olomouc tem sido injustamente esquecido. O Sigma tem a terceira melhor defesa da liga, atrás do Slavia Praga e do Sparta Praga. De acordo com a métrica de golos esperados, permite aos seus adversários um volume muito baixo de oportunidades perigosas, com uma média de apenas 0,92 xGa, que é inferior à do Plzen, Slovacko ou Mlada Boleslav.

Embora as duas equipas sejam semelhantes em termos de qualidade das oportunidades criadas, o Olomouc terá a oportunidade de explorar vários pontos fracos do adversário.

Os comandados de Martin Svedik têm dificuldades visíveis em defender situações de bola parada. Só o trio Pardubice, Teplice e Ceske Budejovice permitiu mais oportunidades de golo. A equipa de Vaclav Jilek criou uma boa quantidade de oportunidades a partir de bolas paradas e marcou o menor número de golos de toda a liga quando as defendeu. Mesmo que o Bohemians perca para o Sparta neste fim de semana, o Slovacko não terá vida fácil neste confronto.

Brest - Clermont

Embora a equipa da casa tenha uma promissora vantagem de cinco pontos sobre os lugares de despromoção a três jornadas do fim da Ligue 1, tem pela frente o lote mais difícil de todas as equipas ainda ameaçadas de poder descer à Ligue 2.

O Brest recebe em casa o Clermont, que vem em ascensão, antes de enfrentar o atual terceiro colocado Marselha e o sexto, o Rennes.

Uma equipa que, sob o comando do treinador Pascal Gastien, não perde no campeonato desde meados de março e que, desde então, conseguiu subir ao oitavo lugar.

Embora o Brest seja o favorito das casas de apostas (provavelmente devido à importância do jogo para o seu lado e também à vantagem de jogar em casa), vencer o Clermont não será fácil. Em termos de oportunidades concedidas, apenas o Marselha, o Lille e o Rennes têm melhores defesas nos últimos sete jogos.

Uma amostra tão baixa de duelos também se deve, em grande parte, à sorte do sorteio, que colocou o Clermont no caminho de Troyes, Ajaccio ou Angers, abaixo da média, durante esta série de resultados, mas conseguiu vencer o Nice, o Reims e, mais recentemente, o Lyon.

Numa amostra de toda a época, o Clermont permitiu aos seus adversários uma média de 1,35 golos esperados por jogo, sendo por isso ligeiramente melhor do que o Brest (1,43). Será um duelo entre dois guarda-redes equilibrados e o mesmo se aplica aos ataques, que são quase idênticos em termos de qualidade das oportunidades criadas e dos golos marcados.

Do ponto de vista analítico, não será uma surpresa se o Clermont prolongar a sua série sem perder por mais um jogo.