Notícia Flashscore: Gonçalo Feio vai assumir o comando técnico do Legia Varsóvia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Notícia Flashscore: Gonçalo Feio vai assumir o comando técnico do Legia Varsóvia

Gonçalo Feio deixou o Motor Lublin e assume agora um grande do futebol polaco
Gonçalo Feio deixou o Motor Lublin e assume agora um grande do futebol polacoMotor Lublin
O controverso treinador português de 34 anos, Gonçalo Feio, vai assumir uma tarefa quase impossível: salvar a época do Legia de Varsóvia. Tem sete jogos para o fazer, a começar pelas batalhas contra o Rakov e o Slask. Se há alguém que pode assumir tal missão, esse alguém é o técnico luso, conhecido pelo seu temperamento, que será oficialmente apresentado esta quarta-feira, sabe o Flashscore.

Se se esperava a cabeça de alguém esta semana, o mais provável era que fosse Dawid Szwarga no Rakov. E, no entanto, foi o Legia Varsóvia que decidiu agitar as coisas depois de um empate (1-1) com o Jagiellonia.

É difícil resistir à impressão de que não foi tanto o resultado que fez pender a balança, mas sim as declarações de Kosta Runjaić após o jogo. Este último sugeriu claramente que a responsabilidade pelos problemas de primavera do Legia não era apenas dele, mas implicitamente também do diretor desportivo Jacek Zieliński.

E foi Zieliński quem esteve por detrás da decisão de demitir o treinador alemão. O despedimento em si não foi inesperado, a única surpresa pode ser o momento escolhido para a decisão, antes dos jogos contra o Rakov e o Slask, que poderiam decidir um lugar nas competições europeias.

O choque absoluto, por outro lado, é a informação apurada pelo Flashscore sobre o sucessor: Gonçalo Feio, treinador português de34 anos, até agora conhecido apenas pela polémica no comando técnico do Motor Lublin.

Os próximos jogos do Legia
Os próximos jogos do LegiaFlashscore

Um regresso inesperado

Gonçalo Feio demitiu-se do Motor a 18 de março, após uma derrota por 1-2 contra o Stala Rzeszów. Feio já se tinha destacado ao levar uma equipa em crise ao topo da Liga 2, ganhando a promoção à Liga Fortuna 1 nos play-offs, e hoje a sua equipa continua na luta pela promoção à Ekstraklasa.

É possível que em Lublin se preparem mais para uma barragem do que para um salto direto para a elite, mas ainda têm hipóteses de alcançar um dos dois primeiros lugares.

Os Lublinenses devem isso, em grande parte, ao português de 34 anos, por quem a equipa estava pronta para se afundar. O técnico deve ser apresentado oficialmente como treinador do Legia Varsóvia numa conferência de imprensa esta quarta-feira, às 10:00, apurou o Flashscore.

Vale a pena recordar que foi no Legia que Gonçalo Feio deu os primeiros passos no futebol polaco. O português começou com a formação de jovens, há década e meia, e passou mais de cinco anos no Łazienkowska Street antes de sair para integrar os quadros do Wisła Kraków ou do Rakowo.

É conhecido pelo seu trabalho intransigente: espera o máximo empenho dos seus jogadores, é o primeiro a chegar e o último a terminar as suas tarefas, e é capaz de colocar as coisas no fio da navalha nas relações pessoais.

Ainda com pena suspensa

A natureza intransigente de Gonçalo Feio tem rostos que lhe dão orgulho, com os quais consegue conquistar o coração dos jogadores. No entanto, as mais famosas são de longe as que lhe causam vergonha, pesando dolorosamente na sua imagem. Basta dizer que ainda tem uma suspensão de um ano, imposta em abril passado, e suspensa por dois anos.

A sanção foi imposta depois de o explosivo treinador ter atirado um tabuleiro de documentos contra a secretária do presidente, tendo o objeto saltado e atingido a cara do dirigente, com quem Gonçalo Feio quase se tinha envolvido numa luta durante uma conferência de imprensa.

Na sequência do incidente, numa enorme polémica, o presidente e a porta-voz da Motor - ambos em conflito aberto com Gonçalo Feio - despediram-se dos seus empregos, mas não o próprio treinador.

Esta não foi a primeira explosão de Gonçalo Feio, mas foi a maior já conhecida. No Wisła Kraków insultou e cuspiu no pessoal de segurança após um desentendimento, no Rakow acabaria no chão depois de procurar uma briga com o treinador da equipa.

Neste contexto, a pena suspensa pode servir de rastilho para forçar o treinador a adotar um comportamento adequado. Certamente que esta questão também foi discutida com ele e poderá ter salvaguardas contratuais adicionais num trabalho que parece ser um sonho para o próprio treinador de 34 anos.

Além disso, ele próprio já deu a entender em algumas entrevistas que dirigir o Legia ou o Lech seria apenas um sonho tornado realidade.