Novo dono do Slavia Praga deixa garantia: "O clube não está à venda e não estará"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Novo dono do Slavia Praga deixa garantia: "O clube não está à venda e não estará"

Pavel Tykač, o novo proprietário do Slavia Praga.
Pavel Tykač, o novo proprietário do Slavia Praga.SK Slavia Praha
De acordo com o bilionário Pavel Tykač (59 anos), que se tornou o proprietário do Slavia na semana passada, a revenda do clube acabou e o clube de Vršovice não estará mais à venda. De momento, o novo proprietário não está a planear qualquer mudança de pessoal na gestão do clube de Praga e continua a contar com Jaroslav Tvrdík (55 anos). Tykač também declarou que irá tratar pessoalmente das transferências de jogadores. Ele vê a conquista do título e da taça nacional e ir o mais longe possível na parte eliminatória da Liga Europa como o seu objetivo na parte da primavera desta temporada.

"O Slavia Praga é um clube de futebol lendário. Quando surgiu a oportunidade de negociar a compra, não hesitei de todo. É uma questão do meu coração, por isso estou relutante em dizer que é um investimento. Vejo-o mais - e não apenas nesta época natalícia - como um presente e uma esperança. Estou feliz e orgulhoso por ter conseguido comprar o Slavia a investidores chineses e colocá-lo de novo nas mãos dos checos. Esta oportunidade foi uma prenda para mim", disse Tykač.

Acrescentou que também vê esta dádiva como um compromisso. "Farei tudo o que estiver ao meu alcance para não desiludir a esperança das pessoas", disse o empresário e investidor de 59 anos, que, de acordo com a edição de outubro da revista Forbes, é o quarto checo mais rico, com uma fortuna de 183,3 mil milhões de coroas checas (7,4 mil milhões de euros).

O clube vai continuar nas suas mãos, disse. "Nos últimos trinta anos, o Slavia Praga teve talvez dez proprietários. Gostaria de anunciar que esta revenda do mais importante clube checo chegou ao fim. Já não está à venda e não estará", declarou. "Eu continuarei a ser o seu proprietário e acredito que os meus filhos também nunca o venderão e, juntamente com a Bancada Norte, gritarão: 'Praga é a cidade mais bonita do mundo. Nós dominamo-la'".

O 21 vezes campeão da liga continuará a ser liderado pelo atual presidente Tvrdík. Tykač está a contar com ele. "Ele está a fazer um trabalho muito bom. De momento, não estou a planear nenhuma mudança de pessoal na gestão do clube", disse Tykač.

Ele também estará pessoalmente envolvido nas transferências. "Como proprietário, declaro a minha disponibilidade para participar no caminho para o sucesso. No que diz respeito à aquisição de jogadores, avaliarei cada oportunidade de adquirir um jogador interessante individualmente em relação aos objetivos que estabeleci", disse o proprietário da empresa de energia e carvão Sev.en Energy.

Slavia ocupa a 2.ª posição da tabela
Slavia ocupa a 2.ª posição da tabelaFlashscore

Os objetivos do Slavia

O Slavia vai passar o inverno na tabela a cinco pontos do atual campeão Sparta, que disputou mais um jogo. No final de fevereiro, os rivais de Praga vão defrontar-se nos quartos de final da taça doméstica em Eden, depois, em março, a equipa de Vršovice vai enfrentar os oitavos de final da Liga Europa. "O objetivo é ganhar o título da liga e a Taça MOL e ir o mais longe possível na parte da primavera das Taças Europeias. Para isso, para além dos jogadores e treinadores, a direção e o proprietário devem, naturalmente, contribuir", disse Tykač.

"Em termos de desenvolvimento futuro, gostaria de iniciar a construção de um centro de formação de jovens o mais rapidamente possível, e vamos concentrar-nos muito no trabalho com os jovens em geral. Considero que o desporto é um fator muito importante e benéfico na educação e maturação das crianças. Entre as prioridades estará o desenvolvimento da equipa feminina, que é excecionalmente bem sucedida (22 títulos da liga e participante regular na Liga dos Campeões)", afirmou Tykač.