Multimilionário Pavel Tykač quer comprar Slavia Praga

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Multimilionário Pavel Tykač quer comprar Slavia Praga

O Slavia deverá deixar de ser propriedade da empresa chinesa CITIC no futuro.
O Slavia deverá deixar de ser propriedade da empresa chinesa CITIC no futuro.Profimedia
De acordo com o semanário Eura, o bilionário Pavel Tykač quer comprar o Slavia aos seus proprietários chineses. Nem o clube de Praga nem um dos checos mais ricos comentaram a possível transação. O atual proprietário maioritário do Slavia é o CITIC Group.

"O clube não tem o direito, a oportunidade ou a informação de comentar qualquer especulação relacionada com a propriedade e a tomada de decisões do seu acionista", declarou o Slavia Praga num comunicado enviado aos meios de comunicação social.

"São especulações e não temos qualquer comentário sobre elas de momento", disse esta quarta-feira o porta-voz do Tykač, Jan Chudomel, ao ČTK.

O clube de Vršovice tem proprietários chineses desde setembro de 2015, com o CEFC substituído pelo CITIC Group três anos depois. Este último tem uma participação de praticamente 100 por cento no Slavia desde junho de 2021.

De acordo com a Eura, o Tykač deverá adquirir 99,98% das ações do clube. O site inFotbal.cz informou que o preço é de cerca de 2 mil milhões de coroas checas (cerca de 81 milhões de euros). Mesmo após a chegada do proprietário da empresa de energia e carvão Sev.en Energy, o presidente do conselho de administração Jaroslav Tvrdík deve permanecer na gestão do Slavia.

Quem é Pavel Tykač?

Pavel Tykač está principalmente ativo no sector da energia e da extração de lenhite, mas também no sector imobiliário e financeiro. De acordo com a versão checa da revista Forbes, é um dos checos mais ricos, com uma fortuna de 183,3 mil milhões de coroas (cerca de 7 mil milhões de euros).

Controla, nomeadamente, o segundo maior produtor de eletricidade da República Checa, a Sev.en Energy, que inclui as minas de lenhite de Vrašany e ČSA, na Boémia do Norte, as centrais eléctricas de Chvaletice e Počerady e as centrais de aquecimento de Zlín e Kladno. A Tykač compra acções de outras empresas, como a Moneta e a ČEZ. Também está envolvida no estrangeiro.

Pavel Tykač.
Pavel Tykač.Profimedia

Até agora, Tykač tem estado envolvido no desporto principalmente como adepto - apoia o Slavia e assiste frequentemente aos seus jogos em Eden - ou como patrocinador de algumas actividades nas regiões onde as suas empresas operam.

Recentemente, por exemplo, realizou-se no Estádio Ivan Hlinka, em Litvínov, o quarto torneio anual Sev.en Hockey Cup para equipas infantis de Litvínov, Pardubice, Zlín e Kladno. Para além do hóquei juvenil, este ano as empresas do Tykač apoiaram o clube de andebol feminino Most.

Os proprietários maioritários do Slavia desde 1991:

1991 a 1993 - empresário americano de origem checa Boris Korbel

junho a dezembro de 1993 - Slavia Football Club

1994 a 1997 - vários accionistas sem um proprietário maioritário; por exemplo, o First Privatisation Fund (PPF), o Slavia Football Club, o WIKA, o Benzina, o Česká pojišt'ovna e outros

1997 a 2006 - empresa de investimento britânica ENIC

2006 a 2011 - os então patrões do clube, Petr Doležal (diretor executivo) e Tomáš Rosen (membro do conselho de administração da sociedade anónima)

março a maio de 2011 - Antonín Franc (de acordo com a especulação da imprensa, o verdadeiro proprietário era o controverso empresário Petr Sisák)

maio a agosto de 2011 - empresa de investimento e financeira Natland Group

2011 a 2014 - antigo ministro dos Transportes Aleš Řebíček

2014 a 2015 - Aleš Řebíček e a empresa Vinet (proprietária do estádio em Eden)

De setembro de 2015 ao outono de 2018 - a empresa chinesa de finanças e energia CEFC

a partir de novembro de 2018 - o promotor imobiliário chinês Sinobo, que adquiriu a maioria das acções do grupo estatal chinês CITIC, que tinha anteriormente adquirido o clube à CEFC