Rodgers abre a porta à saída de Liel Abada do Celtic que sofre com pressão em Israel

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Rodgers abre a porta à saída de Liel Abada do Celtic que sofre com pressão em Israel

Liel Abada, avançado do Celtic e de Israel
Liel Abada, avançado do Celtic e de IsraelProfimedia
O treinador do Celtic, Brendan Rodgers, diz que o internacional israelita Liel Abada poderá deixar o campeão escocês por empréstimo, na sequência das manifestações pró-palestinianas de alguns adeptos do clube.

Abada vai ficar de fora do jogo da primeira divisão escocesa contra o Kilmarnock no sábado, depois de também ter falhado o jogo contra o St Mirren na semana passada. O jogador de 22 anos tem enfrentado pressões em Israel devido ao apoio dos adeptos do Celtic à causa da Palestina.

Em 7 de outubro, o Hamas levou a cabo um ataque sem precedentes que causou a morte de cerca de 1.160 pessoas em Israel, na sua maioria civis, de acordo com uma contagem da AFP baseada em números oficiais israelitas. Desde então, pelo menos 28.775 pessoas, na sua maioria mulheres e crianças, foram mortas no ataque israelita a Gaza, segundo o Ministério da Saúde do país.

Após os ataques a Israel, os adeptos do Celtic exibiram faixas com os dizeres "Palestina Livre" e "Vitória da Resistência". Têm continuado a manifestar o seu apoio aos palestinianos. O grupo de ultras Green Brigade apelou aos adeptos para que se juntassem a eles em cânticos antes do jogo com o Kilmarnock.

"Tive muitas conversas com Liel", disse Rodgers na sexta-feira. "Ele está a treinar. Mas este período tem tudo a ver com a mente e, se não estiveres bem ou pronto, em primeiro lugar não posso correr qualquer risco com ele, porque vamos sempre apoiar o jogador e, obviamente, também tenho de proteger o plantel."

Rodgers acrescentou: "Trata-se de um jovem de 22 anos, longe, muito longe de casa. As pessoas podem falar sobre o que se está a passar lá e depois podem esquecer o assunto. Esta é a realidade para ele, esta é a sua vida. Todos os dias, todas as noites, famílias numa guerra. Por isso, é uma situação muito, muito difícil para ele. A nível humano, tenho muita, muita empatia por ele".

Rodgers disse que iria "cuidar" de Abada.

"Quando ele estiver pronto, se é que alguma vez estará pronto, então ele será capaz de nos dar tudo", disse o treinador do Celtic.

Questionado sobre um empréstimo, ele respondeu: "É uma possibilidade. Mas veremos. Vamos trabalhar juntos nisso".