Semana de Dérbi: o fim de ano escocês, com dois dérbis das duas maiores cidades

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Semana de Dérbi: o fim de ano escocês, com dois dérbis das duas maiores cidades

O dérbi de Edimburgo é um dos dérbis mais antigos do mundo
O dérbi de Edimburgo é um dos dérbis mais antigos do mundoLivesport / Profimedia
Para muitas competições europeias de futebol, é por volta do Natal que o pão é partido. Em dezembro e janeiro, é uma semana atrás da outra, e nem todas as equipas conseguem aguentar a pressão de um calendário sobrecarregado. Um exemplo de um país onde o período de Natal e Ano Novo é extremamente exigente para os clubes é a Escócia. Dois dos maiores dérbis escoceses encerrarão este ano futebolístico de 2023.

Hibernian (abreviadamente designado por Hibs) e Heart of Midlothian (Hearts) são os dois únicos clubes profissionais de Edimburgo, a capital e segunda maior cidade da Escócia, com uma aglomeração de cerca de 900.000 habitantes. Ambos os rivais têm uma tradição extremamente rica e contam-se entre os clubes de futebol mais antigos do mundo.

O Heart of Midlothian foi fundado em 1874 e o Hibernian um ano mais tarde. E o seu dérbi é um dos mais antigos. A primeira vez que estes rivais da cidade se defrontaram foi no dia de Natal de 1875. O Hibs venceu por 1-0. Desde então, já se defrontaram 661 vezes, o que faz da Batalha de Edimburgo também um dos dérbis mais disputados. No entanto, houve "apenas" 336 jogos oficiais de competição.

Entre os maiores e mais importantes dérbis contam-se as duas finais em que Hibs e Hearts se defrontaram para a Taça da Escócia. O primeiro destes já é uma antiguidade. Em 1896, os futebolistas do Heart of Midlothian ganharam o famoso troféu escocês (3-1). A segunda vez que os clubes de Edimburgo se defrontaram na final foi 116 anos mais tarde. A final de 2012 também foi ganha pelo Hearts.

Uma vitória por 5-1, sobre o velho rival Hearts, deu-lhe o oitavo triunfo na Taça da Escócia. O Hibs também venceu a Taça, mas apenas por três vezes. A última vez que o fez foi em 2016. Ambos os clubes também têm gostado de ganhar títulos da liga, tornando-se campeões escoceses quatro vezes consecutivas. Não é muito para uma história tão longa, de quase 150 anos. Tanto na taça como, sobretudo, na liga, o futebol escocês tem outros "reis" - a famosa dupla de Glasgow.

Os clubes de Edimburgo são ofuscados futebolisticamente pelos fortes Rangers e Celtic, da maior cidade da Escócia. Mas para a própria cidade de Edimburgo, a batalha entre os dois rivais locais é extremamente importante. Mais do que qualquer outra coisa, este dérbi tem a ver com o confronto entre as metades norte e sul da cidade.

O Hibernian é um clube do distrito portuário de Leith, no norte, enquanto o Heart of Midlothian fica ao sul da cidade velha.

A rivalidade entre o Hibs e o Hearts está enraizada no desporto e na geografia e tem uma atmosfera relativamente pacífica e, por assim dizer, amigável. Pelo menos em comparação com o dérbi de Glasgow, em que a animosidade entre o Rangers e o Celtic está presente em quase todos os aspetos da sociedade local, além da vertente futebolística, o que faz do seu confronto um dos derbies mais acesos e, infelizmente, mais perigosos do mundo.

O estádio de Easter Road, casa do Hibernian, tem capacidade para 20 421 adeptos. A capacidade do Tynecastle Park, casa do Heart of Midlothian, é de 19 852 espectadores.
O estádio de Easter Road, casa do Hibernian, tem capacidade para 20 421 adeptos. A capacidade do Tynecastle Park, casa do Heart of Midlothian, é de 19 852 espectadores.P3K / Google Maps

O dérbi 'Old Firm' - uma rivalidade a todos os níveis

O Rangers foi fundado em 1872. O outro grande clube de Glasgow - o Celtic - foi fundado "apenas" 15 anos mais tarde. O primeiro jogo entre as duas equipas teve lugar em 1888 (o Celtic venceu por 5-2). Com o passar do tempo, as duas equipas tornaram-se grandes rivais e o seu duelo passou a ser conhecido como o Old Firm derby, que pode ser traduzido como o "dérbi da Velha Firma" (embora o dérbi de Edimburgo descrito acima seja mais antigo). No entanto, este dérbi ganhou quase de imediato a fama de ser o maior jogo da Escócia e não só.

Tanto o Rangers como o Celtic foram imediatamente considerados as melhores equipas do país desde os seus primórdios. O número de campeonatos que ganharam, que os coloca entre as equipas mais dominantes do mundo, é de cortar a respiração. Um inventário completo dos museus dos rivais de Glasgow é o seguinte: o Rangers ganhou um total de 117 troféus (55 Ligas, 34 Taças da Escócia, 27 Taças da Liga Escocesa e 1 Taça dos Vencedores das Taças), enquanto a coleção do Celtic é apenas um pouco mais pobre (53 Ligas, 41 Taças da Escócia, 21 Taças da Liga Escocesa e 1 Taça dos Campeões Europeus).

Houve 437 jogos do campeonato do Old Firm (ou seja, jogos oficiais de competição) e mesmo aí o equilíbrio é evidente: 169 vitórias do Rangers no dérbi, 166 do Celtic. Do ponto de vista puramente futebolístico, trata-se de um grande jogo. Mas há muitos outros aspetos da rivalidade entre o Rangers e o Celtic, a maior parte dos quais permeia toda a sociedade escocesa, e mesmo britânica. E isso vai até ao âmago da questão.

O Celtic Park tem capacidade para 60 411 pessoas. O estádio do Rangers, o Ibrox Stadium, tem capacidade para 50 817 espectadores.
O Celtic Park tem capacidade para 60 411 pessoas. O estádio do Rangers, o Ibrox Stadium, tem capacidade para 50 817 espectadores.P3K / Google Maps

A identidade dos dois clubes e os valores que ambos defendem podem ser lidos nos seus nomes e símbolos. O Rangers é um clube de escoceses "britânicos", que vêem o país como parte do Reino Unido. Em termos políticos e nacionalistas, descrevem-se frequentemente como lealistas ou unionistas.

O Celtic representa os escoceses "irlandeses", politicamente republicanos, que historicamente anseiam pela independência e pela libertação do domínio britânico. Relacionado com esta divisão estão as diferentes filiações religiosas dos adeptos dos dois clubes. Enquanto a base de adeptos do Rangers é predominantemente protestante, a base de adeptos do Celtic tende a ser cristã católica.

Os dois rivais são também diferentes em termos de ideologia social, com o Rangers a adotar os valores do conservadorismo e o Celtic a aderir ao socialismo. O clássico Dld Firm divide a sociedade, não só dos mais de um milhão de habitantes de Glasgow, mas de toda a Escócia e das Ilhas Britânicas, incluindo a Irlanda. As relações entre os dois clubes e, sobretudo, entre os seus adeptos são extremamente complexas e muitas vezes muito acesas. Esperemos que, no futuro, o Old Firm se torne cada vez mais uma luta puramente futebolística por mais títulos escoceses.

O dérbi de Edimburgo tem início às 20:00 de 27 de dezembro. O dérbi Old Firm, entre o Celtic e o Rangers está agendado para a ronda seguinte, apenas três dias depois, a 30 de dezembro, às 12:30 CET. Apimente o final de 2023 com uma dose dupla dos melhores dérbis escoceses, acompanhando no Flashscore, e entre bem no novo ano.

Mais dérbis da semana

Sexta-feira, 29 de dezembro

Turquia - Süper Kupa (Supertaça)

Galatasaray - Fenerbahçe

Kitalararasi Derbi (Dérbi Intercontinental)

O Dérbi Intercontinental de Istambul já foi disputado, numa primeira aparição, na véspera de Natal. Terminou com um empate a zero e os dois rivais partilham o primeiro lugar da tabela, com o mesmo número de pontos. Cinco dias depois, os dois maiores clubes da Turquia voltam a defrontar-se, agora para a Supertaça da Turquia. O jogo terá lugar na Arábia Saudita.

Segunda-feira, 1 de janeiro

Egito - Primeira divisão

Al Masry x Ismaily

Dérbi do Canal (Suez Canal Derby)

O jogo entre o Al Masry e o Ismaily SC é uma das maiores rivalidades do futebol egípcio. O nome do dérbi deriva do Canal do Suez, uma vez que ambos os clubes são oriundos das suas imediações. O Ismaily SC tem a sua sede em Ismailia. O Al Masry foi fundado em Bour Saeed, mas mudou-se para Alexandria há dez anos.

Terça-feira, 2 de janeiro

Espanha - LaLiga

Valência - Villarreal

Dérbi de la Comunitat (Dérbi da Comunidade Valenciana)

A cidade de Vila-real está situada a cerca de 55 km a norte de Valência. O clube local, Villarreal CF, só se tornou uma grande marca de futebol a partir de 1997, quando Fernando Roig comprou o clube. Trata-se de um poderoso empresário da região, cujo irmão Francisco era, na altura, o proprietário do Valência. Isto criou uma rivalidade familiar muito interessante.