Semana de Dérbi: Bruges costumava ter David contra Golias, agora decidem coisas importantes

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Semana de Dérbi: Bruges costumava ter David contra Golias, agora decidem coisas importantes

O dérbi de Bruges será disputado na última ronda do apuramento de campeão
O dérbi de Bruges será disputado na última ronda do apuramento de campeãoProfimedia
Os dois clubes da cidade flamenga do oeste da Bélgica partilham o mesmo estádio há quase 50 anos e ambos vestem camisolas às riscas verticais. O Club Brugges veste uma combinação azul e preta, enquanto o Cercle joga com camisolas verdes e pretas. O Club é historicamente o segundo emblema mais bem sucedido da Bélgica e detentor da hegemonia da última década, enquanto o Cercle é um anão em comparação, tendo quase desaparecido em 2015. No entanto, está atualmente a viver a melhor época do século. O dérbi de Bruges, que será disputado na última ronda do apuramento de campeão, ganha um grande impulso: o Club luta por mais um título e o Cercle está perto de participar na Europa.

Rivalidade desde os torneios escolares

Tal como noutras cidades e regiões europeias, os ingleses desempenharam um papel importante no desenvolvimento do futebol em Bruges. Após a Batalha de Waterloo, em 1815, uma grande comunidade inglesa de soldados reformados e da baixa nobreza instalou-se em Bruges, na Flandres Ocidental, e a cidade atraiu também muitos fabricantes que desenvolveram a indústria do linho e outras presentes na zona. Para além do desenvolvimento industrial e comercial, a forte influência inglesa na cidade reflectiu-se na educação e também no desporto.

Foram criadas várias escolas inspiradas no sistema educativo inglês e realizaram-se torneios de futebol em que competiam alunos e estudantes de cada escola. Para além das escolas inglesas, existiam, naturalmente, escolas normais geridas pelas autoridades públicas e escolas religiosas. No entanto, a rivalidade entre as escolas e, sobretudo, os valores que representavam, tinha ultrapassado os limites do tolerável. Para evitar um conflito direto entre as instituições de ensino, só os diplomados de cada escola podiam participar nos torneios escolares originais. É a partir destes círculos que têm origem os dois grandes clubes da cidade atualmente.

O Club Brugges foi fundado em 1891 por um grupo de amantes do futebol que se reuniam nos jogos escolares acima descritos. Recrutavam outros membros independentemente da escola que frequentavam, da igreja a que pertenciam, etc. Em contrapartida, o Cercle Brugges tem uma história muito mais clara. Foi fundado em 1899 por antigos alunos de uma escola católica franciscana. A equipa chamava-se Os Irmãos. Era uma associação de prestígio porque era patrocinada nos mais altos círculos da cidade e do governo provincial.

Enquanto o Club se apresentava como um clube liberal, sem ênfase numa ideologia, tornando-se assim um emblema popular, o Cercle apresentava-se como uma associação homogénea, católica, com regras claramente definidas. O Club ganhou popularidade entre as classes média e baixa da sociedade urbana e entre a população do interior rural de Bruges. Daí uma das alcunhas da equipa - os Agricultores. Os jogadores e os adeptos do Cercle, por seu lado, eram apelidados de Snobs.

A situação do apuramento de campeão
A situação do apuramento de campeãoFlashscore

Uma luta desigual

Atualmente, a relação entre os dois clubes já não se baseia em diferenças de filiação religiosa ou de estatuto social. Historicamente, o Club, que é claramente o clube mais bem sucedido do que o Cercle, leva a melhor no clássico devido aos resultados desportivos. Os azuis e pretos (Blauw-Zwart em flamengo) conquistaram 18 títulos de campeão. Os melhores períodos incluem a década de 1970 e a época atual, em que conquistaram o título quatro vezes nas últimas seis edições.

No entanto, Cercle foi o primeiro dos dois a sagrar-se camepão, em 1911. Depois disso, os verdes e pretos (Groen en Zwart) triunfaram no campeonato em 1927 e 1930. No entanto, após a guerra, assistiu-se a um declínio, com o clube a frequentar regularamente a segunda e, por vezes, mesmo a terceira divisão. A maior crise, porém, só atingiu o Cercle no novo milénio.

A ajuda russa do Mónaco

Em 2015, o Cercle viu-se a braços com graves problemas financeiros. A equipa foi relegada para a segunda divisão. Só um novo proprietário o ajudou a sair da angústia. Em 2017, foi o oligarca russo Dmitry Rybolovlev, que também é proprietário do Mónaco. O Cercle Brugge tornou-se assim um clube para alimentar o grande clube francês. Foi imediatamente promovido de volta à principal competição belga em 2018. Desde então, no entanto, não obteve resultados muito bons

Nos últimos anos, tem lutado principalmente para se salvar, e os adeptos tornaram-se céticos quanto ao sentido da ligação com o Mónaco e o proprietário russo. Na atual temporada, no entanto, este projeto começa a dar frutos para os verdes e negros. Estão ao alcance de um excelente quarto lugar e da participação nas provas europeias. O Cercle Brugges também é interessante do ponto de vista desportivo. Tem no seu plantel vários jovens talentos. A média de idades dos titulares ronda os 23 anos e tem o plantel mais jovem de todo o campeonato.

A bandeira

Os vencedores do dérbi de Bruges (Brugse stadsderby) colocam tradicionalmente a bandeira do clube no meio do relvado após o jogo. Quem poderá colocar a sua bandeira no círculo central após o próximo dérbi estará muito provavelmente ligado aos grandes festejos. Se for a bandeira azul e preta, o Club Brugge irá certamente festejar o título, para além da vitória no dérbi. Se a bandeira for verde e preta, o Cercle Brugge poderá estar a festejar a sua melhor classificação em quase um século.

A última vez que o vencedor do dérbi fincou bandeira foi em setembro de 2022, desde então todos os quatro jogos mútuos terminaram empatados.
A última vez que o vencedor do dérbi fincou bandeira foi em setembro de 2022, desde então todos os quatro jogos mútuos terminaram empatados.Profimedia

Os jogaodres do Club Brugge precisam de um ponto no dérbi para garantir o título. Se obtiverem o mesmo número de pontos que o Anderlecht e o Royale Union Saint Gilloise, o troféu de campeão da liga acabará nas mãos do RUSG, que venceu a fase regular (e o Anderlecht, que terminou em segundo lugar na liga, tem vantagem sobre o Club Brugges neste aspeto). O Cercle  terá de contar com a derrota do Genk. No entanto, tem sido mais bem sucedido na parte principal do campeonato, pelo que, em caso de derrota do Genk, os jogadores do Cercle só precisariam de um empate contra os seus rivais da cidade para ficarem em quarto lugar.

Para ver como se desenrolará o dérbi entre o Club Brugge e o Cercle e o que significará o resultado do jogo no último confronto do campeonato belga, siga o Flashscore. O jogo tem início no domingo, 26 de maio, às 17:30, tal como todos os outros jogos da última ronda do grupo extra para o título.

Outros clássicos da semana

Sábado, 25 de maio

Escócia - Taça da Escócia

Celtic - Rangers

Old Firm (clássico da Velha Firma)

O Rangers foi fundado em 1872. O outro grande clube de Glasgow - o Celtic - foi fundado "apenas" em 1887. O primeiro jogo entre ambos, o primeiro dérbi Glasgow, realizou-se em 1888. Com o tempo, os dois clubes tornaram-se grandes rivais e o seu derby ficou conhecido como o Old Firm , que pode ser traduzido como o dérbi da "Velha Firma". O Rangers e o Celtic são os hegemónicos do futebol escocês. Na edição deste ano, o Celtic levou a melhor, conquistando o seu 56.º título. O Rangers venceu o campeonato 53 vezes. Ambos os clubes são também os que mais títulos conquistaram na Taça da Escócia (Celtic 41, Rangers 34). Os velhos rivais vão disputar o próximo troféu na final da Taça, no sábado.

Israel - Ligat ha'Al

Maccabi Haifa - Hapoel Haifa

Haifa derby (Dérbi de Haifa)

Tal como noutras cidades israelitas, o confronto entre clubes de futebol com os nomes Hapoel e Maccabi é uma grande rivalidade. Escrevemos sobre o dérbi entre Hapoel e Maccabi usando Telavive como exemplo. Mesmo em Haifa, os dois clubes representam classes sociais e valores diferentes. Os dois emblemas partilham um estádio com capacidade para mais de 30 000 adeptos. O dérbi de Haifa terá lugar na última ronda do grupo de definição do título. O Maccabi Haifa já tem o segundo lugar assegurado, enquanto o Hapoel terminará em quarto lugar.

Inglaterra - Taça de Inglaterra

Manchester City - Manchester United

Manchester derby (Dérbi de Manchester)

A final da famosa Taça de Inglaterra, a mais antiga competição de clubes do mundo, será mais uma vez disputada sob a forma do dérbi de Manchester entre o City e o United. Há um ano, os Cityzens venceram (2-1) e são agora os favoritos. Também venceram os dois dérbis da liga contra o United esta época (0-3 e 3-1) e sagraram-se campeões da Premier League.

Domingo, 26 de maio

Portugal - Taça de Portugal (Taça)

FC Porto - Sporting

Clássico entre dragões e leões

A final da Taça de Portugal vai também juntar dois grandes rivais. O FC Porto e o Sporting são, historicamente, os melhores clubes de Portugal depois do Benfica (38 títulos). O FC Porto conquistou 30 títulos, enquanto o Sporting aumentou a sua coleção para 20 este ano. A rivalidade tem o nome dos animais que são os principais símbolos dos clubes.