Dados apontam surpresas para o fim de semana: Play-off da Roménia e 2.ª Liga checa

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dados apontam surpresas para o fim de semana: Play-off da Roménia e 2.ª Liga checa

O FCSB vai sentir a falta do médio Malcom Edjouma
O FCSB vai sentir a falta do médio Malcom EdjoumaProfimedia
Quem vai ganhar o grande jogo? Esta é a pergunta-chave que os adeptos e especialistas em desporto de todo o mundo fazem diariamente. . Na maioria das vezes, porém, guiam-se mais pelos sentimentos e pelas próprias impressões do que por números inquestionáveis. A resposta correta a esta pergunta pode muitas vezes ser extremamente valiosa. Especialmente se os números sugerirem que os favoritos podem escorregar. É por isso que, todas as sextas-feiras, o Flashscore, em colaboração com a equipa de analistas da empresa de dados checa 11Hacks, apresenta análises de jogos em que os números sugerem que o resultado (in)esperado pode ocorrer.

FCSB - Sepsi

Olhando para a classificação do campeonato romeno, este um caso fechado. O FCSB está a apenas três pontos do primeiro lugar ocupado pelo Farul Constanta, enquanto o Sepsi está no fundo do playoff de campeão do campeonato, com uma diferença de 13 pontos. Mas, ao mesmo tempo, esta é uma equipa que tem tido uma enorme dose de azar durante a presente época, que não pode continuar para sempre.

De acordo com a métrica dos pontos esperados, que tem em conta a qualidade das oportunidades criadas e permitidas e depois calcula a probabilidade de uma equipa ganhar, perder ou empatar um jogo, o emblema deveria até ser o atual líder da tabela.

O Sepsi deveria ter uns impressionantes 17 pontos a mais do que os que amealhou até agora: 12 após a época regular e cinco no playoff até agora.

Só o adversário de segunda-feira, o FCSB, teve um ataque de melhor qualidade ao longo da época. A equipa liderada pelo italiano Cristiano Bergodi acumulou 46 xG, dos quais marcou 44 golos, o que não é uma diferença assim tão grande para justificar a posição atual.

O radar ofensivo de Malcom Edjouma
O radar ofensivo de Malcom Edjouma11Hacks / Flashscore

Além disso, no último terço, o Sepsi dispõe de uma multiplicidade de estratégias diferentes em função do adversário que tem pela frente. E apesar da capacidade atacante do FCSB, é uma das equipas mais mediocres no capítulo defensivo. Tendo em conta que precisam desesperadamente de uma vitória na luta pelo título, para as casas de apostas os não-favoritos devem ter espaço para incursões ofensivas.

Na medida do possível, vão ter de aproveitar os passes diagonais a partir da zona central junto à grande área e os espaços intermédios, a partir dos quais o FCSB tem permitido um elevado número de oportunidades.

O Sepsi tem a melhor defesa do campeonato, com uma média de 0,77 xG por jogo, e o FCSB não poderá contar com o médio Malcom Edjouma, de 26 anos, devido a uma lesão muscular. O corpulento francês não só está entre os melhores médios em termos defensivos da Liga, como também tem um enorme potencial ofensivo para a equipa.

Tem uma ótima visão de jogo na grande área, um excelente último passe e é muito difícil de defender no último terço do campo. O saldo de nove golos e três assistências em 1.800 minutos de jogo não é certamente um acaso e, se falhar o jogo, o FCSB verá a tarefa um pouco mais dificultada diante do Sepsi.

Lisen - Opava

Prever uma derrota para o segundo colocado Lisen, que jogará em casa contra o 14.º colocado Opava, pode parecer ousado à primeira vista. No entanto, a segunda liga checa é uma competição extremamente imprevisível, onde as coisas muitas vezes não são o que parecem. Um bom exemplo da época atual é o Dukla Praga.

Apesar da contratação do experiente treinador Petr Rada, de 64 anos, o clube estava a lutar para fugir à zona de despromoção no outono, mas era uma situação que não correspondia às prestações ofensivas e defensivos. Pela métrica de pontos esperados nessa altura, deveriam estar no quarto lugar. Na primavera, a equipa subiu rapidamente na tabela e está a apenas um ponto dos lugares de acesso ao playoff.

Tabela de pontos esperados da 2ª divisão checa
Tabela de pontos esperados da 2ª divisão checa11Hacks / Flashscore

O Opava está agora numa posição semelhante à que esteve o Dukla. Também deveriam estar 10 lugares acima, tendo em conta a qualidade das oportunidades criadas e concedidas, mas, infelizmente, estão numa situação em que faltam apenas cinco jornadas para o fim e tem pela frente um adversário muito difícil.

Mas não imbatível. Será uma batalha entre duas das melhores defesas do campeonato e ataques muito capazes. A do Opava é mesmo o terceiro melhor, atrás do Dukla e do Vlasim, enquanto o Lisen é quarto neste aspeto. Com o novo treinador Miroslav Brozek ao leme, o Opava derrotou o favorito Karvina na última ronda. Conseguirão agora voltar a surpreender outro favorito?

Farul Constanta - Rapid Bucareste

O líder do campeonato, o Farul Constanta, desperdiçou a vantagem mínima diante do Sepsi nos últimos segundos do último jogo e desperdiçou uma grande oportunidade no último minuto para ganhar cinco pontos de vantagem.

Com o FCSB e o CFR Cluj ainda ao alcance do primeiro lugar, o Farul vai defrontar em casa um Rapid irregular, uma equipa que o FCSB e o Cluj venceram nas duas últimas jornadas.

O Farul não está em grande forma neste momento. Venceu apenas duas vezes nos últimos cinco jogos, o que não é assim tão surpreendente, tendo em conta o equilíbrio do campeonato romeno. Na tabela de pontos esperados, o Rapid está mesmo quatro pontos acima do seu próximo adversário.

O jogo, que de acordo com os modelos de dados não tem um favorito claro, pode muito bem ser decidido pelo desempenho do guarda-redes. São o trunfo de ambas as equipas na atual temporada, mas o Rapid beneficia um pouco mais com isso. Mihai Aioani, de 23 anos tem sido muito fiável para o Farul, enquanto o Rapid tem estado seguro nas mãos de Horatiu Moldovan , de 25 anos.

Este último melhorou as já boas prestações da época passada e, juntamente com Karlo Letica e Catalin Straton, é atualmente um dos melhores guarda-redes do campeonato. Se um guarda-redes mediano da Liga 1 estivesse no seu lugar, o Rapid teria feito menos oito pontos do que fez, de acordo com os modelos de dados. Contra o Farul, o moldavo terá a oportunidade de confirmar as suas qualidades.