Allegri olha para o futuro: pensar a longo prazo para reconstruir a Juventus

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Allegri olha para o futuro: pensar a longo prazo para reconstruir a Juventus

Massimiliano Allegri confia em Federico Chiesa
Massimiliano Allegri confia em Federico ChiesaProfimedia
O treinador da vecchia signora tinha alertado, na véspera do desafio contra o Sassuolo, para os perigos da excessiva euforia que começava a respirar em torno da equipa. E ele tinha razão. Esta noite, contra o Lecce, a Juventus quer recomeçar uma nova senda vitoriosa.

Acompanhe as principais incidências da partida

A vitória contra a Lazio tinha iludido os adeptos bianconeri de que a Juventus estava pronta para recuperar o cetro de Itália. E isso Massimiliano Allegri tinha percebido. Não foi por acaso que, na véspera do jogo contra o Sassuolo, o treinador toscano garantiu que "temos de manter a euforia e o entusiasmo à distância. Vamos pensar no jogo de amanhã, que vai ser complicado e difícil, demasiada positividade faz baixar a energia".

Ao mesmo tempo, o treinador da vecchia signora fez questão de sublinhar que "a força de uma equipa é ter equilíbrio. Os resultados são obtidos desta forma, uma vitória não nos deve mover. Há equipas mais bem equipadas do que nós, com as quais temos de lutar. No final do ano, com base na nossa posição, perceberemos o quanto crescemos".

O seu objetivo era fazer com que o ambiente da Juventus compreendesse como era e é importante pensar a longo prazo: "Até agora, nunca me aconteceu a equipa não ir à Liga dos Campeões, porque mesmo no ano passado, em campo, qualificámo-nos. Este plantel, nos próximos anos, vai poder tirar satisfação disso".

E é por isso que, após a goleada no Estádio Mapei, todos rebobinaram e voltaram a ouvir, com mais atenção, as suas declarações: "O treinador teve a sua perceção, nós ouvimo-lo sempre. Tentámos manter o controlo da bola. Mentalmente, não jogámos bem o jogo. Somos uma equipa jovem, temos de desenvolver mais pessoas com capacidade de liderança, mas a responsabilidade tem de ser partilhada", garantiu o capitão Danilo.

Sassuolo x Juventus: o relatório dos Bianconeri
Sassuolo x Juventus: o relatório dos BianconeriFlashscore

O objetivo é virar a página de imediato: "Uma noite difícil, mas já estamos a pensar na terça-feira. Já temos a oportunidade de fazer bem, de voltar a ganhar. Esta equipa ainda pode crescer, pode fazê-lo em termos de liderança. Temos pessoas que o podem fazer e tentamos dar-lhes espaço também".

E não há dúvida de que será necessário um grande desempenho para vencer uma equipa de Lecce em estado de graça, que estará no Estádio a olhar para os Bianconeri pela primeira vez num confronto direto: "Amanhã será uma equipa da Juventus motivada, arrependida, alerta e zangada. E Szczesny vai estar na baliza", garantiu Allegri.

Lecce é o terceiro colocado
Lecce é o terceiro colocadoFlashscore

O guarda-redes da seleção polaca vem de uma prestação desastrosa contra o Sassuolo, mas o seu treinador nem sonha em questioná-lo, embora tenha acrescentado que "Perin também é um grande guarda-redes".

O mais duro de todos foi Antonello Cuccureddu que, em declarações recolhidas pelo tuttojuve.com, declarou toda a sua amargura: "A equipa pareceu-me desorganizada. A certa altura, deixei de ver o jogo. A esperança é que esta derrota abra os olhos a toda a gente".

Allegri olha para o futuro
Allegri olha para o futuroAFP

O único que se salvou dos destroços do Reggio Emilia foi o habitual Federico Chiesa, que está cada vez mais pronto para assumir o comando da equipa e tornar-se o seu líder (se é que já não o é). No entanto, sem recuperar a perene solidez defensiva, o projeto de Allegri para esta época ("entrar nos quatro primeiros") pode ruir ruinosamente.

"Temos de regressar às vitórias e anular a derrota feia em casa com o Sassuolo, onde houve erros individuais", reiterou o treinador que, para a ocasião, apelou ao seu povo: "Amanhã (hoje) encontramos o Lecce, uma equipa técnica, sólida e ainda invicta e também vamos precisar dos nossos adeptos para começar bem".

O desafio desta noite
O desafio desta noiteFlashscore