Mais

Muniain é seduzido pelo Botafogo, mas só quer ficar na Argentina

Iker Muniain mudou-se para o San Lorenzo
Iker Muniain mudou-se para o San LorenzoFederico Peretti / Getty Images South America / Getty Images via AFP
O campeão da Libertadores está de olho no ex-jogador do Athletic Bilbao para reforçar o plantel, mas, por enquanto, o jogador não tem planos de deixar a Argentina.

Iker Muniain (32 anos) chegou ao San Lorenzo em setembro deste ano, mas a sua presença não conseguiu tirar o clube de Almagro de uma crise institucional e desportiva que o impediu de se apurar para qualquer competição além da Primera División Argentina.

O contrato do jogador navarro com o clube termina em 31 de dezembro de 2025, mas tem uma cláusula que lhe permite rescindir unilateralmente o contrato sem penalidades nas próximas duas janelas de transferências, de modo que poderia procurar um novo destino, gratuitamente, em janeiro.

Os seus três golos em 14 jogos, alguns como capitão, com o El Ciclón atraíram a atenção de algumas equipas poderosas da América do Sul. Especificamente, relatos vindos do Brasil sugerem que o Botafogo, atual campeão da Libertadores, quer contratar o ex-jogador do Athletic, melhorando substancialmente suas condições financeiras e dando-lhe a oportunidade de aparecer no cenário continental.

No entanto, a transferência do médio para o Fogão parece complicada no momento. Muniain está apaixonado pela forma com que se vive o futebol na Argentina e já mostrou que não se importava com o aspeto económico quando desembarcou no país no final do verão passado.

Os números de Muniain
Os números de MuniainFlashscore

Realização de um sonho

O que pode mudar é a casa de Iker na Liga de Futebol Profissional, já que a situação do San Lorenzo é terrível, como apontou Marcelo Moretti, recentemente destituído dos seus poderes como presidente, antes do confronto contra o Tigre, logo após o balanço do clube não ter sido aprovado em assembleia: "O San Lorenzo está numa situação quase terminal. Vamos fazer um orçamento mais austero. Peço desculpa aos adeptos por esta situação desportiva atual", disse.

Essa realidade cinzenta pode significar que o Almagro poderá ficar sem um dos seus principais jogadores na janela de transferências de inverno. Mas o destino do jogador espanhol pode estar na Argentina, realizando o sonho de vestir a camisa do River Plate. O espanhol marcou no Monumental de Nuñez, no dia 5 de dezembro, e não comemorou o golo, o que gerou rumores de uma possível transferência para os rubro-negros.