Botafogo, de Luís Castro, passa pelo América-MG e dispara na liderança do Brasileirão (2-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Botafogo, de Luís Castro, passa pelo América-MG e dispara na liderança do Brasileirão (2-0)
Júnior Santos (à esquerda) e Luis Henrique (à direita) fizeram os golos do Botafogo
Júnior Santos (à esquerda) e Luis Henrique (à direita) fizeram os golos do BotafogoVítor Silva/Botafogo
O Botafogo é mais líder do que nunca do Brasileirão. O clube alvinegro venceu o América-MG por 2-0 no domingo, no Nilton Santos, e abriu cinco pontos de vantagem para o Palmeiras (2.º). Júnior Santos e Luis Henrique marcaram os golos da sétima vitória do Glorioso em oito jogos no campeonato.

O Botafogo chegou aos 21 pontos e aproximou-se da melhor campanha nas primeiras oito jornadas da história em pontos corridos. Em 2019, o Palmeiras fez um ponto a mais, com sete vitórias e um empate. Naquele ano, o emblema alviverde acabou em terceiro lugar.

Já o América-MG segue na vice-lanterna do Brasileirão, com apenas quatro pontos. O Coelho sofreu a sexta derrota na competição.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

O que vem a seguir

Os dois clube, concentram-se agora no jogo da segunda mão dos oitavos de final da Taça do Brasil, na quarta-feira. O Botafogo recebe o Athletico-PR no Nilton Santos, e precisa reverter uma desvantagem de 3-2. No mesmo horário, o América defende uma vantagem de 2-0 contra o Internacional, no Beira-Rio.

O Alvinegro também enfrenta o Athletico na próxima jornada do Brasileirão, no sábado, mas na Arena da Baixada. No mesmo dia, o Coelho recebe o Corinthians no Independência.

Golo no início encaminha vitória

Mesmo sem o artilheiro Tiquinho Soares, suspenso, o Botafogo precisou de apenas três minutos para abrir o placar. Júnior Santos recebeu um cruzamento de Di Plácido, cabeceou e contou com uum desvio em Lucas Kal para superar Mateus Pasinato. Apesar do golo cedo, o primeiro tempo foi morno. O América-MG teve apenas uma chance, a remate de Renato Marques defendido por Lucas Perri. O Bota assustou em finalizações de média distância.

O jogo ganhou em emoção logo no começo da segunda etapa, com grandes oportunidades perdidas por Eduardo e Emmanuel Martínez. A partir daí, o Botafogo tornou-se mais ofensivo e passou a atacar em velocidade. Numa dessas chegadas, aos 15, Eduardo deixou Luis Henrique na cara do golo com um lindo toque de calcanhar. O avançado teve calma para driblar o guarda-redes e fechar o placar. O América sentiu o golo não ofereceu mais perigo.

Luis Henrique toca para o golo
Luis Henrique toca para o goloVítor Silva/Botafogo

100% em casa

O Botafogo chegou a cinco vitórias em cinco jogos como visitado no Brasileirão 2023. No ano passado, foram seis triunfos em casa em todo o campeonato. Se o Alvinegro tivesse só as partidas no Nilton Santos consideradas, ainda seria o clube com mais vitórias nesta Série A.

A boa fase em casa não se limita ao Campeonato Brasileiro. O Botafogo tem 10 vitórias e um empate nos últimos 11 jogos como visitado — oito no Nilton Santos, dois no Raulino de Oliveira e um no Kleber Andrade. A equipa não sofre golos no seu estádio há sete partidas, desde a estreia no Brasileirão, contra o São Paulo (2-1).

Botafogo tem sido soberano no Nilton Santos
Botafogo tem sido soberano no Nilton SantosVítor Silva/Botafogo

Atuações

Autor da assistência para o primeiro golo, Di Plácido alcançou a nota mais alta da partida no Flashscore: 8,3. Os goleadores da noite, Júnior Santos e Luis Henrique, ficaram com 8,2. No América-MG, o melhor foi Danilo Avelar, com 7,0. Confira abaixo o desempenho de todos os jogadores.

As notas de todos os titulares
As notas de todos os titularesFlashscore