Inter Milão campeão: Da receção em San Siro à euforia no Duomo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Inter Milão campeão: Da receção em San Siro à euforia no Duomo

A festa do Scudetto da Inter Milão este domingo
A festa do Scudetto da Inter Milão este domingoAFP
O desfile dos campeões italianos teve lugar este domingo, já depois do jogo contra o Torino, mas foi logo em San Siro que os adeptos deram início às comemorações.

A celebração da vitória do Inter no Scudetto durou quase todo o dia, este domingo.

O desfile da equipa com o autocarro aberto estava marcado para depois do jogo contra o Torino, mas os adeptos começaram a reunir-se em torno de San Siro bem cedo.

Já havia um primeiro sinal de celebração quando o autocarro da equipa chegou ao estádio para o jogo contra os Granata (com as duas estrelas do 20.º Scudetto conquistado): os adeptos do Inter esperaram os jogadores com cânticos, bombas de fumo e fogo de artifício, num ambiente que já era negro e azul mais de uma hora antes do jogo contra o Torino.

Mesmo nas várias paragens de metro da linha lilás, que levava ao estádio, não faltaram os cânticos e as vaias dos adeptos aos rivais AC Milan e Juventus.

Coreografia tricolor para a Curva Norte

Um tricolor rodeado pelas cores nerazzurri e a inscrição "Dale campeon", ou "forza campioni". Foi esta a coreografia exibida pela Curva Norte do Inter quando Lautaro Martinez e os seus companheiros de equipa entraram no relvado antes do jogo contra o Torino.

Nas bancadas do segundo anel azul apareceu uma bandeira tricolor com o número 14, ou seja, o scudetto que a FIGC atribuiu aos Nerazzurri na época 2005/06, após o escândalo Calciopoli. Depois do hino da Serie A, os confettis tricolores explodiram nas bancadas, no meio dos cânticos de todo o San Siro: "Somos os campeões de Itália".

A passerelle do Torino

Homenagem e passerelle do Torino ao Inter, campeão de Itália. Toda a equipa granata alinhou-se em dois lados à entrada do relvado, recebendo os Nerazzurri com um longo aplauso. Vários jogadores trocaram felicitações, enquanto o antigo jogador do Inter, Bellanova, abraçava os seus antigos companheiros de equipa. Um gesto de grande desportivismo do Torino, ao qual todo o San Siro respondeu com um aplauso coletivo.

Homenagem a Simone Inzaghi

"Salta connosco, Simone Inzaghi", entoou todo o San Siro. E o treinador do Inter, após alguns momentos de hesitação, saltou e sorriu feliz por ter ganho o Scudetto. O treinador de Piacenza foi, de facto, um dos primeiros a receber os cânticos da Curva Nord durante o jogo contra o Torino, num ambiente de festa que se prolongou entre cânticos e bandeiras.

A celebração

A festa do Inter no relvado
A festa do Inter no relvadoProfimedia

Ao apito final do jogo contra o Torino, o Inter começou oficialmente a sua celebração pela conquista do Scudetto, matematicamente conquistado há uma semana, no dérbi contra o AC Milan.

Uma faixa nerazzurri com a inscrição "Campioni d'Italia" e as duas estrelas apareceu no relvado, onde Marcus Thuram se divertiu com as gargalhadas dos seus companheiros e os cânticos da Curva Nord, enquanto Pavard se dedicou a dar um banho de água ao treinador Simone Inzaghi e outros jogadores trouxeram as suas famílias para o relvado.

A equipa deu então a volta ao campo, agitando a faixa e saudando todos os adeptos, sob os aplausos das bancadas.

Arnautovic liderou adeptos

Marko Arnautovic voltou a vestir a pele de "chefe dos ultras" para festejar o triunfo do Inter no campeonato. O avançado austríaco lançou os cânticos de San Siro em pleno relvado, juntamente com Marcus Thuram: uma cena que, para muitos adeptos do Inter, recordou outro dia de festa, nomeadamente a madrugada de 23 de maio de 2010, quando o próprio Arnautovic, de novo em San Siro, tinha protagonizado a mesma cena durante os festejos da vitória na Liga dos Campeões da equipa então treinada por José Mourinho e da qual o austríaco fazia parte.

Depois de lançar os refrões, foi a vez de Arnautovic fazer com que os seus companheiros de equipa atirassem o treinador Simone Inzaghi para o ar, no meio da celebração de todo o Meazza.

Autocarro descoberto

Começou depois o desfile do Scudetto do Inter. Os dois autocarros descobertos (o primeiro com a equipa e o segundo com o staff) saíram de San Siro, sendo recebidos à porta da garagem do Meazza por milhares de adeptos em festa, que se abriram, deixando a caravana do Inter passar entre duas alas da multidão.

Os primeiros a entrar no autocarro foram Arnautovic, Calhanoglu e Pavard, seguidos pouco a pouco pelo resto da equipa, incluindo o treinador Simone Inzaghi. As bandeiras com as duas estrelas também apareceram nas laterais, e as palavras "Campeões italianos" e "A segunda estrela é nossa, obrigado Interisti!" podiam ser lidas nos dois autocarros.

E não faltaram os cânticos ao megafone, com os futebolistas (Dimarco e Barella foram os primeiros a pegar no microfone) a entoar "o líder vai-se embora" e "os campeões de Itália somos nós", entre algumas cervejas e selfies de grupo.

No Duomo

Os adeptos do Inter encheram a Piazza Duomo, aguardando a chegada do autocarro aberto da equipa. De facto, milhares de pessoas encheram as ruas do centro da cidade, com camisolas e bandeiras dos Nerazzurri em cada esquina, enquanto o autocarro descoberto da equipa ainda se encontrava na Viale Caprili, logo a seguir a San Siro.

Na praça transiluminada, não faltaram coros e bombas de fumo para celebrar o triunfo no campeonato. Uma bandeira nerazzurri com as duas estrelas douradas também apareceu na Galleria Vittorio Emanuele II, que alguns adeptos carregaram em direção à praça.

Apresentados pelo locutor Mirko Mengozzi, os jogadores da equipa emergiram do terraço do Duomo 21 para receberem aplausos e cânticos dos adeptos.