Mais

Manoel, do Fluminense, suspenso por doping

Manoel suspenso por doping
Manoel suspenso por dopingMarcelo Gonçalves/Fluminense
A Conmebol suspendeu provisoriamente o central Manoel, do Fluminense, por doping. O clube divulgou a informação na noite da passada segunda-feira. A entidade identificou a presença da substância ostarina num exame realizado após a partida contra o River Plate, em 2 de maio, no Maracanã, em jogo a contar para a Libertadores.

Manoel solicitou a contraprova da amostra. O defesa de 33 anos ficou no banco e não entrou em campo no jogo contra o River, vencido pelo Flu (5-1).

"O clube disponibilizou o seu departamento jurídico para auxiliar o jogador na sua defesa", anunciou o Fluminense. A primeira audiência de Manoel está marcada para 28 de junho.

Manoel apanhado nas malhas do doping
Manoel apanhado nas malhas do dopingMarcelo Gonçalves/Fluminense

A suspensão de Manoel vale para todas as competições, incluindo as nacionais. Com isso, o central fica fora da partida contra o Atlético-MG, na próxima quarta-feira, dia 21, pela 11ª jornada do Brasileirão.

Os números de Manoel
Os números de ManoelFlashscore

Substância proibida

A ostarina é a mesma substância que tirou a jogadora de vólei Tandara da reta final dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Trata-se de um anabolizante que reproduz os efeitos da testosterona. A atleta foi suspensa por quatro anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem.

A ostarina ajuda no ganho de massa muscular e pode potencializar o desempenho de atletas. Uma das vantagens da substância é imitar a testosterona sem que haja efeitos adversos.