Mais

Monza vai dar o nome de Silvio Berlusconi ao seu estádio

Silvio Berlusconi morreu na segunda-feira aos 86 anos
Silvio Berlusconi morreu na segunda-feira aos 86 anosProfimedia
A cidade de Monza quer dar ao estádio local o nome do empresário e político Silvio Berlusconi, falecido na passada segunda-feira. Um pedido nesse sentido foi apresentado ao conselho municipal e será apoiado por assinaturas de cidadãos.

Berlusconi, de 86 anos, assumiu o controlo do AC Monza em 2018 e levou-o da terceira divisão para a Serie A pela primeira vez. O clube, dirigido pelo "braço direito" de Berlusconi, Adriano Galliani, conseguiu manter-se na Liga na época passada.

O futebol italiano prestou uma homenagem bastante sentida ao falecido. Berlusconi "mudou a história do futebol italiano", disse o diretor da federação, Gabriele Gravina, sobre o antigo presidente do AC Milan.

O Monza terminou a época no décimo primeiro lugar da tabela
O Monza terminou a época no décimo primeiro lugar da tabelaFlashscore

Berlusconi "mudou os paradigmas" e levou"o futebol italiano ao topo da Europa e do mundo", declarou Lorenzo Casini, presidente da Serie A. Centenas de adeptos do Milan e do Monza concentraram-se também em frente à residência de Berlusconi em Arcore e colocaram adereços dos seus clubes.

O funeral de Estado está previsto para quarta-feira, na catedral de Milão, na presença do Presidente Sergio Mattarella, de vários membros do Governo e do Comissário Europeu para os Assuntos Económicos, Paolo Gentiloni, em representação da Comissão Europeia. Milhares de pessoas são esperadas para se despedirem do sempre controverso ex-primeiro-ministro. Quarta-feira será um dia de luto em toda a Itália.