O ano de Lautaro: o capitão do Inter evoluiu e tornou-se num goleador implacável

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O ano de Lautaro: o capitão do Inter evoluiu e tornou-se num goleador implacável

Lautaro Martínez tem estado em grande
Lautaro Martínez tem estado em grandeAFP
O argentino, autor do golo da vitória em Florença, destaca-se no ataque, onde, para além de ser um excelente organizador, agora está a consagrar-se como um grande finalizador

A despedida de dois parceiros "incómodos" no centro da área como Edin Dzeko e Romelu Lukaku encontrou um grande beneficiário. Trata-se de Lautaro Martinez, o atual melhor marcador do campeonato da Serie A e também o matador do jogo entre a Fiorentina e o Inter, que terminou 1-0 precisamente com um dos seus golos. O 19.º em igual número de jogos do campeonato, o 22.º em 28 jogos ce todas as competições. Mais uma prova da sua consagração definitiva no ano em que recebeu a braçadeira de capitão dos Nerazzurri, em busca da sua segunda estrela.

A lista dos melhores marcadores da Serie A
A lista dos melhores marcadores da Serie AFlashscore

Golos importantes

Os dois últimos golos assinados pelo avançado que cresceu no Racing e chegou a Appiano Gentile no verão de 2018 foram os mais importantes, e ambos surgiram na sequência de uma ação na área, onde é preciso saber onde a bola vai parar e depois também saber bater com o timing e a velocidade certos. O golo contra o Nápoles, que valeu a Supertaça quase no fim do tempo, e o golo contra os Viola valeram, respetivamente, um título e a ultrapassagem à Juventus na luta pelo Scudetto. De um ponto de vista simbólico, foram dois golos que pesam para o presente e trazem um vento positivo para o futuro.

Porque vencer a Azzurra e os toscanos, que estavam motivados para seguir em frente em casa, são dois atestados de força absoluta por parte dos nerazzurri, que encontraram no seu capitão um apoio sólido e inabalável. Lautaro marcou golos nos últimos cinco jogos do campeonato, todos eles com triunfos, e já atingiu o estatuto de estrela do campeonato e de avançado de classe mundial. Com Osimhen parado devido a lesões, à Taça das Nações Africanas (CAN) e à evidente degradação técnica da sua equipa, ninguém pode competir com ele em Itália. Mas, mesmo a nível planetário, a sua posição é agora muito elevada.

Luta pela Bota de Ouro

O seu objetivo continua a ser levar o Inter à vitória no campeonato e arrastá-lo o mais longe possível para a Liga dos Campeões. No entanto, o camisola 10 nerazzurri tem potencial para se destacar também como goleador internacional. No ranking para a Bota de Ouro, que é atribuído ao melhor bombardeiro das ligas europeias, só tem à frente Harry Kane, autor de 23 golos com o Bayern em 19 jogos da Bundesliga. Empatado com o argentino está Kylian Mbappé, que, na Ligue 1, já marcou 19 golos em 18 jogos. Um desafio interessante, mas que confirma o excelente desempenho do capitão da Inter.

Os outros atacantes, até mesmo Erling Haaland, estão todos atrás. E se o norueguês, capaz de marcar 14 golos em 15 jogos da Premier League, se pode queixar de uma lesão, os outros dificilmente podem entrar em ação.

Mas, para além das comparações mais ou menos ousadas ou da procura de prémios individuais, as estatísticas de Lautaro são um testemunho da sua maturidade total. Como avançado centro e, se necessário, como finalizador, é o farol da equipa do Inter que quer conquistar o campeonato. Campeão do mundo como coadjuvante, ele agora quer tomar a Itália de assalto. E, quem sabe, talvez até surpreender para além dos Alpes naquele que pode ser o seu ano, lembrando também que em junho há a Copa América para defender como campeão com a Argentina.

Os números de Lautaro Martínez
Os números de Lautaro MartínezFlashscore