O recomeço da Juve de Allegri: vencer a Udinese para provar teoria do treinador

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O recomeço da Juve de Allegri: vencer a Udinese para provar teoria do treinador
Juventus unida na perseguição do principal objetivo: a Champions
Juventus unida na perseguição do principal objetivo: a ChampionsProfimedia
O técnico da Juventus, Massimiliano Allegri, nunca tirou os pés do chão, ciente da superioridade do Inter Milão, tentando diminuir a diferença na sala de imprensa, provocando os nerazzurri e descarregando toda a pressão sobre eles. Contra a Udinese, no entanto, o capitão Danilo e os seus companheiros terão de provar que estão no mesmo comprimento de onda que o treinador. Caso contrário, a aterragem dos voos de Pindaric pode ser traumática.

Apesar de Massimiliano Allegri ter vindo constantemente a lembrar que "o objetivo é entrar na Liga dos Campeões", no passado domingo, após a derrota contra o Inter, o ambiente bianconeri sofreu um pequeno mas inevitável revés.

Antes de mais, por uma questão de ADN. E os genes da Juventus são tão bem sucedidos que não suportam a superioridade de outra equipa, mesmo que ela seja evidente. Aliás, o facto de ser evidente prejudica, de certa forma, ainda mais.

O lema de que "o segundo é", afinal, "o primeiro dos perdedores" pertence a todos os maiores clubes do mundo e a Juve não é diferente. É por esta razão que, já contra a Udinese, vamos perceber se a mensagem que Allegri tem vindo a repetir há meses na sala de imprensa é a mesma que tem transmitido dentro do balneário e, sobretudo, se está enraizada.

"Não estamos de forma alguma desmotivados depois da vitória do Inter em Roma e da nossa derrota em Milão: eles estão a fazer coisas extraordinárias, perdendo um confronto direto contra nós", assegurou Allegri.

Bem, se a equipa acredita no seu treinador, não deverá ter problemas em retomar, a partir do jogo desta noite, a sua marcha feita, antes da paragem em San Siro, de sete vitórias e um empate, e que, talvez, não tenha sido brilhante do ponto de vista do jogo, mas sem dúvida muito pragmática.

Os últimos jogos da Juventus
Os últimos jogos da JuventusFlashscore

Também porque há sempre um segundo lugar a defender da ofensiva do AC Milan, que, ao vencer o Nápoles ontem à noite, se colocou apenas um ponto atrás dos Bianconeri.

E foi precisamente sobre isso que Allegri convidou todos a refletir.

"Temos de voltar às vitórias, não podemos deitar fora o trabalho de meses por causa de uma derrota. Pelo contrário, aprendemos muito com este jogo (contra o Inter) e queremos pô-lo em prática contra a Udinese", disse o técnico.

A classificação da Juventus
A classificação da JuventusFlashscore

Para ter sucesso, porém, a Juventus vai precisar de um pouco de tudo. A começar pelos golos de Milik, que tentará tornar a ausência de Vlahovic indolor esta noite, e de Chiesa, que, se estiver novamente a 100%, deverá estar do seu lado, com Yildiz pronto para assumir o comando na segunda parte.

Do lado oposto, estará Samardzic, de que a Juve talvez precisasse em janeiro para reduzir a diferença em relação ao Inter. A pista, no entanto, ainda está quente: aproveitando a partida desta noite no Estádio, o pai do médio sérvio irá reunir-se com Giuntoli, que ainda não desistiu de segurar o talentoso jogador.

Os próximos jogos da Juventus
Os próximos jogos da JuventusFlashscore

No entanto, as movimentações do mercado antes da próxima temporada pouco interessam a um Allegri focado no presente, até porque ele é o primeiro a saber que tudo pode acontecer no futuro. O que é certo é que os Bianconeri terão de contar com todo o grupo, o mesmo grupo que, nos últimos meses, semana após semana, conseguiu dar aos adeptos a sensação de que o Scudetto do Inter não seria um dado adquirido.

E, de facto, continua a não ser. A não ser que Allegri fosse um castelo de cartas e a queda em San Siro fosse apenas a primeira de muitas.

"Vamos terminar esta época da melhor maneira possível, pois ainda tenho um ano de contrato e dependemos dos resultados e do trabalho que fizermos", assegurou o treinador.

Siga o Juventus-Udinese no Flashscore