Umtiti diz que o que viveu na Catalunha "foram quatro anos de prisão"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Umtiti diz que o que viveu na Catalunha "foram quatro anos de prisão"

Umtiti ao serviço do Lecce
Umtiti ao serviço do LecceProfimedia
Samuel Umtiti foi um dos jogadores que foi aposta para render nomes como Puyol ou Mascherano no Barcelona. O francês, que assinou pelos blaugrana em 2016 depois de algumas boas temporadas no Lyon, nunca encontrou regularidade no Camp Nou e está actualmente no Lecce, em Itália.

O tempo de Umtiti no Barcelona é dividido em dois: antes e depois de 2018. Em 2016, o francês aterrou em Camp Nou como uma das grandes promessas defensivas da Europa. Nos dois primeiros anos, conseguiu um desempenho aceitável. Conquistou duas Taças do Rei e um título de campeão nacional, o que lhe permitiu ser convocado por Didier Deschamps para o Campeonato do Mundo da Rússia, conquistado pela França.

Umtiti, motivado pela história, aceitou a convocatória de Deschamps. No Barcelona, alertaram para uma lesão delicada: o jogador sofria de um desgaste na cartilagem do joelho direito. O clube sugeriu uma operação. O atleta, receoso de perder o Campeonato do Mundo, negou a possibilidade de ser operado.

Na Rússia, Umititi disputou 6 jogos (540 minutos) e marcou um golo decisivo contra a Bélgica . Os adeptos do Barcelona ficaram entusiasmados com o seu desempenho quando, na realidade, o jogador estava fisicamente desgastado.

Os últimos anos de Umtiti
Os últimos anos de UmtitiFlashscore

O Campeonato do Mundo teve o seu preço: sem cirurgia, o joelho perdeu a força e Umtiti, habituado a receber aplausos no Lyon e na selecção francesa, foi vítima de críticas e insultos. "Tudo o que eu queria era sentir-me apreciado, útil, respeitado. Passei quatro anos na Catalunha na prisão, não só a nível desportivo, mas também na vida quotidiana", declarou ao Canal +, em França.

Umtiti fez apenas um jogo pelo Barça no ano passado. Nesta temporada, disputou 23 partidas pelo Lecce, e aos 29 anos parece ter recuperado um lugar e encontrado tempo de jogo na complexa Serie A.

O Lecce está em 16.º lugar na tabela, com 33 pontos. Para permanecer na primeira divisão italiana, a equipa tem de vencer o Monza ou o Bolonha nas últimas jornadas do campeonato italiano.