Brasil: Juventude e Atlético Goianiense vencem e sobem ao Brasileirão

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasil: Juventude e Atlético Goianiense vencem e sobem ao Brasileirão

Juventude fez a festa em Fortaleza e está volta à Série A do Brasileirão
Juventude fez a festa em Fortaleza e está volta à Série A do BrasileirãoProfimedia
Juventude e Atlético Goianiense garantiram o acesso para a Série A do Brasileirão neste sábado, na última jornada do segundo escalão. Em decisão emocionante, os dois conjuntos venceram os respetivos duelos para se juntarem a Vitória e Criciúma e carimbar a vaga na elite do futebol brasileiro no próximo ano.

Dos outros conjuntos com hipóteses de subida, Novorizontino, Sport e Mirassol venceram, mas não tiveram uma combinação de resultados favorável para conseguir a vaga. O Vila Nova, que dependia só de si, perdeu com o lanterna vermelha ABC e ficará na segunda divisão por mais um ano.

A classificação do segundo escalão
A classificação do segundo escalãoFlashscore

Ceará 1-3 Juventude

Um dos dois clubes que só dependia de si na última rodada, o Juventude foi até o Ceará e conseguiu uma reviravolta épica sobre o Vozão. Os gaúchos saíram em desvantagem com golo de Janderson para o Ceará e empataram no fim do primeiro tempo através de Ruan.

A situação do Juventude piorou muito com a expulsão de Luiz Gustavo, depois de dois cartões amarelos em menos de 10 minutos. O drama aumentou com um penálti a favor do Ceará anulado pelo VAR. Um minuto depois da decisão, a equipa de Caxias do Sul-RS fez o segundo com Jadson. Para garantir o acesso de vez, ainda houve tempo para Ruan celebrar

Atlético Goianiense 3-0 Guarani

Foi com tons épicos que o Atlético Goianiense conseguiu a subida após um ano de Série B. Numa partida quente contra o Guarani, o conjunto goiano jogou quase toda a parte com um a mais em campo, primeiro 11 contra 10 e depois 10 contra 9, após três expulsões no jogo.

O Atlético-GO bateu o Guarani por 3 a 0 e está na Série A
O Atlético-GO bateu o Guarani por 3 a 0 e está na Série AProfimedia

Depois de bater na parede durante todo o primeiro tempo, o Dragão precisou de apenas 9 minutos no segundo tempo para fazer 2 a 0 e garantir a vaga na Série A 2024. Dodô e Gustavo fizeram os dois primeiros em jogadas pelo ar. Matheus Peixoto completou a festa no fim.

Novorizontino 2-0 Criciúma

O conjunto do interior de São Paulo começou a última jornada em 6.º lugar, mas foi a equpaque resolveu sua vida mais rápido. Logo aos 3 minutos de jogo o Novorizontino aproveitou o erro do Criciúma na saída de bola e marcou com Marlon. Pouco depois, quase ampliou com Aylon.

O já apurado para a Série A Criciúma ainda pressionou em busca de um empate, mas sem sucesso. A vitória foi garantida com um golaço de Rômulo no meio da segunda etapa. Com a vitória do Juventude, o resultado não adiantou para o Novorizontino conseguir o histórico acesso. A equipe termina na incômoda 5ª colocação, um ponto atrás do Atlético-GO.

Sport 4-1 Sampaio Corrêa

Das equipas que lutavam pela subida e ficarão na Série B, o Sport foi o que fez melhor seu papel na última rodada. O Leão construiu a goleada com muita facilidade e já tinha o jogo decidido no início da segunda etapa. Wanderson, Gustavo Henrique (contra), Fabrício Daniel e Fabinho fizeram os gols da vitória.

Um dos favoritos da Série B em 2023, o Sport paga pela péssima reta final de campanha em que venceu 2 dos últimos 9 jogos apenas.