Turquia: Corrida ao título voltou a ser a três... e até ao fim

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Turquia: Corrida ao título voltou a ser a três... e até ao fim

Galatasaray parte na frente para ser campeão da Turquia
Galatasaray parte na frente para ser campeão da TurquiaProfimedia
Na Turquia, a corrida pelo título de campeão nacional faz-se a três: Galatasaray, Fenerbahçe e Besiktas. O Galatasaray lidera com 63 pontos em 26 jogos. O Fenerbahçe, de Jorge Jesus, segue com 57 pontos no mesmo número de jogos, e o Besiktas, campeão nacional em 2021, tem três pontos a menos que o Fener, mas já jogou mais uma partida. O campeão Trabzonspor, está em sexto lugar, com 44 pontos, e já ficou fora do sprint final.

O Gala terminou em 13.º lugar na Superliga Turca na época passada. Abriu os cordões à bolsa no verão passado e conseguiu atrair Mauro Icardi, Juan Mata e Dries Mertens, entre outros. Nicolo Zaniolo, da Roma, foi acrescentado na reabertura do mercado. Não prejudicou o clube e Icardi é, nesta altura, o melhor marcador, com nove golos em 15 jogos do campeonato. O argentino só se comprometeu no derradeiro dia de mercado e falhou, assim, o início da época. Juan Mata tem de se contentar com um papel secundário, como suplente utilizado, mas Mertens provou ser um elo importante na equipa do treinador Okan Buruk, que como jogador ganhou sete títulos com o clube.

A classificação na Turquia
A classificação na TurquiaFlashshare

Já o Fener está em seca de títulos há nove anos. Ganhou a Supertça da Turquia em 2014, depois de se ter tornado campeão na época 2013-14. Desde então, terminou em segundo lugar em quatro ocasiões e em terceiro, por duas vezes, tendo de se contentar com o sexto e sétimo lugares, respetivamente, nas temporadas de 2018/19 e 2019/20. No ano passado, terminou em segundo lugar, com menos oito pontos do que o Trabzonspor. Fener foi mais prático no mercado de transferências, no verão passado, depois de assegurada a prioridade: Jorge Jesus no comando técnico. Com a contratação em definitivo do internacional uruguaio Diego Rossi e do avançado belga Michy Batshuayi - que jogou pelo Besiktas na época passada - o ataque foi consideravelmente reforçado. No inverno, acrescentou Jayden Oosterwolde do Parma mas, em parte devido a lesões, ainda não teve o impacto esperado.

O programa desta semana
O programa desta semanaFlashshare

O Besiktas - sexto no ano passado - vai precisar de um sprint final perfeito para ultrapassar os seus rivais. Com 10 jornadas pela frente, há muito espaço para isso e a forma também está apurada. Ganhou os seus últimos cinco jogos, incluindo o primeiro contra o Fenerbahçe, a 2 de abril (2-4). Um jogo louco no qual Besiktas recuperou de uma desvantagem de 0-1, reduzido a dez jogadores. O antigo avançado do Everton, Cenk Tosun, contribuiu com dois golos e o inglês Nathan Richmond - transferido do Southampton no verão - valeu o seu peso em ouro para a equipa orientada por Senol Gunes, com três assistências e um golo.

O jogo entre Besiktas e Galatasaray realiza-se a 30 de abril. A liga na Turquia termina apenas a 18 de junho e culmina com uma ronda em que Galatasaray e Fenerbahçe jogam fora. O Besiktas vai fechar o ano em casa, contra o Konyaspor. Uma semana antes, o Galatasaray-Fenerbahçe promete definir muita coisa.