Apesar do incrível sucesso da campanha de 2022/23, não tem sido o verão mais fácil para o Manchester City, que perdeu jogadores-chave como İlkay Gündoğan e Riyad Mahrez, enquanto a sua única contratação, nesta fase, é Mateo Kovačić, do Chelsea.
Independentemente disso, permanece uma enorme qualidade no plantel de Pep Guardiola, sublinhada pela sua corrida imperiosa para o triplete, que os viu perder apenas um dos seus últimos 26 jogos da época.
Esta será a 16.ª participação do Manchester City em Wembley, em competições de taça sob a direção do espanhol, mas esta não é uma competição que lhe tenha sido particularmente favorável. Os homens de Guardiola perderam as suas duas últimas participações no Community Shield e têm um histórico negativo de vitórias e derrotas (6 vitórias, 8 derrotas).
O mesmo não se pode dizer do Arsenal, que venceu cada uma das suas últimas quatro partidas nesta competição, incluindo uma vitória por 3-0 sobre o Manchester City em 2014. Uma nova vitória seria a 17.ª dos Gunners e colocaria-os na segunda posição de todos os tempos, atrás apenas do arquirrival do City, o Manchester United (21).
Um confronto entre os dois primeiros classificados da Premier League da época passada, numa fase tão precoce, representa também uma oportunidade para os homens de Mikel Arteta marcarem uma posição, depois de terem tido uma campanha dececionante na última temporada, vencendo apenas três dos seus últimos nove jogos.
O Arsenal está invicto nas suas últimas três viagens a Wembley (duas vitórias e um empate), mas manter esse registo contra o City parece uma tarefa difícil, uma vez que outra lesão de Gabriel Jesus alinha-se com a sua série de oito jogos perdidos no confronto direto.
Esta série de derrotas faz parte de uma sequência de apenas uma vitória nos últimos 16 encontros, pelo que é possível que os Gunners estejam a pensar em vingança no famoso relvado do estádio nacional.

Batalha decisiva: Guardiola avisou que o avançado Erling Haaland, autor de 52 golos na última temporada, está "mais em forma e muito melhor" para este ano. Uma perspetiva assustadora para o Arsenal, contra o qual ele contribuiu diretamente com quatro golos em três confrontos diretos na última temporada.
Estatística: Mikel Arteta perdeu nove dos seus dez encontros com Guardiola, incluindo um jogo em janeiro de 2022, em que ficou em casa devido à Covid-19, o que representa a sua taxa de vitórias mais baixa contra qualquer outro treinador com pelo menos dois confrontos diretos.