Arsenal vence Manchester City (1-1, 4-1 gp) e garante a Supertaça

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Arsenal vence Manchester City (1-1, 4-1 gp) e garante a Supertaça

Bernardo Silva em disputa com Declan Rice
Bernardo Silva em disputa com Declan RiceAFP
Os londrinos estiveram a perder até bem perto do fim, mas conseguiram empatar e conquistar a 17.ª supertaça de Inglaterra no desempate por penáltis. Fábio Vieira fez o remate decisivo
As escolhas dos dois treinadores
As escolhas dos dois treinadoresFlashscore

Como era de se esperar, num confronto entre duas equipas que disputaram o título ferozmente temporada passada, pouco separou Manchester City e Arsenal no início da 101.ª edição da Community Shield. Um remate de Rodri a 25 metros, que passou rente à trave, foi o mais perto que os dois clubes estiveram de inaugurar o marcador. A ação mais notável aconteceu na linha lateral, quando o técnico do Arsenal, Mikel Arteta, infringiu as novas regras e recebeu um cartão amarelo.

Frustrado, o antigo adjunto de Guardiola quase deu pulos de alegria pouco antes do intervalo, quando Kai Havertz esteve perto do primeiro golo ao serviço Arsenal. No entanto, o habitual guarda-redes suplente do City, Stefan Ortega, impediu o remate do jogador alemão, antes de John Stones bloquear corajosamente o disparo de Gabriel Martinelli. Pouco depois, Ortega voltou a superar Havertz, matando o remate de Bukayo Saka, que tinha a intenção de marcar.

Reveja aqui as principais incidências da partida

O jogo tinha ares de abertura de temporada, com duas equipas sem ritmo de jogo e sem criatividade, já que a segunda parte começou de forma tão pouco inspirada como a primeira. Os esforços do Arsenal eram honestos, mas quando Saka desperdiçou uma oportunidade gloriosa dentro da área, a maioria dos presentes na metade vermelha de Wembley sentiu que aquele poderia não ser o seu dia - especialmente contra uma equipa que havia triunfado em 15 dos 16 confrontos anteriores.

As oportunidades continuaram a ser escassas para o City, mas com a qualidade à disposição de Pep Guardiola, não foi surpresa ver o substituto Cole Palmer marcar um belo golo aos 77 minutos, que parecia ser o vencedor. Pelo menos até que um dos suplentes de Arteta tivesse uma palavra a dizer, quando o remate violento de Leandro Trossard desviou em Manuel Akanji e levou o jogo para os penáltis.

O último triunfo do Arsenal no Community Shield foi nos penáltis, em 2020, e, embora se diga que o raio não cai duas vezes, este domingo aconteceu, com Fábio Vieira a marcar o penálti da vitória e a garantir que a equipa de Arteta fizesse uma afirmação na sua tentativa diante do atual campeão. O treinador do City, Guardiola, ficou visivelmente agastado com a derrota e, como competidor feroz que é, vai sem dúvida querer corrigir a situação na estreia da Premier League contra o Burnley, na sexta-feira.

Fábio Vieira marcou o penálti decisivo
Fábio Vieira marcou o penálti decisivoAFP