Supertaça de Espanha: Félix assiste, Lewandowski marca e Barcelona vai à final (2-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Supertaça de Espanha: Félix assiste, Lewandowski marca e Barcelona vai à final (2-0)

Lewandowski comemora o golo contra o Osasuna
Lewandowski comemora o golo contra o OsasunaRFEF
O Barça está na final da Supertaça de Espanha, e é isso que conta. No domingo, vai poder defender o seu título contra o Real Madrid e tentar alargar a sua vantagem de 14-12 no que toca aos troféus desta competição. A vitória foi por pouco, mas Lamine Yamal confirmou com um golo nos descontos, após passe de João Félix. O primeiro golo do jogo foi marcado por Lewandowski, após uma recuperação de Christensen e um grande passe de Gundogan.

Barcelona 2-0 Osasuna

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A fasquia foi colocada muito alta em Riade, depois do espetáculo do dérbi madrileno de quarta-feira. O nível de jogo, como era de esperar, não foi o mesmo, nem o número de golos. Mas a partida foi mais equilibrada do que se esperava. O Barça teve mais futebol, mas só conseguiu vencer pela margem mínima. O Osasuna ofereceu resistência e procurou o golo de Peña, mas sem criar muito perigo.

O Barcelona entrou disposto a matar o jogo rapidamente e teve a primeira oportunidade aos seis minutos, quando o remate de Christensen foi bloqueado por Sergio Herrera. Mas os navarros não vieram para a Arábia como turistas. Acompanhados por um público notável, partiram para o ataque e Arnaiz ganhou a Araújo em velocidade e rematou cruzado, que Koundé defendeu em cima da linha.

Depois disso, houve uma oportunidade para cada equipa. Ferran, para o Barça, rematou à baliza e Areso, para o Osasuna, acertou no poste. A partir daí, o Barcelona entrou no ritmo. Numa jogada de contra-ataque, Sergi Roberto deu a bola a Lewandowski e o polaco rematou para as mãos de Sergio Herrera.

O jogo foi dominado pelos blaugranas, de branco na meia-final da Supertaça, mas sem muitas oportunidades. Sergi Roberto voltou a ser o protagonista, depois de receber um passe de Koundé, mas rematou mal. Lewandowski cabeceou para fora. A polémica surgiu quando Catena recebeu o cartão amarelo por derrubar Raphinha. Os jogadores do Barça pediram vermelho, mas o árbitro não acatou o pedido.

A grande oportunidade do Osasuna surgiu aos 39 minutos, num remate de Budimir contra Araújo, bem defendido por Iñaki Peña. Mas logo a seguir veio a água fria para o Barcelona, sob a forma de uma lesão. Raphinha não pôde continuar e teve de ser substituído por Lamine Yamal.

Na segunda parte, foi mais do mesmo... até ao golo de Lewandowski. Christensen roubou uma bola que foi protestada por uma possível falta. O dinamarquês passou para Gundogan que, com grande visão de jogo, fez a ligação a Lewandowski. O polaco controlou a bola e rematou rasteiro. 1-0. O 11.º golo de Lewy esta época nas quatro competições.

Minutos depois, houve dois jogadores que se justificaram. João Félix com uma jogada individual, depois de um lance individual com Frenkie De Jong e Herrera na baliza, a defender o segundo, que completou uma grande exibição. O Osasuna teve meia hora para empatar mas, apesar de tentar, mal conseguiu incomodar Iñaki Peña.

E o que veio foi o 2-0. Lamine Yamal, juntamente com Pedri e João Félix, todos eles suplentes, foram os melhores jogadores do Barça na partida. Os árabes têm agora a final que queriam. O Real Madrid-Barcelona será disputado este domingo às 20:00.

Pela segunda vez desde que o formato mudou, haverá um Clássico na final da Supertaça de Espanha. Não é um feito fácil, já que na primeira edição com quatro equipas, Madrid e Atleti disputaram a decisão. Um ano depois, Athletic e Barça e dois anos mais tarde, Real Madrid e Athletic. Só em 2022/23 é que Madrid e Barça conseguiram chegar à final, e o jogo foi ganho pelos Culés por 3-1.