Mais

River Plate e Talleres vão disputar a Supertaça Internacional no Paraguai: Como surgiu esta prova?

River e Talleres vão voltar a encontrar-se
River e Talleres vão voltar a encontrar-seALEJANDRO PAGNI / AFP
O Millonario e La T defrontam-se esta noite em Assunção (Paraguai), mas há muitos adeptos que ainda não entendem como essas duas equipas chegaram a disputar esse confronto pelo título. O Flashscore explica.

A partir das 23:00, no Estádio La Nueva Olla, no Paraguai, River Plate e Talleres de Córdoba terão a oportunidade de levantar um troféu no início de 2025, a Supertaça Internacional que os coloca frente a frente.

O River vem de uma derrota em casa por 2-0 com o Estudiantes e há muito tempo não vence o rival, como costumava fazer sob o comando de Marcelo Gallardo, que voltou a ser técnico do River Plate. O Talleres, por sua vez, passa por um momento ainda mais difícil do que o River, tendo vencido apenas um jogo no Apertura, derrotado por 2-1 para o Tigre no último fim de semana e sendo demitido pelos adeptos em meio a insultos e uma reprovação concertada.

"É um jogo único, não há amanhã", disse Alexander Medina, que disputará sua segunda final com o conjunto de Córdoba, depois de perder nos penáltis para o Boca Juniors há três anos .

O jogo que junta o campeão da Liga Profissional 2023 (River) e a segunda equipa com mais pontos na tabela anual desse ano (Talleres, já que a primeira era o próprio River), vai finalmente ter lugar no terceiro mês do ano e no estrangeiro. De referir que este jogo surgiu de um acordo que a AFA assinou com o Conselho Desportivo de Abu Dhabi em 2022 por 4 anos.

Originalmente, era para levar a Supertaça Argentina para o estrangeiro (vencedor da Taça Argentina e da Liga Argentina), conseguindo visibilidade em todo o mundo para mostrar ainda mais "a liga dos campeões do mundo".

Quando o Patronato - Boca saiu, foi decidida uma mudança: não levar esse jogo para o exterior, mas criar uma taça a ser disputada entre o vencedor do Troféu dos Campeões e o primeiro da Tabela Anual. Sim, o formato foi alterado em função dos clubes que compunham esse jogo decisivo. Inacreditável, mas real. Ou já não tão inacreditável...