Afif marcou três penáltis na vitória por 3-1 sobre a Jordânia e recebeu três prêmios individuais: jogador da partida, jogador mais valioso do torneio e marcador, com oito golos.
Os treinadores adversários que o enfrentaram elogiaram as suas capacidades, com Petar Segrt, do Tajiquistão, a dizer que era apenas uma questão de tempo e de saber se o avançado do Al-Sadd queria regressar à Europa.
Desde que levou o Catar ao título de 2019, com um recorde de 10 assistências no torneio, Afif tornou um dos jogadores mais temidos do continente asiático.
No início deste torneio, Afif disse que sonhava em regressar à Europa, depois de ter jogado anteriormente no Eupen, da Bélgica.
Mais tarde, tornou-se o primeiro jogador do Catar a ser contratado por um clube da LaLiga quando se transferiu para o Villarreal em 2016, mas foi emprestado ao Sporting Gijon antes de regressar ao Eupen e, finalmente, ao Al-Sadd, em 2018.
Desde então, tem vindo a evoluir e é provável que esteja a jogar no seu auge, com base nas suas façanhas na Taça Asiática.
"Falei em tornar-me um jogador profissional (na Europa), mas não sou eu quem decide. A minha mulher também tem de tomar a decisão por mim. Não é fácil deixar o clube e o país", disse Afif aos jornalistas após a final.
"Eu adoraria ir para a Europa", acrescentou.
Dar a volta por cima
Por enquanto, Afif diverte-se ao ajudar o Catar a tornar-se apenas o quinto país a defender com sucesso o título da Taça Asiática.
"Estamos felizes e vamos aproveitar até a próxima Taça Asiática. Depois veremos o que acontece", afirmou.
Marquez Lopez foi nomeado selecionador do Catar apenas em dezembro, depois do português Carlos Queiroz ter saído de forma inesperada da seleção do Catar. No entanto, o espanhol, que veio do Al Wakrah, do Catar, conseguiu implementar a sua filosofia.
Apesar do título, a continuidade de Marquez Lopez não é garantida.
"O que vai acontecer é que eu vou voltar para o Al-Wakrah. Não falei sobre o futuro", disse Lopez.
"Assumi o comando há pouco tempo, mas o mais importante é que conheço os jogadores, que implementaram as minhas ideias muito rapidamente. Em algumas partidas não demos o nosso melhor, mas noutras fomos melhores e superamos as expectativas".