Mais

Farense elimina Moreirense nos penáltis (4-3) e segue em frente na Taça da Liga

Algarvios fizeram a festa em Moreira de Cónegos
Algarvios fizeram a festa em Moreira de CónegosFarense
Separados por 10 pontos na última edição da Liga 2, os algarvios bateram o pé aos campeões, mas só da marca de penáltis (4-3), depois do empate (1-1) no final dos 90 minutos. Foi a primeira vez que o Farense conseguiu vencer em Moreira de Cónegos, reduto onde havia sido derrotado nas três vezes anteriores.

A primeira eliminatória da Taça da Liga trouxe um confronto entre os dois primeiros classificados da Liga 2 2022/23. O campeão Moreirense recebeu o Farense, um adversário que nunca conseguiu vencer em Moreira de Cónegos.

As escolhas dos dois treinadores
As escolhas dos dois treinadoresFlashscore

Com Rui Borges em estreia no comando técnico, os adeptos dos cónegos apresentaram duas novidades no onze. Maracás e Dinis Pinto entraram nas escolhas iniciais.

Do outro lado, José Mota lançou Fran Delgado e Thalys pontuaram as laterais num onze feito essencialmente de homens que ajudaram a devolver a equipa de Faro ao primeiro escalão.

A jogar em casa, o Moreirense foi a primeira equipa a criar perigo. João Camacho apareceu na esquerda e disparou forte, mas por cima da baliza algarvia. Do outro lado, um balde de água fria para os adeptos da equipa da casa.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Aos 21 minutos, Mattheus Oliveira aproveitou uma bola à entrada da área e disparou ao ferro. Na área, Rui Costa foi mais expedito a atacar a recarga e colocou o Farense em vantagem.

Na frente do marcador, a equipa algarvia esteve próximo de ficar mais confortável logo no início de segundo tempo. Mattheus Oliveira bateu o livre na meia direita, a bola surpreendeu Kewin Silva e entrou no fundo das redes. Contudo, Muscat fez-se à bola em posição irregular e o árbitro considerou que teve interferência na jogada.

O segundo tempo mostrou um Moreirense a carregar na procura do empate, mas parecia não encontrou forma de bater Ricardo Velho, que se impôs com classe a um livre batido por Alanzinho. Com o avançar do tempo, o desgaste começou a tirar discernimento aos cónegos que também perderam crença.

E quando a equipa mais precisava apareceu o capitão. Canto batido na esquerda, com André Luís (89 minutos) a saltar mais alto que toda a gente e a cabecear para o fundo das redes, restabelecendo a igualdade.

Tudo para decidir nos penáltis. André Luís converteu o primeiro para os homens da casa, Ponde viu Kewin atirar-se para o lado esquerdo e defender. Alanzinho e Talocha não desperdiçaram. Gonçalo Franco viu Ricardo Velho segurar o disparo, com Falcão a aproveitar a oportunidade para empatar. Pedro Amador e Marco Matias não erraram o alvo.Nos penáltis decisivos, Marcelo atirou para a bancada, com Rafael Barbosa a não desperdiçar a hipótese e vitória do Farense.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Os algarvios seguem em frente e vão defrontar a Oliveirense na próxima eliminatória. O Moreirense tem três semanas de espera até à receção ao FC Porto, na primeira jornada da Liga.