O Ganso abana mas não cai: depois da Luz, Casa Pia empata (1-1) SC Braga na Taça da Liga

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O Ganso abana mas não cai: depois da Luz, Casa Pia empata (1-1) SC Braga na Taça da Liga

Pizzi ainda marcou mas o Casa Pia conseguiu chegar ao empate de penálti
Pizzi ainda marcou mas o Casa Pia conseguiu chegar ao empate de penáltiOpta by Stats Perform/LUSA
O SC Braga estreou-se esta quarta-feira no Grupo A da Taça da Liga, com um empate, na receção ao Casa Pia, que já havia vencido o Nacional, por 2-1, e conserva assim a liderança, agora com 4 pontos. Pizzi colocou os bracarenses na frente, aos 62 minutos, mas Clayton, de penálti, aos 76', restabeleceu a igualdade que durou até ao final.

Recorde as incidências da partida

O SC Braga estreou-se na Taça da Liga e Artur Jorge aproveitou para rodar o onze inicial, operando seis alterações em relação à equipa que empatou com o Gil Vicente. Filipe Martins, curiosamente, fez exatamente o mesmo número de mudanças em relação ao onze que empatou com o Benfica, no Estádio da Luz.

Com chuva forte em Braga, e sem o apoio das claques organizadas, que boicotaram a partida e a competição, por não concordarem com o novo modelo da Taça da Liga, o Municipal de Braga também se apresentou bem aquém do habitual.

Os onzes iniciais de SC Braga e Casa Pia
Os onzes iniciais de SC Braga e Casa PiaFlashscore

Num jogo que começou bem entretido, o primeiro remate pertenceu a Ricardo Horta, aos 6 minutos, mas contra um defesa dos lisboetas. No minuto seguinte foi Álvaro Djaló, de fora da área, a atirar ao lado.

Respondeu o Casa Pia, aos 9 minutos, com remate de Tiago Dias, Hornicek defendeu mas, na tentativa de evitar canto, largou a bola e Clayton ainda marcou. A bola, contudo, já tinha mesmo ultrapassado a linha de fundo.

Em cima do quarto de hora foi Pizzi, num remate cruzado, a levar perigo à baliza do Casa Pia, antes de Soma surgir na área bracarense para, de cabeça, assustar a equipa da casa. Aos 21' novamente Pizzi, novamente num remate cruzado, desta vez muito desviado.

Em cima da meia hora foi o Casa Pia a tentar criar perigo, com Tiago Dias a servir Clayton mas José Fonte, com boa leitura da jogada, a cortar.

Ao intervalo Artur Jorge trocou de centrais, lançando Paulo Oliveira no lugar de Serdar. Depois de ter dominado na primeira parte, o SC Braga entrou com tudo para resolver a partida na segunda.

Logo aos 49 minutos, João Moutinho, de livre, deixou o primeiro aviso, com a defesa do Casa Pia a cortar. Depois, aos 55', Zolotic esteve perto do... auto-golo, com um corte que bateu no poste da baliza de Lucas Paes.

Aos 56 minutos houve mesmo golo do SC Braga, depois de Lucas Paes ter defendido a primeira tentativa de Álvaro Djaló mas, na insistência, João Moutinho ter rematado e, com um ressalto, enganado o guarda-redes dos lisboetas. Após consulta do VAR, porém, o 1-0 seria... adiado por fora de jogo.

Não marcou João Moutinho, aos 56', fê-lo Pizzi, aos 62', novamente com Ricardo Horta na jogada, desta vez num cruzamento perfeito, da direita, para a finalização do médio.

Antes do golo já Filipe Martins havia mexido no Casa Pia, com Fernando Andrade e Beni nos lugares de Soma e Samuel Justo. Depois do golo, mexeu Artur Jorge, com Bruma e Rony Lopes nos lugares de Ricardo Horta e Álvaro Djaló.

A perder por 0-1, o treinador do Casa Pia voltou a mexer, em dose dupla, colocando Larrazabal, autor do golo diante do Benfica, e Pablo Roberto, e retirando Fernando Varela e Neto, numa clara mudança de postura dentro das quatro linhas.

Seria, ainda assim, o SC Braga a voltar a assustar, aos 73 minutos, por Abel Ruiz, com Lucas Paes a brilhar novamente, antes do Casa Pia protagonizar o golo do empate.

Aos 75 minutos, Paulo Oliveira derrubou Clayton na grande área e, após longa avaliação do VAR, não só da falta mas também da posição do avançado do Casa Pia, o penálti foi confirmado. O mesmo Clayton bateu Hornicek, aos 76 minutos, e fez o 1-1, depois de ter sido confirmada a posição legal por... 0 centímetros.

Com o jogo novamente empatado, seria a vez de Artur Jorge ia atrás do resultado, lançando Banza e Zalazar nos lugares de Abel Ruiz e Pizzi, com Filipe Martins a responder, tirando Tiago Dias para colocar Felippe Cardoso na frente, sem medo de procurar operar a reviravolta.

Com oito minutos de compensação pela frente, o SC Braga procurava o golo da vitória e aos 90+3' foi Rony Lopes, já em esforço, a cabecear ao lado, após cruzamento de André Horta.

Aos 90+6 minutos o mesmo André Horta, num grande remate, de pé esquerdo, à entrada da área, rematou à barra da equipa do Casa Pia.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Com este empate, tudo em aberto no Grupo A da Taça da Liga, com o SC Braga obrigado a ganhar, de preferência com mais do que um golo de diferença, ao Nacional, para chegar aos mesmos 4 pontos do Casa Pia, formação lisboeta que, depois do empate (1-1) na Luz, voltou a ser rival à altura, agora dos bracarenses.

Já o SC Braga, depois da derrota com o Real Madrid e do empate com o Gil Vicente, leva agora três jogos sem ganhar.

Homem do jogo Flashscore: Clayton (Casa Pia)